Coluna Radar 05 de dezembro de 2020

04/12/2020 21:50

Por César Cabral


Coluna Radar 05 de dezembro de 2020

Largando na frente

O prefeito de Itabaiana, Valmir de Francisquinho (PL), logo após a vitória do seu secretário Adailton Sousa (PL), que ganhou o pleito com uma larga diferença para o segundo colocado, não perdeu tempo e já anunciou que terá o maior prazer em votar para governador, daqui a dois anos, em Ulices Andrade ou Fábio Mitidieri. Isso é uma prova de que Valmir não é um neófito na política, além de enxergar situações que caminham para acontecer. 

Bem na fita

Pelo que está desenhado, Belivaldo Chagas (PSD) tem, no momento, três nomes já escolhidos para apoiar como candidatos ao Governo. Ulices Andrade, Fábio Mitidieri e o prefeito de Aracaju Edvaldo Nogueira (PDT). Desses, Ulices Andrade é o que mais consegue agregar apoio dos partidos da base, mesmo sem afirmar que topa a parada. Dificilmente ele não vai montar no cavalinho que está selado, na fazenda Santa Rosa.

Conversas afiadas

As conversações para acomodar as lideranças e os pretendentes a cargos majoritários, em 2022, já estão acontecendo a todo vapor. Essa turma jovial não é de perder tempo e o pique, nem de longe, se compara aos velhos caciques que já estão praticamente aposentados. Ninguém dorme de touca e as peças desse xadrez já estão em pleno movimento no tabuleiro eleitoral. 

Ecos do Palácio

Pelos corredores do Palácio de Despachos circulou a informação de que o governador Belivaldo Chagas (PSD) não descartou, ainda, a possibilidade de ser candidato a senador, em 2022. Tudo vai depender das acomodações que já estão sendo discutidas com os partidos da base aliada. O certo é que esse é o assunto dos bastidores, no momento. Até lá, tudo pode acontecer, até porque, politicamente, pra tudo tem jeito.

Novas regras

O ano novo se aproxima e com ele novas mudanças na Lei Eleitoral já são dadas como favas contadas e recontadas. Isso não é nenhuma novidade pois, no Brasil, não se tem notícia de que uma eleição ocorreu com a mesma legislação da anterior. Essa praxe decorre da falta de uma reforma político/eleitoral profunda e duradoura, elaborada com isenção de interesses ocasionalmente pessoais. 

Colcha de retalhos

As regras atuais proibiram as coligações proporcionais, mas, não evitou que partidos pequenos elegessem vereadores com uma quantidade de votos menor do que suplentes, fato que pode se repetir na eleição de deputado estadual. Também não custa lembrar que, em Aracaju, 16 partidos diferentes compõem o parlamento da Câmara Municipal. Portanto, mudanças à vista, sem dúvida.

Recado das urnas

Como em toda eleição, as urnas de 2020 deram um recado, curto e grosso, para a próxima que acontece já em 2022. O povo (principalmente de Aracaju) sinalizou, claramente, o sentimento de momento com determinados políticos. Os sinais estão à disposição e servem para todos os gostos. Para os encarapuçados, é melhor trocar o cafezinho pelo chá de “simancol” e sair “de fininho”, bem à francesa. Merci, mon ami

Bala perdida

Continua dando muito o que falar a afirmativa do advogado João Fontes, que classificou o senador Alessandro Vieira (Cidadania-SE) como uma verdadeira “bala perdida” no senado federal. O senador, que há dois anos foi um campeão de votos, anda completamente perdido nesse tiroteio político. Afirmar que vai comandar as oposições em Sergipe só reforça a tese do João. Meio perdido, não. Perdido e meio.

Malas prontas?

Alguns comentários sinalizam que o senador Rogério Carvalho (PT-SE), candidatíssimo ao governo em 2022, pensa seriamente em trocar de legenda para facilitar a sua caminhada rumo ao Olímpio Campos. O fracasso petista nas eleições municipais e uma certa dificuldade de convivência interna são os principais motivos dessa possível mudança de endereço do senador.

Sete capas

Corre em segredo de justiça a ação desencadeada pela Polícia Federal conjuntamente com o Ministério Público Eleitoral, na Câmara Municipal de Laranjeiras. Na última quinta-feira (3/12). O que se sabe é que houve busca e apreensão de documentos e c’est fini.

Todo dia é dia

O dia 12 de outubro é considerado como o Dia do Agrônomo e o Dia da Criança. Não satisfeito, o deputado estadual Samuel Carvalho (Cidadania) resolveu gastar o tempo apresentando um Projeto de Lei que institui o Dia da Menina, a ser comemorado a cada 11 de outubro. Como menina e menino são crianças e já têm o seu dia (12/10), seria melhor que o deputado apresentasse um substitutivo alterando para o “Dia da Boneca”. As "meninas" ficariam felizes, com certeza! 

