Coluna Radar por César Cabral - 14 de abril de 2024

13/04/2024 20:12


Coluna Radar por César Cabral - 14 de abril de 2024

Subindo a ladeira

O município sergipano de Muribeca é um dos vários do Brasil que têm, proporcionalmente, mais eleitores do que moradores. Essa desproporção é verificada sempre quando ocorrem as eleições municipais, pois milhares de eleitores mudam de domicílio para votar em prefeitos e vereadores amigos ou parentes. Enquanto o TSE não entender que o eleitor poderá escolher onde e em quem quer votar, essa “maracutaia” institucionalizada continuará ocorrendo. No caso de Muribeca, houve até pedido ao Tribunal Superior Eleitoral para revisão eleitoral, mas a ministra Cármen Lúcia negou a sua realização. Até maio, muitos eleitores (de um lado e de outro) vão subir a ladeira da Feiticeira para mudar o domicílio eleitoral. Nas barbas e nos bigodes da Justiça Eleitoral. 

Agora é oficial

O Pastor Heleno vai apoiar a pré-candidatura de Kaká Andrade a prefeito de Canindé de São Francisco. As conversas vinham sendo realizadas há algum tempo e, na última sexta-feira (12), foi dado o tiro de misericórdia nesse vai-não-vai. Com tudo acertado e amarrado, Heleno participará amanhã, segunda-feira (15), do programa de rádio “Canindé em Uma Hora’, na Xingó FM, apresentado por Kaká. Na política, nada que não se resolva em Uma Hora!

Dissimulação total

Essa história de "campanha antecipada" é pura conversa para boi dormir. Não há uma só pessoa que se diz "pré-candidata" que não esteja fazendo campanha antecipada. Aliás, como o nome já diz, "pré" é aquilo que vem antes. Além do mais, não estamos nos referindo a nenhum "colégio de freiras". Pelo contrário, a questão está sendo colocada "no campo das ideias", numa seara onde os vivos são superados pelos mais vivos e de besta ninguém tem nada. Som na caixa, maestro!

Candidatos paraquedistas

Vez por outra, surgem candidatos a prefeito de municípios vizinhos aos seus, como se quisessem anexar novo território à sua base eleitoral. Exemplo mais recente está prestes a ocorrer em Areia Branca, onde o itabaianense Talysson de Valmir, filho do ex-prefeito de Itabaiana Valmir de Francisquinho, é pré-candidato a prefeito. Caso vençam as eleições em Itabaiana e Areia Branca, pai e filho comandarão esses dois importantes municípios do agreste sergipano.

Candidatos paraquedistas 2

Para tentar frear esse projeto “ambicioso”, Ascendino Souza, que já foi três vezes prefeito de Areia Branca, será candidato mais uma vez, este ano. Souza lamenta que o atual prefeito, Alan de Agripino, tenha trocado Areia Branca por Itabaiana, onde passa a maior parte do seu tempo. Com isso, ao abandonar o município, deu brecha para essa tal invasão. Ele não quer deixar que os dois municípios se tornem um tanto faz Chiquinho como Francisquinho, ou seja, um feudo eleitoral.

Sem apetite

E por falar em Itabaiana, o prefeito Adailton Sousa (PL) perdeu quase completamente a tesão pela administração municipal. Acredita-se que a ingerência continuada de Valmir de Francisquinho na sua gestão o levou a agir dessa maneira. Dizem que ele conta nos dedos os dias que faltam para concluir o mandato e, até lá, vai ficar apenas cumprindo tabela. 

Briga de cachorro grande

Assim será a disputa pela prefeitura da Barra dos Coqueiros. De um lado, o prefeito Alberto Macedo (UB) tentará a reeleição com o total apoio de André Moura. Do outro estará o ex-prefeito Airton Martins (PSD), cacifado pelo governador Fábio Mitidieri (PSD). Acredita-se que a Barra será palco da maior disputa eleitoral entre André x Mitidieri. Praticamente, em todos os municípios sergipanos cada um tem candidato diferente. 

A força da mulher

Arlinda Vieira (MDB), cujo pai (João Vieira) foi prefeito de Maruim por duas vezes, é pré-candidata a prefeita do município e tem amplas chances de dar sequência ao legado deixado pelo patriarca. Em torno do seu projeto estão os partidos PSD, BSB, Republicanos e Cidadania e, por enquanto, um grupo de 48 pré-candidatos a vereador. Em julho, o candidato a vice será escolhido dentre os cinco nomes já apresentados pelos partidos da base. 

Além de tudo, aperreado

Como se não bastasse a disputa eleitoral dos filhos Thiago Santos (MDB) e Tamires Santos (PT) pela prefeitura de Nossa Senhora das Dôres, o médico e ex-prefeito do município, Gilberto dos Santos, foi condenado pela Justiça, através da 2ª Vara Criminal de Aracaju, a quase 11 anos de prisão, inicialmente em  regime fechado. Ele é acusado de crimes de peculato, lavagem de dinheiro e organização criminosa enquanto esteve como Diretor-presidente do Hospital Cirurgia, entidade filantrópica e referência em atendimento de média e alta complexidade para o SUS. O caso cabe recurso mas, até lá, a porca torce o rabo.

