Coluna Radar por César Cabral - 25 de fevereiro de 2024

25/02/2024 06:43


Coluna Radar por César Cabral - 25 de fevereiro de 2024

Apareceram Margarida e Conceição

Finalmente, apareceu a Margarida. Ou seja, em outras palavras, finalmente o prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira (PDT) apareceu na periferia para apresentar o seu pré-candidato a prefeito, Luiz Roberto. Criticado até por aliados por não fazer política, o prefeito parece ter entendido que precisa sair do gabinete e colocar o pé na lama, conversar com o povo e pedir voto. Pra começo de conversa, ele iniciou pelo bairro Santa Maria e levou à tiracolo o deputado estadual Garibalde Mendonça e os vereadores Bigode do Santa Maria, Zezinho do Bugio, Manoel Marcos e Joaquim da Janelinha. Quem também se fez presente foi a ex-deputada Conceição Vieira, que, assim como a homônima cantada pelo Cauby Peixoto, estava um pouco sumida e ninguém sabia por onde andava. Bem disposta, alegre e sorridente, ela será candidata a vereadora pelo PDT. Esse ato aconteceu na última sexta-feira (23).

Suspense na CMA

Com a proximidade da janela partidária, que vai de 7 de março a 5 de abril, período que permite que os candidatos que detenham mandato possam trocar de partido sem que sejam punidos por infidelidade partidária, aumentam as expectativas dessas mudanças na Câmara Municipal de Aracaju. A começar pelo presidente, Ricardo Vasconcelos, que trocará a REDE pelo PSD. Outros também vão aproveitar a brecha para trocar de partido. Mas, o principal suspense na CMA está por conta do TRE-SE, que poderá julgar no decorrer desta semana a questão que envolve o mandato do vereador Zezinho do Bugio. Se ele for cassado, dará lugar a Adriano Taxista, que desde o ano passado está com o taxímetro ligado, aguardando essa corrida.

Mulheres

Se houvesse cota para candidatas a prefeita, Aracaju seria medalha de ouro, com folga. Até agora, pelo menos cinco pré-candidatas já estão em evidência com os seus nomes à disposição dos seus partidos. Emília Corrêa, Yandra Moura, Katarina Feitoza, Candisse Carvalho e Niully Campos pretendem sentar na cadeira de Edvaldo. Para tanto, tocam as suas pré-campanhas do jeito que podem e da maneira que sabem. Vale lembrar que a delegada Danielle Garcia, filiada ao MDB, teve o seu nome lembrado pelo senador Alessandro Vieira.

Eleição no PT

Ontem, sábado (24), o Diretório Municipal de Aracaju do Partido dos Trabalhadores realizou um processo eleitoral interno quando foram escolhidos os 140 delegados que representarão o partido no Encontro programado para o dia 9 de março. Também, na ocasião, o PT de Aracaju escolheu a jornalista Candisse Carvalho como a representante petista para a escolha do(a) candidato(a) a prefeito de Aracaju, pela Federação Brasil da Esperança.

Tô fora

Na última sexta-feira (23), o advogado e ex-conselheiro do TCE, Clóvis Barbosa, encaminhou uma correspondência ao presidente do Diretório Municipal do PT de Aracaju, Jefferson Lima, comunicando a desistência de colocar o seu nome como pré-candidato a prefeito da capital. Por enquanto, Candisse Carvalho (PT) e Emerson Ferreira (PCdoB) irão para o embate final dentro da Federação Brasil da Esperança, que escolherá quem irá disputar a prefeitura de Aracaju.

Hoje na Paulista

Está marcada para hoje (domingo, 25) a manifestação convocada pelo ex-presidente Jair Bolsonaro que visa fortalecer sua posição na defesa contra as acusações de envolvimento numa suposta tentativa de golpe de Estado.. Segundo os organizadores, cerca de 500 mil pessoas deverão comparecer ao ato que vai acontecer à tarde, na avenida Paulista, em São Paulo. Quatro governadores já confirmaram presenças. São eles: Tarciso de Freitas (São Paulo), Ronaldo Caiado (Goiás), Jorginho Mello (Santa Catarina) e Romeu Zema (Minas Gerais). Bolsonaro diz que será um ato pacífico e pediu aos apoiadores para não levarem cartazes e faixas contra quem quer que seja. 

