Editorial: Política e gestão

17/08/2019 17:46


Editorial: Política e gestão

Uma linha tênue separa a política da gestão pública. É que os dois parâmetros caminham como linhas paralelas e quando se misturam sobram problemas e, via de regra, as soluções escoam pelo ralo... O político ao assumir um cargo executivo vê-se a braços com o difícil problema de conviver com o exercício de sua gestão e os óbices que a convivência política impõe. 

Exercer a administração para a qual foi eleito com o apoio de partidos e atender a cobrança de benesses dos seus apoiadores é o mesmo que andar sobre o fio de uma navalha.  É uma missão muito difícil. 

Conviver com as atuais dificuldades financeiras para atender as obrigações primarias de manter a máquina funcionando e tentar atender à sanha ambiciosa de aliados da campanha é o mesmo que andar de salto alto em um piso lustroso e sujo de maionese...

Recursos para pagar a folha de pagamento dos funcionários e municiar as necessidades das áreas da Saúde, Educação, Saúde e afins é um pesadelo interminável que a máquina pública exige 24 horas por dia, todos os dias. 

O governador Belivaldo Chagas e o Prefeito Edvaldo Nogueira precisam priorizar ações e isso só se consegue com prudência e competência. A aplicação de recursos para realizações no setor público é engessada por leis e normas que estabelecem freios para impedir transferências de rubricas. Ademais, as previsões de provimentos de recursos federais - dos quais Sergipe depende para sua sobrevivência -  são instáveis.

Acresça-se a tais gargalos os pulgões e sanguessugas dos aliados, sempre insaciáveis. Todos querem sofregamente fatias do poder de forma cada vez mais ambiciosa. 

A realidade dos gestores é sempre vista pela opinião pública sob facetas que passam ao largo de circunstâncias que sobrecarregam o fardo que lhes pesa sobre as costas... o que o povo quer são boas estradas, excelentes vias urbanas, saúde, educação, segurança, saneamento, etc. Só assim os gestores podem justificar o que é considerado por todos como um bônus. Fora disso, e até por isso, murmuram contrariedades, gritam por deficiências pontuais e protestam por desejo de melhorias.

Sequer avaliam quanto ônus representa gerir a coisa pública, sob vigilantes limites de  responsabilidade fiscal e ainda atender à convivência política com aliados.

É sufoco.

Compartilhe

Veja Também

Receba Notícias Pelo WhatsApp