Raspando o tacho

A prefeita de Lagarto, Hilda Ribeiro, esteve pessoalmente nos povoados Brasília e Jenipapo para fazer a entrega do Cartão Cidadão Lagartense às mulheres raspadeiras de mandioca, daqueles povoados. Agora, quase mil famílias passam a ter o benefício mensal de R$ 200,00, uma ajuda real para complementar a renda familiar. 

Nova Feira

Depois de 36 anos de espera, os moradores do Conjunto Maria do Carmo, em Propriá, finalmente terão uma feira livre na comunidade. A partir da próxima quarta-feira (17), a prefeitura de Propriá, através da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Sustentável, organizará a feira que funcionará, semanalmente, das 16h às 20h, com estrutura que garanta conforto e segurança para os compradores, com adequada exposição dos produtos. 

Visão  municipalista

Na semana que passou, a Confederação Nacional de Municípios (CNM) mobilizou prefeitos e prefeitas de todo o país para reforçar a necessidade da tramitação de pautas fundamentais com o objetivo de construir um ambiente onde a administração municipal possa ser independente no fomento de políticas públicas nas mais diversas áreas. Única mulher a fazer parte da nova diretoria da entidade, a prefeita de Capela, Silvany Mamlak, esteve no ato e considera as pautas fundamentais para o fortalecimento dos municípios.

Melhoria de nível

O empresário José Carlos Machado está com o terno engomado e prontinho para retornar à Assembleia Legislativa, graças a uma composição política que levará o deputado Marcos Oliveira (PL) a pedir afastamento para participar das eleições municipais de Itabaiana. Caso isso ocorra, a ALESE ganhará um parlamentar bastante experiente que irá melhorar o nível dos debates naquela Casa. Machado conhece, como poucos, os meandros da política e tem trânsito livre junto às mais diferentes correntes partidárias.

Em nome da Lei

A delegada Georlize Teles será candidata a vereadora de Aracaju pelo MDB. Bastante experiente e tarimbada, ela tem tudo para compor a nova bancada feminina da Câmara Municipal e, certamente, caso seja eleita, qualificará sobremaneira o parlamento aracajuano.

O netinho de Vô

O ex-governador Jackson Barreto festejou os 14 anos do neto Gustavo com um jantar bastante intimista, que foi compartilhado pelas suas redes sociais. Daqui a dois anos, o netinho do vovô retribuirá toda a atenção e carinho recebidos, dando o seu primeiro voto aos candidatos de JB.

Silvio Santos vem aí?

Uma certidão de filiação partidária do apresentador Silvio Santos viralizou nas redes sociais na sexta-feira (12). Segundo consta o documento do Tribunal Superior Eleitoral, Silvio teria se filiado ao Partido dos Trabalhadores (PT) em 2020. A assessoria do SBT informou que tudo não passa de uma fraude. Casos similares já aconteceram com Jair Bolsonaro e o presidente Lula, que foram filiados a partidos extremamente opostos às suas ideias. 

Gatos e cachorros

A Assembleia Legislativa aprovou a indicação do deputado estadual Luizão Dona Trampi (UB) que concedeu o Título de Cidadã Sergipana a Michele Bolsonaro, ex-primeira-dama do país. Considerando que algumas críticas (até pesadas) foram feitas por conta da tal honraria, não custa lembrar que os Títulos de Cidadania são prerrogativas dos parlamentares, que têm livre arbítrio para escolher os homenageados(as), de forma inquestionável. Avaliar se fulano ou beltrano é merecedor ou não da honraria é puro sofisma, principalmente se levarmos em conta determinadas figuras que já foram diplomadas pela ALESE e pelas diversas Câmaras de Vereadores deste país. Portanto, esse “achismo” de uns e de outros não leva a lugar algum. Então, é melhor deixar “paralá”. Sem comentário! 

Pode Me Chamar de Magá

Este é o título do livro produzido pelo escritor Marco Antônio Camilo dos Santos que conta a história de vida de Carlos Magalhães, o Magá, um dos maiores locutores esportivos do Brasil. Natural de Propriá-SE, Carlos Magalhães começou a fazer jornalismo esportivo na Rádio Jornal de Sergipe, quando funcionava na avenida Rio Branco (rua da Frente). Mas, foi na Rádio Cultura que consagrou-se como o maior narrador de Sergipe, onde atuou por longos anos. Na sequência, consolidou a sua supremacia na atual Rádio Jornal de Sergipe, onde trabalhou por vários anos. Vale a pena ler o livro e conhecer a história desse grande sergipano.

Filho da mãe

A Polícia prendeu um homem que criou um perfil falso na internet e andava se passando por filho do prefeito de Tobias Barreto, Dilson de Agripino. Durante muito tempo o falsário fez estripulias, namorou várias mulheres e até aplicou golpes financeiros em algumas que se sentiram “apaixonadas”. Tirado do ar, ele agora está à disposição da Justiça, hospedado no Motel Sol Quadrado.

Compartilhe

Veja Também

Receba Notícias Pelo WhatsApp