Coluna RADAR 20 julho 2019

19/07/2019 21:45


Coluna RADAR 20 julho 2019

Retratos e canções

Reinaldo Moura tem publicado pelas redes sociais vários “Retratos da Política” que, na verdade, são fotos do seu arquivo pessoal que retratam momentos históricos da política local. Tem gente, com o respectivo no ponto, com receio de que o Rei coloque no ar alguns “Áudios da Política” que, certamente, fazem parte do seu acervo. Nossenhora!

Reconstrução

Antes mesmo que a poeira levante e passadas as chuvas, Belivaldo Chagas e Edvaldo Nogueira deram as mãos para, juntos, recuperarem Aracaju. Os dois anunciaram algumas obras emergenciais nas comunidades mais atingidas pelo temporal. Há sinais claros de que ambos vão caminhar juntos na eleição do próximo ano, faça chuva ou faça sol. Motivos eles têm de sobra!

Aves agorentas

Pegou muito mal a onda de Fake News que tomou conta de Sergipe no inicio da semana, sobre o estado de saúde do ex-governador João Alves Filho. Fato parecido aconteceu, anos atrás, com Marcelo Déda. Na ânsia do “furo de reportagem” muita gente sepultou a verdade, sem dó nem piedade, em ambos os casos.

Aves agorentas 2

Infelizmente, houve casos típicos de amadorismo e falta de experiência no trato com a informação. Mas, lamentável e irreparável, foram alguns casos propositais de disseminar uma informação errada. Teve até a imitação da voz de um sobrinho de João Alves Filho, comunicando o seu falecimento. Isso a Polícia já deve estar resolvendo. Espera-se.

Miolo de pote

Não dá para digerir essa conversa mole de alguns parlamentares criticando a liberação de emendas às vésperas da votação da reforma da previdência. O pior é que quem mais critica, geralmente, é quem mais fez uso desse mesmo “cachimbo”, anos atrás. Todo mundo sabe que aquela Casa só funciona assim. Lá dentro não há uma freira, sequer.

Com jeito de jeitinho

Pesquisa divulgada pelo Datafolha aponta que a maioria dos brasileiros é contra a retirada de radares das rodovias federais bem como, contra o aumento de 20 para 40 pontos para gerar a suspensão da carteira de motorista. Ora, no país onde “todos” gostam de levar vantagem, essa pesquisa mostra que os brasileiros evoluíram ou, então, atesta a inconfiabilidade dessas amostragens. O que você acha? Fale, não!

Deixa comigo

A pomba da paz, finalmente, fez ninho em Estância. O prefeito Gilson Andrade (sem partido) tirou 15 dias de férias e passou o comando para a vice, Adriana Leite (PRB). Com isso, fica claro que a chapa para 2020 será mantida, do jeito que está. Adriana não perdeu tempo e visitou secretarias e obras que estão sendo realizadas.

Escudo humano

Segundo a revista Crusoé, três semanas antes da “estranha” decisão do ministro Dias Tóffoli de travar as investigações do Coaf contra Flávio Bolsonaro, o Fisco começou a pedir explicações a empresas que contrataram os serviços do escritório da sua mulher, Roberta Maria Rangel. Coincidências ocorrem, ora pois!

Boca aberta

A desembargadora Iolanda Guimarães determinou o cancelamento da Festa de São Pedro que o município de Muribeca realizaria neste final de semana (de 19 a 21 de julho). A Ação impetrada pelo MPE aponta diversas irregularidades constatadas pelo Conselho Regional de Odontologia, nas Unidades de Saúde. Também a Justiça detectou outras irregularidades como a reforma do Conselho Tutelar e de Escolas, além de obras de saneamento básico. Portanto, quem queria dançar, dançou.

Que suco

O Ministério Público Federal está investigando a possível existência de candidatas laranjas nas últimas eleições, em Sergipe. O que mais chama a atenção é o volume de recursos do Fundo Eleitoral que certas candidatas receberam e obtiveram votações pífias. Há o caso de uma postulante que recebeu R$ 387 mil e obteve, somente, 186 votos. Cada voto, proporcionalmente, saiu à base de R$ 2.080,00. 

Culpa de quem?

Anomalias como essas, certamente, ocorreram em todo o país. Essa decisão de se estabelecer, obrigatoriamente, cotas para candidatas mulheres acabou por provocar gambiarras desse tipo. O “pega na rua” para atender a Lei só estimula esse tipo de coisa. Ninguém é menino. Aliás, como hoje em dia tá difícil saber quem, na verdade, é menino ou menina, essa exigência bem que poderia ser revogada, já para 2020.

Buzu da Bolsa

O prefeito de São Cristovão, Marcos Santana, vem usando a criatividade para atravessar esse momento de crise. Na última quinta, 18, adquiriu, com recursos do Programa Bolsa Família, um ônibus que ficará à disposição da Secretaria Municipal de Assistência Social, para ser usado no atendimento de famílias carentes. Inicialmente, o “buzu” irá levar assistência para os desabrigados pelas últimas chuvas.

Tire, com um gancho

Governadores e prefeitos defendem a inclusão dos Estados e Municípios na reforma da previdência. Por isso, pedem às suas bancadas no Congresso a inclusão e aprovação da mesma.

Compartilhe

Veja Também

Receba Notícias Pelo WhatsApp