Elos da Corrente

06/07/2019 19:12


Elos da Corrente

Como os cabelos da Medusa, vorazes tentáculos que envenenam, a tríade, Educação, Saúde e Segurança – não necessariamente nessa ordem – é impulsionada por uma capilaridade natural a desfechos positivos ou negativos. Não é à-toa que até mesmo os mais profundos estudiosos e os mais pífios políticos sempre ressaltam o intrincado vínculo que encadeia Saúde, Educação e Segurança.

Certamente que a tradição e a longevidade dos países que se sobressaem em um polo como a Educação, atingem, simultaneamente, excelentes graus de equilíbrio social (Segurança) e do bem estar (Saúde) de sua população.

Ademais, por ser de uma obviedade cristalina, a evolução comercial e industrial sobrepaira sobre esta indefectível realidade, até porque num país pobre de recursos materiais nem se pode pensar em um nível de aprimoramento na instrução e na educação do seu povo. 

Diríamos, pois, que o Brasil vive um estágio de transição entre esses polos de aferição: a riqueza de nosso país sempre foi vista como algo a ser despojado pelos donos do poder. Eles se empenham mais e maldosamente em encher as próprias burras do que em permitir níveis de aculturamento para aqueles que eles sempre pretendem manter como burros de carga. Essa é a regra geral e, como soe acontecer,  preserva suas exceções, embora, mesmo delas, há de se estar sempre com um pé atrás.

Atualmente, com a sempre benfazeja alternância do poder, devemos aplaudir os simpósios, os debates, as metas renovadas de gestores e educadores que, com desvelada dedicação e firmeza de propósitos vêm, em volume que devemos comemorar, procurando caminhos, analisando propostas e aprofundando estudos sérios sobre os verdadeiros caminhos da Educação.

Felizmente os balões de ensaio que encobriam descaradamente a verdadeira intenção de promover verdadeira lavagem cerebral e de atitudes comportamentais, com intuitos furtivos de dominação das atuais gerações de jovens, perderam gás e murcharam. Sobrou a nu uma terra arrasada. 

Restou, pois, que a qualificação da Educação é um desafio gigantesco que só será vencido com denodo, trabalho e seriedade.

Mãos à obra.

Compartilhe

Veja Também

Receba Notícias Pelo WhatsApp