Coluna Radar por César Cabral - 3 de março de 2024

03/03/2024 07:18


Coluna Radar por César Cabral - 3 de março de 2024

O tempo passa…

O ano está passando, muito rapidamente. Já estamos em março, terceiro mês, e as eleições estão logo ali, no início do décimo mês. Isso quer dizer que estamos a sete meses do pleito municipal. Os apressados, que geralmente nascem de sete meses, estão correndo contra o tempo. Como seguro morreu de velho, quem não apressar o passo corre sério risco de ficar prá trás. O tempo urge e ninguém consegue escapar dessa realidade.

Mudança na CMA

Com a cassação do mandato do vereador Zezinho do Bugio, pelo Tribunal Regional Eleitoral, houve significativa mudança na composição da Câmara Municipal de Aracaju. O vereador Bigode do Santa Maria (PSD), que estava ocupando uma cadeira na condição de suplente em decorrência do afastamento de Nitinho, que está deputado federal, passa para a condição de titular. Com isso, abre vaga para que outro suplente assuma essa condição. Assim sendo, o Dr. Gonzaga foi convocado para retornar à Câmara Municipal.

Mudança à vista

Todavia, a suplência ocupada pelo médico pode ter os seus dias contados. Não só pela própria condição natural (pois o titular pode voltar a qualquer momento) mas, também, pela disposição do também suplente Adriano Taxista de reivindicar, na Justiça, a vaga para si. Alega a defesa do querelante que o Dr. Gonzaga cometeu a mesma motivação que causou o afastamento de Zezinho do Bugio, ou seja, trocou de partido fora do período permitido pela legislação eleitoral. Como o tempo está passando rapidamente, resta saber se ainda haverá tempo suficiente para que o processo cause o efeito desejado pelo profissional do volante. O negócio é apressar o passo e rodar na bandeira 2.

Sob nova direção

O PSB em Propriá está mudando de comando. O partido, que em Sergipe é comandado por quatro mãos (Zezinho Sobral e Fábio Mitidieri) foi entregue a Luciano de Menininha, pré-candidato a prefeito do município. O PSB em Propriá será presidido pelo ex-vereador Aelson do Som, que vem a ser ligadíssimo ao deputado estadual Jeferson Andrade (PSD), presidente da Assembleia Legislativa. Pelo visto, um verdadeiro concerto a céu aberto, comandado pelos conhecidos maestros da política sergipana. Som na caixa, professor! 

Barbas de molho

Diante dessa melodia, o prefeito da cidade ribeirinha, Valberto Lima (PSD), está sendo alertado, pelos aliados, sobre o risco que começa a rondar a sua porta. O pavio do fogo amigo está começando a fumegar. O tempo passa, o tempo urge. Pra pegar fogo é num piscar de olhos. 

Vila Cristina

O prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira (PDT) tem rodado pelo interior sergipano, tentando formar grupo político visando as eleições deste ano com reflexo na sua possível candidatura ao senado, em 2026. Na última quinta-feira (29) ele esteve em Cristinápolis e foi recebido pelo prefeito Sandro de Jesus (PT). À noite, após o jantar, Edvaldo ofereceu o PDT como alternativa política para a reeleição do prefeito interiorano. 

Time reforçado

Já em Nossa Senhora do Socorro, o time do deputado estadual Samuel Carvalho (Cidadania), candidato a prefeito do município, ganhou um considerável reforço. Tonho da Caixa chegou com gosto de gás, trazendo consigo a esposa Elma Paixão (também ex-prefeita) e o filho Elmo Paixão, ex-vereador que foi cassado juntamente com toda chapa do PP por não cumprimento da chamada cota de gênero. A chegada da turma da “Caixa”, sem dúvida, melhora bastante o favoritismo do pré-candidato Samuel Carvalho.

Jogada estratégica

Por outro lado, o grupo liderado pelo prefeito Padre Inaldo decidiu pela pré-candidatura da deputada estadual Carminha Paiva. Segundo pesquisas para consumo interno, é a única capaz de fazer frente ao deputado Samuel Carvalho. Sobre a condição marital entre ela e o Padre, alegam (os assessores) que isso é coisa do passado, pois há muito estão separados. Aos jornalistas, o Padre tem dito que aquele amor é coisa do passado e hoje o que existe é apenas uma amizade e nada mais. Uma coisa é uma coisa e outra coisa é outra coisa. Na política, uma coisa não tem nada a ver com outra. Que coisa!

A briga dos Moura 

O pau comeu na Câmara Municipal de Malhada dos Bois, na última terça-feira (27). Durante a Sessão, os vereadores Thiago Moura e Augusto César Moura Lima trocaram tapas e empurrões em decorrência de uma discussão que começou no restaurante do Posto Caioba, na Cruz da Donzela. Com a camisa rasgada, Augusto César prestou B.O. na Delegacia de Propriá, alegando que foi agredido por Thiago e duas irmãs dele, dentro do Plenário da Câmara. A ocorrência está em andamento e a próxima Sessão da Câmara está marcada para depois de amanhã, terça-feira 5 de março.

