7 de junho: Dia Nacional da Liberdade de Imprensa

06/06/2019 22:12


7 de junho: Dia Nacional da Liberdade de Imprensa

Nesta data, quando se comemora o “Dia da Liberdade de Imprensa”, acode aos espíritos mais translúcidos uma série de perguntas e questionamentos que levam às portas do que se costuma chamar hoje de mito. Qualquer vislumbre de perplexidade sobre a liberdade de imprensa queda inerte diante da dura realidade do dia a dia do jornalista. Para começar...

“Liberdade é o exercício do livre arbítrio”, mas aos militantes da imprensa, seja ela, pública, privada, oficial ou comercial, a liberdade de fazer da notícia a matéria prima da opinião pública, com ética e comprometimento com a verdade, desagua diretamente nos portões da demissão.

Há uma imagem que serve, de forma exemplar, para definir a situação: A RCA, marca pioneira de aparelhos sonoros, tinha como slogan a frase, “The master´s voice”, ilustrada com um cãozinho atento e obediente ao lado de um daqueles antigos gramofones, ouvindo o som que saía de um enorme bocal: a voz do dono. Documenta bem, e de forma similar, o relato histórico, ocorrente em qualquer curso de jornalismo, que descreve a chegada abrupta do dono de jornal na redação e determina: amanhã quero um artigo sobre Jesus Cristo. Como resposta,  a pergunta: a favor ou contra, chefe?

É a lei da sobrevivência. A valorização do profissional, íntegra do jornalista consciente, tem feito muitos heróis e mártires, (aplausos) mas, a verdade ressalta, até mesmo em uma desinteressa vista d`olhos sobre a imprensa, em Sergipe e igualmente no mundo inteiro, que os órgãos de comunicação são apenas instrumentos para fabricar poder: econômico ou político, tanto faz.

A Democracia não prevalece sem a liberdade de imprensa. Vivemos um período de transição ditado pelo avanço tecnológico, é verdade. O poder das redes sociais, onde cada cidadão pode ser um jornalista combativo, a seu bel prazer e sob seu estrito ângulo de visão, sem diploma, sem lenço e sem documento, tem feito sérios estragos na induzida rede de comunicação mundial, mas o que resultará desse novo campo, dito independente e libertário, é uma INTERROGAÇÃO... Bem assim, com letras maiúsculas.

Usufruamos, enquanto possível, este raro momento de liberdade de imprensa!

 

Compartilhe

Veja Também

Receba Notícias Pelo WhatsApp