Editorial: bandeirante do século XX

03/08/2019 19:18


Editorial: bandeirante do século XX

No dia 27 de julho próximo passado Valteno Alves Menezes completaria 100 anos. Foi alvo de homenagens na cidade de Riachuelo, e Sergipe inteiro reverencia a sua memória... ele será sempre imortal no coração de todos os sergipanos.  

Para definir esse intimorato bandeirante do século XX basta reafirmar o que sempre repetia: “sou um irmão de todos os meus irmãos da Humanidade”.

A opção pelo comércio nos meados do século passado era uma escolha difícil, quando não se apoiava numa tradição familiar já definida.  Dependia de muita obstinação e disciplina.  

Valteno Alves Menezes era um vocacionado, e a sua visão de empreendedor competente sempre resultou vitoriosa, pela via do trabalho, promovendo intensas oportunidades de avanços ao entorno de suas realizações.

Sua carreira vanguardista no comércio deixou exemplos de notoriedade exemplar. O magazine especializado em alta costura - com especialistas, como o figurinista Pedrinho Rodrigues - canalizava as atenções da alta moda de Aracaju, transformando seu comércio no “point” da sociedade da época.

Trabalho era o seu trampolim para somar vitórias às conquistas que acumulava no pioneirismo de diversas atividades.

No setor de hotelaria, o Hotel Beira-Mar, na Praia de Atalaia, foi vanguardeiro no suporte básico do desenvolvimento do turismo em Sergipe. A mobilidade urbana foi lastreada com a qualidade dos serviços da Empresa “São Pedro”, empreendimento com a sua chancela empresarial, sempre voltada para contribuir com a melhoria da qualidade de vida dos seus irmãos sergipanos e o progresso e desenvolvimento de Aracaju. 

Em sua terra-paixão, Riachuelo, o enaltecimento da grandeza de seu caráter, laureado pela sua devoção aos esportes (fundador e patrono do Riachuelo Futebol Clube) celeiro de amigos memoráveis, ou, como patrono da cadeira nº 30 da excelsa Academia Riachuelense de Letras (que homenageou, em sessão solene, seu Centenário), Valteno Alves Menezes, mesmo na altitude do seu valor pessoal e de sua vida vitoriosa soube ser digno e humilde.

Com Eça de Queiroz: “o verdadeiro comércio inspira virtudes próprias: a economia, a boa fé, a exatidão, a ordem e a atividade leal”.

A VALTENO ALVES MENEZES, Bandeirante do Século XX, o tributo da homenagem de Sergipe.

Compartilhe

Veja Também

Receba Notícias Pelo WhatsApp