Jornada Latino-americana

O ministro Márcio Macedo foi escalado para representar o presidente Lula em evento internacional em defesa da Democracia e Integração da América Latina. Durante dois dias de debates intensos entre  movimentos sociais, intelectuais e representantes de governos e de chefes de Estado da América Latina e Caribe marcaram a volta da Jornada Latino-Americana e Caribenha de Integração dos Povos. O evento foi encerrado na última semana, em Foz do Iguaçu, no Paraná. O objetivo central da jornada é fortalecer novos caminhos para a integração regional com unidade popular, social e política. O ministro sergipano, que falou em nome do presidente Lula,  dividiu o palco com o ex-presidente uruguaio, Pepe Mujica, a vice-presidenta da Colômbia, Francia Márques, a ministra da Secretaria da Presidência da Bolívia, Maria Nela Prada, parlamentares e intelectuais.

Feira Nova em Brasília

O ministro Márcio Macedo tem recebido, constantemente, prefeitos e lideranças políticas de Sergipe que vão tratar de assuntos que favoreçam ao bem-estar dos sergipanos. Independentemente de sigla partidária, Macedo tem atendido a todos, indistintamente, buscando sempre equalizar soluções de demandas que gerem melhorias significativas na vida das pessoas. Foi com esse propósito que recebeu o prefeito de Feira Nova, Jean de Gerino, que foi acompanhado pelo ex-prefeito Painho e pela deputada federal Katarina Feitoza. O encontro foi positivo e tratou das políticas públicas que o Governo Federal tem gerado para as populações. 

Katarina com K

E por falar em Katarina, a deputada federal está muito animada com sua pré-candidatura à prefeita de Aracaju. Depois que o presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, fez o lançamento em Brasília, muita coisa tem acontecido em Aracaju. Algumas reuniões já foram realizadas e o burburinho já está formado. De lá pra cá, tem havido muita conversa de pé de ouvido, nos bastidores, a ponto de ja ter gente colocando a barba de molho. 

Cristão novo em Canindé

O procurador de Justiça aposentado Moacyr Motta deverá ser candidato a prefeito de Canindé de São Francisco. Após 40 anos atuando no Ministério Público, Moacyr está sendo incentivado por amigos a encarar esse desafio e dar a sua contribuição para o crescimento do município. Bastante animado, ele está disposto a topar a parada e entrar nessa briga. Conhece, como poucos, a realidade local pois, além de ter atuado como representante do MPE, é proprietário de terras em Canindé. A questão agora é somente escolher o vice e o partido, dentre aqueles que o querem candidato. É isso aí.

Já teve coisa pior

Um experiente político de Propriá reconhece que a administração do prefeito Valberto Lima não é das melhores, mas assegura, sem medo de errar, que num passado não muito distante, já teve coisa muito pior. Na sua avaliação, não não se pode e não é justo querer colocar na conta do atual prefeito todas as mazelas que o município vem sofrendo. A herança maldita que ele herdou deixou a administração completamente engessada e asfixiada. Todos que o antecederam (indistintamente) têm significativas parcelas de culpa no cartório. Uns mais, outros menos. Basta ver a folha corrida de cada um.

Me dá um dinheiro aí

Depois de uma reunião com deputados e integrantes da Comissão Mista de Orçamento do Congresso, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT)  editou na quinta-feira (22) Decreto com um calendário com a previsão de liberação de R$ 20,5 bilhões de emendas até junho. A publicação era uma demanda de congressistas, por conta da legislação eleitoral que impede a transferência de recursos dessas emendas a partir de 30 de junho. Assim, boa parte das emendas serão liberadas antes do período de vedação.

