Artigo: Luciano Bispo, um homem de bem - Por Igor Salmeron

24/12/2023 06:38


Artigo: Luciano Bispo, um homem de bem - Por Igor Salmeron
Eis um homem responsável, honesto, íntegro e cuidadoso. Poucos são os que alcançam o respeito e admiração por onde passam, como é o caso de Luciano Bispo em Sergipe. Nascido em Itabaiana num dia 13 de maio do ano 1954, é o 7º dos 9 filhos do casal José Bispo e D. Maria do Espírito Santo. Seu pai, Zé de Bevenuto, um dos grandes homens de bem da história de Itabaiana, era vitorioso comerciante que lhe ensinou o valor do trabalho na edificação pautada na palavra empenhada.  
 
Formado em economia pela UNIT, Luciano Bispo nasceu com tino indiscutível para a atividade política. Desde a década de 1980 Luciano desponta como um dos mais altivos políticos sergipanos. Atuou como Prefeito de Itabaiana donde se realçou pelas obras estruturantes e preocupação com os anseios sociais entre os seguintes períodos: 1988/1991; 1997/2000; 2001/2004; e 2009/2012.  
Luciano Bispo
 
É notório o quanto a gestão de Bispo foi revolucionária, trazendo progresso e liberdade ao povo Itabaianense. Podemos afirmar pelo contexto histórico auferido que ninguém fez mais por Itabaiana do que o presente retratado. Atuou ainda como Secretário de Estado de Articulação com os Municípios durante o Governo João Alves Filho.  
 
Depois foram diversos mandatos como Deputado Estadual, vindo a ser Presidente da ALESE no ano de 2015. Por lá se destacou pela sua consideração a todos e jeito apaziguador. Segundo relatos colhidos, as suas portas estavam sempre abertas independente de linhas partidárias, algo que o tornava diferenciado entre os iguais.  
 
Seu retilíneo caráter, trânsito fácil entre os Poderes e a forma como é tratado por políticos de várias vertentes provam o seu jeito astuto, humano, obsequioso e simples de agir. Não se deixou jamais ser contaminado pelo narcótico da jactância ou vaidade de qualquer natureza.  
 
A transparência e a cidadania sempre foram pontos factuais da sua caminhada. Gestor sensível de generosidade sem limites, é personalidade que merece reconhecimento contínuo. Exemplo de figura paterna, é o pai de Luísa, Maria Eduarda e Luciana Valentina, seus maiores tesouros e frutos de divina gratificação. Atualmente é casado com a biomédica Roseli Andrade dos Santos.  
 
Conclui-se que a sua visão estadista no significado amplificado da palavra, nos faz entender que o seu perene legado já permanece vivo na História de Sergipe. Luciano Bispo foi e será daqueles que fazem Política com “P” hercúleo, como Sacerdócio, ou seja, como a sua maior missão de vida. E que vida!  
 
Parabéns, o senhor merece infindáveis aplausos por tudo que fez e faz pelos sergipanos!
 
Igor Salmeron é Doutor em Sociologia pela UFS. escritor, articulista e biógrafo, servidor do TCE e membro do MAC da Academia Sergipana de Letras. Contato: [email protected]

Compartilhe

Veja Também

Receba Notícias Pelo WhatsApp