Muda-muda

Os vereadores com mandato têm de 5 de março a 7 de abril para trocarem de partido sem correr o risco de perder o cargo por infidelidade partidária. É a tal janela que permite tais mudanças de forma segura. Em Sergipe, o caminhão da mudança vai rodar sem parar. Só em Aracaju, calcula-se que pelo menos uns dez vereadores vão mudar de partido. 

Pra onde vai Emília?

Esta é uma pergunta que está sendo feita frequentemente. Finalmente, por qual partido a vereadora Emília Corrêa será candidata a prefeita de Aracaju? Apontada como líder nas pesquisas, Emília vai aproveitar o período da janela para decidir, com calma, o seu destino. Informações dão conta de que ela não pretende se filiar ao PL. 

Festança

E  o Partido Progressistas fez muito barulho na última sexta-feira (1º) em Aracaju. O senador Laércio Oliveira conseguiu trazer significativas lideranças políticas para a festa de filiação que ocorreu na capital sergipana. O PP segue firme no seu objetivo de lançar o vereador Fabiano Oliveira, candidato a prefeito de Aracaju. Pelo barulho que está sendo feito, no mínimo é um considerável pré-candidato a vice. 

Será que tem Federação?

A mudança do comando nacional do União Brasil (UB) acelerou as possibilidades da formação de uma Federação com o Partido Progressistas (PP). O assunto ganhou força em Brasília, desde que a convenção partidária do UB aprovou a substituição de Luciano Bivar por Antônio Rueda. O União Brasil que surgiu da fusão entre o DEM e o PSL pode ingressar em novo processo de fusão. Se isso ocorrer, pode haver significativas mudanças no panorama eleitoral deste ano. 

Alô Catadores

Na sexta-ferira (1º), Dia mundial dos Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis, uma ótima notícia para a categoria: o ministro Márcio Macedo esteve na sede da Caixa Econômica, em Brasília, para anunciar, ao lado do Vice-Presidente de Sustentabilidade e Cidadania Digital, Paulo Rodrigo, que serão investidos R$ 10 milhões para o fortalecimento da cadeia produtiva dos catadores. O ministro  agradeceu ao presidente da Caixa, Carlos Vieira, pelo empenho e pronto atendimento desta importante demanda da nossa sociedade.

Corretivo na ponte

O Departamento Estadual de Infraestrutura Rodoviária de Sergipe (DER/SE), Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe e Defesa Civil estadual realizaram manutenção de emergência na Ponte Aracaju/Barra dos Coqueiros na tarde da sexta-feira (1º). Por isso, a pista esteve temporariamente bloqueada nos dois sentidos. A manutenção foi para fazer a correção em uma placa metálica que se deslocou em uma das colunas da ponte, devido aos fortes ventos que atingem a capital nesses dias. E quando será feita recuperação da iluminação? Até quando a ponte Construtor João Alves vai continuar apagada? 

Rode bem

Foi publicado no Diário Oficial do Estado da última quinta-feira (29), o Decreto que regulamenta a Lei Estadual nº 9.349, que institui o programa Rode Bem em Sergipe. A legislação determina a isenção do pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) para proprietários de motocicletas que ganham até dois salários mínimos. O benefício é limitado a um veículo por usuário, desde que o veículo seja de fabricação nacional e com capacidade volumétrica entre 50 e 160 cilindradas, e também prevê a remissão de créditos tributários e anistia de multas caso o beneficiário atenda aos critérios estabelecidos.

Se ligue

A Secretaria de Justiça do Rio de Janeiro confirmou que cerca de 1.800 tornozeleiras eletrônicas que foram colocadas no mocotó de vários detentos estão desligadas. Entre os malaquias que estão com o equipamento sem funcionar está o Paulo Mostarda, acusado de ter atirado na cabeça do músico Mingau. Também se descobriu que a empresa que faz a segurança dos presídios do Rio de Janeiro está em nome de laranjas, que moram em Brasília. É esse o país que vai pra frente?

Eh Fumacê!

O STF retoma na próxima quarta-feira (6) o julgamento da descriminalização do uso da maconha. Por enquanto, o placar está 5x1 a favor da danada. Como, provavelmente, vai ser aprovado, a legalização do comércio é questão de tempo, sem dúvida. Não será nenhuma novidade se, nas esquinas, você encontrar uma banca de jogo do bicho e ao lado uma banquinha vendendo trouxinhas da erva. Enquanto isso, o julgamento sobre a revisão da vida toda dos aposentados do INSS, que deveria ocorrer na última quinta (29), foi adiado e não tem data marcada para entrar em pauta.

Pensando bem

Os bandidos andam roubando padarias, relojoarias, farmácias, lojas de conveniência e etc, mas, não se tem notícia nenhuma de que assaltam bancas de jogo do bicho. Por que será?

Compartilhe

Veja Também

Receba Notícias Pelo WhatsApp