Coluna RADAR - 01 de junho 2019

31/05/2019 12:55


Coluna RADAR - 01 de junho 2019

Discussão inócua

Os parlamentares brasileiros perderam um enorme e precioso tempo (?) debatendo para onde iria o COAF, Órgão do Governo Federal que, do nada, passou a ter uma importância tremenda na identificação de operações financeiras com indícios de suspeição. Vinculado ao Ministério da Justiça ou da Economia tanto faz como tanto fez, pois a sua equipe será montada dentro do Palácio do Planalto, de acordo com a vontade do presidente de plantão. Esteja onde estiver o Conselho de Controle de Atividades Financeiras vai atuar, sempre, de forma conjunta com o pessoal da Polícia Federal, Receita, Banco Central e Ministério Público. Ou seja, alegria de pobre (e de ladrão) dura pouco!  

Pé na tábua

O ministro dos Transportes, Tarcísio Freitas, recebeu “um caminhão” de deputados e senadores sergipanos, que foram reivindicar a conclusão das obras de duplicação da BR-101. Foram informados da retomada, imediata, de 25km, sendo 7km entre Laranjeiras de Carmópolis e 18km entre Propriá e Japaratuba. Se o ministro não “botar o pé no bolso”, no início do próximo ano essa interminável obra, finalmente, ficará pronta.

Piedade de nós

O deputado estadual Luciano Bispo (MDB) esteve em Gracho Cardoso para participar da procissão de Nossa Senhora da Piedade, padroeira do município. Caminhou ao lado do ex-vereador Vicente Aragão a quem convidou para filiar-se ao Partido. Vicentão ficou todo empolgado, pois, dessa forma e com a proteção da padroeira, poderá até ser candidato a prefeito.

De volta ao começo

Ao assumir a presidência do Diretório do MDB de Aracaju, Jackson Barreto avaliou que o Partido precisa se reinventar, se modernizar e, assim, se tornar competitivo nas próximas eleições. Depois de perder dois deputados (Garibalde Mendonça e Zezinho Guimarães) JB corre atrás do prejuízo. A meta, agora, é montar uma chapa robusta com bons candidatos a vereador e reeleger Edvaldo, prefeito da capital.

A fênix vai voar?

Tal qual a mitologia grega, JB sempre incorpora essa ave capaz de ressurgir das cinzas e alçar voos carregando até “elefantes”. Isto no passado foi possível, algumas vezes. Para decolar, nesse novo voo, Jackson tem como primeiro e segundo vices, João Augusto Gama e Benedito Figueiredo. E o lema é “renovar”. Bon Voyage!

Bom de papo

O radialista e atual Diretor de Comunicação da Assembleia Legislativa, Marcos Aurélio, pensa, seriamente, em ser candidato a vereador de Aracaju, pelo MDB. Animado com a entrada de JB no circuito, MA poderá se valer da facilidade de comunicação para conquistar o eleitorado ávido por gente nova.

Casamento desfeito

O vice-prefeito de São Cristóvão, Adilson Júnior (PDT) não será companheiro de chapa do atual, Marcos Santana (MDB) que será candidato à reeleição. Caso não saia candidato a prefeito, Adilson se muda, de mala e cuia, para N.S. do Socorro a fim de coordenar a campanha do mano, Fabio Henrique, candidatíssimo a prefeito.

Em plenos exercícios

O prefeito em exercício, Nitinho Vitale (PSD) foi à Câmara Municipal de Aracaju entregar ao presidente em exercício, vereador Thiaguinho Batalha (PMB), o Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias. O ato foi presenciado pelo líder efetivo do prefeito, Vinicus Porto (DEM).

Votaram na surdina

Os vereadores da Barra dos Coqueiros e de Propriá votaram, silenciosamente, em Projetos de aumento de salários deles próprios e dos respectivos prefeitos, Airton Martins e Iokanaan Santana. Por tabela, os secretários municipais também foram beneficiados. Tanto na Barra quanto em Propriá, foi tudo na base do vapt-vupt. Como se diz, o mundo dos vivos é sempre comandado pelos mais vivos.

Clima quente

A chapa esquentou, em Tobias Barreto. Depois que o Ministério Público entrou com Ação de Improbidade Administrativa contra o deputado estadual e ex-prefeito Dilson de Agripino (que pode leva-lo a perder o mandato), a cidade foi sacudida, sexta 31, com a presença da Polícia Federal, que foi cumprir mandados de busca e apreensão.

Clima quente 2

Desta vez, o alvo foi o vereador Divan das Candeias, acusado de ter comprado cimento no estabelecimento do empresário Djalmir Reis e distribuído com a população, como compra de votos. Fora da cidade, o vereador vai tentar jogar uma pá de cal nesse cimento, segunda-feira 3, quando prestará depoimento na PF, em Aracaju.

Sessão concorrida

Bastante prestigiada a solenidade de entrega do Título de Cidadão Alagoano ao conselheiro do TCE, Carlos Pinna de Assis, sexta, em Maceió. Personalidades do mundo político de Sergipe e Alagoas marcaram presença.

Compartilhe

Veja Também

Receba Notícias Pelo WhatsApp