Multado

O ex-deputado federal Bosco Costa vai ter que pagar uma multa administrativa no valor de R$ 35 mil em virtude de, enquanto presidente do DETRAN, ter contratado com dispensa de licitação a empresa Construshow Ltda. O TCE identificou divergências no valor do contrato e inconsistências na vigência do mesmo. 

Covid afasta prefeito

O prefeito de São Cristóvão, Marcos Santana (MDB) está, temporariamente, afastado das suas funções em face de ter testado, pela segunda vez, positivo para a Covid-19. Sem sintomas graves, o prefeito está em isolamento domiciliar desde a sexta-feira 04/12, conforme orientação médica. 

Almoço das estrelas

O deputado federal Gustinho Ribeiro (SD-SE) reuniu na última sexta-feira 04/12, em sua chácara em Lagarto, diversos amigos e algumas personalidades nacionais para festejar a vitória na eleição municipal deste ano, que reelegeu sua esposa, Hilda Ribeiro (SD), prefeita do município. O resultado das urnas consagra Gustinho como a nova força política da região e o credencia para alçar voos mais altos na política sergipana. O almoço foi muito concorrido e contou, inclusive, com a presença do cantor Wesley Safadão, seu amigo pessoal.

Maceió sem réveillon 

Segundo o site tnh1.com.br, as tradicionais festas de réveillon da capital alagoana estão canceladas. O anúncio foi feito pelo secretário de Estado da Saúde, Alexandre Ayres, na última quinta-feira, 2/12, depois de se reunir com empresário do setor para apresentar as limitações necessárias para a realização do evento. De acordo com o secretário, seriam permitidas, apenas, festas com no máximo 300 pessoas (observados os protocolos) o que, segundo os empresários, a medida inviabilizou, completamente qualquer iniciativa neste sentido. 

Sem leitos

O Hospital do Coração de Alagoas, informou nesta sexta-feira (3/12) que está com as suas UTIs completamente ocupadas (100%), o que motivou o encerramento temporário de atendimento de emergência para todos os casos (covid-19 e não covid). Em nota, a direção do Hospital informou que todos os profissionais estão envolvidos na recuperação dos pacientes já internados e pede à população alagoana que cumpra, rigorosamente, o isolamento social.

Definido o presidente da Câmara

Em Porto da Folha, o prefeito reeleito Miguel de Dr. Marcos (PSD) reuniu os vereadores da sua base (maioria) e, em comum acordo, escolheu o presidente da Câmara Municipal para o biênio 2021/22. O escolhido foi o vereador Marcel da LL (PSD), o mais votado do partido, mas a eleição somente ocorrerá no próximo dia 1º de janeiro de 2022.

Clima quente, em Brasília

Enquanto isso, em Brasília, não há solução consensual para as eleições das Mesas da Câmara e do Senado. Independente da decisão do STF, que julga virtualmente uma ação do PTB contra a reeleição de Rodrigo Maia e Davi Alcolumbre, na Câmara dos Deputados o Centrão deve indicar o deputado Arthur Lira (PP-AL), com o apoio do presidente Jair Bolsonaro. Para tanto, já estão em jogo vários cargos do primeiro e segundo escalões, inclusive ministérios. “Nhonhô” não vai ter vida mansa, nessa contenda.

Novas eleições

O Tribunal Superior Eleitoral julgará, até 18 de dezembro, quase 100 prefeitos eleitos este ano e que estão com a eleição sub judice. O prefeito de Bom Jesus de Goiás -GO teve a eleição anulada pelo TSE que determinou que o vereador eleito que assuma a presidência da Câmara seja empossado como prefeito até que o TRE goiano promova nova eleição. Por outro lado, o Tribunal Superior Eleitoral tornou elegível (como eleita foi) a prefeita de Deyse Onofre (PL), de Paraíba do Sul – RJ.

Pela bola 7

Os alagoanos do município de Olho D’Água Grande, receberam com alegria a decisão do TSE que validou a candidatura da prefeita eleita Maria Suzanice Higino Bahé (PP). O mesmo não se pode dizer do pessoal de Arapiraca que aguarda pelo julgamento em última instância do prefeito eleito Luciano Barbosa (MDB), que obteve 59.249 votos contra 20.874 da segunda colocada, Fabiana Pessoa (Republicanos). Haja coração!

O mito

O comandante Winston, co-autor do livro “O Mito – Os Bastidores do Alvorada”, estará em Aracaju na próxima semana, a fim de fazer o lançamento da sua obra, às 18h30, no Hotel Aquárius, na Orla da Atalaia. O livro traz diversos acontecimentos políticos do Brasil que foram debatidos, diariamente, na saída do Palácio da Alvorada, em Brasília. Segundo o comandante, os registros foram contextualizados com a intenção de garantir para futuras gerações toda a verdade sobre esse importante momento da nossa história.

Compartilhe

Veja Também

Receba Notícias Pelo WhatsApp