Coluna RADAR 10 de agosto 2019

09/08/2019 14:29


Coluna RADAR 10 de agosto 2019

Ponte aérea

O governador Belivaldo Chagas (PSD) está conduzindo, pessoalmente, as tratativas para recolocar Aracaju na rota das companhias aéreas. Infelizmente, a postura do governador acabou por impossibilitá-lo de estar participando, ao lado dos demais governadores, de uma importante reunião sobre a reforma da previdência. Esse contato com as empresas aéreas foi extremamente necessário uma vez que as empresas precisavam de algumas garantias para retomar os voos para Aracaju. 

Sinal dos tempos

O Movimento dos Trabalhadores Sem Teto que ocupa uma área do Estado, batizada de Beatriz Nascimento, fez uma manifestação na quinta-feira (8/8), fechando uma das pontes que liga Aracaju a N.S. do Socorro. Os organizadores querem ser recebidos pelo Governador Belivaldo Chagas e se negam a tratar do assunto com a vice, Eliane Aquino.  A área ocupada abriga 75 famílias e a coordenadora afirma que ainda cabe mais. O advogado (?) dos invasores disse que o fechamento da ponte foi um ato “constitucionalmente” legal. Calma, dotô! 

Pulga na orelha

Recentemente, em São Paulo, um incêndio ocorrido num prédio “ocupado” expôs uma série de anomalias constatadas durante o rescaldo feito pelas autoridades locais. Alguns moradores disseram que pagavam taxas mensais aos organizadores, pelo acolhimento, deixando claro que tinha gente lucrando com a miséria alheia. Infelizmente, abafaram o caso. 

Jaleco rosa

Médicos e médicas trânsgêneros e travestis poderão usar o nome social e não o civil, nos cadastros dos Conselhos Regionais de Medicina usados de forma pública por colegas e pacientes. A orientação foi passada na última semana aos Conselhos Regionais pelo CFM. Durante a consulta, para saber “quem é quem” não custa fazer o famoso “cara-crachá”, quando for chamar o médico de doutor ou doutora. 

O pulo do gato

Após a juíza Carolina Lebbos determinar a transferência de Lula, de Curitiba para uma penitenciária de São Paulo, deputados do PT foram, diretamente ao STF, pedir a suspenção da medida. A Suprema Corte acatou o pleito, mesmo sabendo que o caso deveria ter passado, antes, pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região. 

Lei “Maria dá Pena”

Passados 13 anos, a Lei Maria da Penha parece não ter produzido os efeitos esperados, haja vista que a quantidade de feminicídios aumentou, nesse período. Não há dúvida de que as penas para quem mata mulher deveriam ser de forma exemplar. Prisão perpétua ou pena de morte, quem sabe, evitaria que mais mulheres venham ser assassinadas, de forma covarde. Salvem a mulher brasileira! 

Bicho feroz

Na última quarta (7/8) um fiscal da SEFAZ usou e abusou da “otoridade”, ameaçando e destratando caminhoneiros que trafegavam por Estância. Um vídeo e uma foto do “valentão” circularam pelas redes sociais, estampando a sua prepotência descabida. Certamente, se valeu da presença da polícia, achando que a força estava ali para dar cobertura ao seu destempero. Com a palavra, a Secretaria da Fazenda. 

Na surdina

O Tribunal de Contas determinou que a prefeitura de Maruim suspenda o Processo Seletivo Simplificado, lançado recentemente, para preenchimento de vagas e formação de cadastro reserva para níveis fundamental, médio e superior. Segundo a Conselheira Suzana Azevedo, a prefeitura precisa explicar alguns pontos fundamentais e necessários à lisura, transparência competitividade igual para todos os interessados.

Na surdina 2

Apenas dois dias para os candidatos se inscreverem, em apenas 10 horas, causou perplexidade a muitos interessados, que se sentiram prejudicados, principalmente pelo fato de que o edital foi publicado poucas horas antes do início das inscrições. Como se não bastasse, a exigência da inscrição presencial não condiz com o “modus operandi” das administrações modernas que se utilizam da internet para procedimentos similares.

Essa não colou

Num piscar de olhos, o TCE enxergou algumas incongruências neste certame de Maruim, cuja administração sequer observou que o município já está com excesso de gastos com pessoal, ferindo frontalmente a Lei de Responsabilidade Fiscal. Pra fechar esse “balaio de gatos”, a empresa contratada para realizar o certame não possui no cadastro na Receita Federal atividade econômica e atribuição para realização de concurso público. 

Enquanto isso

O Tribunal de Contas aprovou, por unanimidade, as contas do prefeito Valmir de Francisquinho, referentes ao exercício de 2014. Todos os conselheiros acompanharam o voto de Angélica Guimarães, relatora do processo. Na serra, Valmir comemorou a decisão afirmando que está fazendo a sua parte, informando tudo aos órgãos fiscalizadores no tempo certo, na forma correta. Aproveitou para enaltecer o trabalho do TCE afirmando que sempre confiou na capacidade de todos que compõem aquela Casa,

Buracos e buraqueiros

A rodovia que liga Monte Alegre a Porto da Folha está completamente intransitável. O asfalto praticamente não existe e os buracos são tantos que raramente se consegue engatar a terceira marcha. Por enquanto, está ótima para competições de motocross. 

Canudo de papel

O vereador Vinicius Porto (DEM) está comemorando, bastante, a Lei Municipal que determina a extinção do uso de canudos de plástico em bares e restaurantes. Mais uma ação positiva do líder do prefeito, Edvaldo Nogueira.

Compartilhe

Veja Também

Receba Notícias Pelo WhatsApp