Me dá um dinheiro ái 2

O deputado federal Ícaro de Valmir (PL-SE) está com R$ 39 milhões em emendas parlamentares na boca da bigorna, prontinhas para serem liberadas pelo Governo, a qualquer momento. Os recursos serão destinados para 25 municípios da sua base política. Os parlamentares estão nadando em dinheiro e cada vez mais o Executivo tem menos influência na liberação de grana para prefeitos e prefeituras. Aliás, ultimamente os parlamentares federais são vistos dando ordens de serviço, entregando equipamentos e inaugurando obras tal como fazem presidentes e governadores em campanha eleitoral.

Sem tesão

O prefeito de Itabaiana, Adailton Souza (PL) perdeu, completamente, a motivação para continuar administrando o município. A interferência escancarada de Valmir de Francisquinho, que manda e desmanda na prefeitura como se prefeito fosse, aliada ao quadro de saúde do prefeito de direito, terminaram por desmotivar o gestor, que conta nos dedos os dias que faltam para passar a chave do cofre, definitivamente, para Valmir. Adailton vive contando as horas que faltam para o próximo réveillon. 

Chupa de peito

O governador Fábio Mitidieri (PSD) deu uma indireta “diretamente” para o senador Alessandro Vieira (MDB-SE) quando disse que “todos os aliados têm o direito de gostar ou não do outro. Mas, todos devem manter o respeito mútuo dentro do agrupamento”. A carapuça teve endereço certo, pois o senador vem fazendo comentários maldosos a respeito do ex-deputado André Moura, dirigente maior do União Brasil em Sergipe e aliado do governador. É muita pressão dentro dessa panela.

De olho na dengue

Tendo em vista o índice crescente ​de casos de dengue no país, o Tribunal de Contas do Estado (TCE/SE) emitirá ofício aos 75 municípios sergipanos solicitando o envio de plano de contingenciamento do avanço, prevenção e combate ao Aedes Aegypti - principal vetor da doença. A ação é uma iniciativa da Diretoria de Controle Externo, Obras e Serviços (Dceos) e foi deliberada pelo Pleno na última quinta-feira, 22, após propositura da conselheira presidente, Susana Azevedo.

Posso esclarecer?

A respeito de um vídeo que circula nas redes sociais no qual uma promotora de justiça solicita que policiais rodoviários federais deixem de fiscalizar o trânsito no povoado Pedra Branca, em Laranjeiras, às margens da BR-101, em nota, a PRF esclarece que o fato ocorreu no segundo turno das eleições de 2022. A instituição conclui o comunicado dizendo que a PRF/SE continua firme do seu propósito constitucional de garantir a segurança pública e viária nas rodovias federais que cortam o estado de Sergipe. 

Perguntar não ofende

Você acredita que dois bandidos de altíssima periculosidade e integrantes da cúpula de uma poderosa organização criminosa, após conseguirem fugir de uma penitenciária de segurança máxima ainda estejam, quase uma semana após a fuga, perambulando pelas proximidades da unidade prisional? E você também acredita que após escapar pelo telhado eles acharam um alicate capaz de cortar a grade de proteção? Certamente, sobre Papai Noel você não tem nenhuma dúvida!

Cigarro mata até cachorro

Rubinho Barrichello lamentou, em suas redes sociais, a morte de seu cachorro de estimação, Speedy, da raça Cavalier, que faleceu após comer 11 bitucas de cigarro. O animal estava prestes a completar 8 anos e costumava passear pelas proximidades do prédio da ex-esposa do piloto. Speedy significa rápido, veloz. . Por ironia do destino, Barrichello chegou, mais uma vez, atrasado. Levado a uma clínica veterinária, o animal não resistiu.

Pensando bem

Toda vez que você estiver achando que não há saída, lembre-se da penitenciária de Mossoró.

Compartilhe

Veja Também

Receba Notícias Pelo WhatsApp