Coluna RADAR 24 de agosto 2019

23/08/2019 21:25


Coluna RADAR 24 de agosto 2019

Sem maquiagem

De nada adianta as mulheres se engajarem em movimentos que cantam, dançam e fazem teatro contra os feminicídios que só crescem, no Brasil. Chamar a atenção da sociedade para os constantes assassinatos e violência contra as mulheres é, aqui pra nós, chover no molhado. Como diariamente a imprensa noticia fatos dessa natureza, assassinato de mulheres não é novidade alguma e até parece que os homens pouco têm se tocado. O que as mulheres precisam, na verdade, é exigir do Congresso que a prisão perpétua seja aplicada para os casos de feminicídio. Quem achar pouco que peça a aprovação da pena de morte. Sem retoques. 

A história se repete

Já virou praxe as constantes mudanças na Lei Eleitoral, a cada dois anos. Para não fugir à regra, as eleições municipais do ano que vem não serão iguais às do ano que passou. Em Brasília, entre outras coisas, já se fala na implantação do voto distrital misto para capitais e cidades com mais de 200 mil habitantes, para o ano que vem.

Agora é pra fundir

Enquanto isso, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM) não esconde que as conversas visando à fusão entre o DEM e o PSDB estão bem avançadas, mesmo que o prefeito de Salvador, ACM negue essa possibilidade. O fim das coligações é o motivo principal dessa mutação que pode até atrair o PSD. Tudo é possível.

Pisca-pisca

A Energisa cortou a energia elétrica de três Praças da cidade de São Domingos, por falta de pagamento. O prefeito Pedro da Silva diz que já pagou e a empresa afirma que não recebeu. Nesse disse-me-disse, nesse acende e apaga, quem sofre é o povo, na escuridão. 

É gente muita

O Tribunal de Contas rejeitou as contas das prefeituras de Pedrinhas e Poço Verde, referentes aos anos de 2913 e 2014, respectivamente. Tanto José Antônio Silva Alves como Thiago Dória Almeida, prefeitos à época, desrespeitaram a Lei de Responsabilidade Fiscal com gastos de pessoal. Para piorar, Pedrinhas ainda tinha débitos com a Previdência Social.

Preço alto

Os militares conquistaram uma grande vitória com a assinatura do TAG entre o Governo do Estado e o Tribunal de Contas, que visa normatizar o pagamento dos subsídios do pessoal da reserva, conforme Lei criada pelo Governador Marcelo Déda. Todavia, o sargento Vieira, da reserva da PM, é alvo de uma possível encrenca judicial movida pelo Comando, por ter lutado em defesa da categoria, enquanto presidente da AMESE.

Queixo caído

Muita gente ficou boquiaberta com a cassação da chapa Belivaldo/Eliane, na última segunda,19, pelo TRE, principalmente, por dois motivos. As perspectivas traçadas pela imprensa, que davam como quase certa a absolvição, e a elasticidade do placar, 6x1. Os jornalistas políticos foram quase unânimes ao afirmar que a chapa não seria cassada, a ponto de produzirem editoriais com embasamento de sustentação de voto. Quanto ao placar, não há como negar que, de tão elástico, foi uma ducha demasiadamente fria naqueles que acreditavam que não daria em nada.

Pelo sim, pelo não

Diante do que está posto, o governador não deve esquecer que, literalmente, lhe encheram os ouvidos de folhas e procurar fortalecer a sua defesa. Dizer que não está nem um pouco preocupado em nada diminui o seu acelerado batimento cardíaco. Nem tudo está perdido, mas nesse “mata-mata”, o jogo de ida já foi para o brejo. 

Males para o bem?

Uma coisa Belivaldo não pode ignorar. Tão logo foi divulgado o resultado do julgamento pelo TRE, começaram os burburinhos, entremuros, (imaginem) de aliados próximos, sobre o “Dia Seguinte”, com a possibilidade da sua cassação. Essa turma não dorme. Acorda, “Nêgo Véio”. O inimigo que dormia consigo já se levantou. 

Fora do picadeiro

O Partido Cidadania, através o Diretório Municipal de Aracaju, acatou o relatório do Conselho de Ética e decidiu expulsar dos seus quadros o vereador Palhaço Soneca. O motivo foi a sua participação na Festa do Mastro, em Capela, exatamente no período em que estava de licença médica. O Cidadania considerou falta de ética o Palhaço cair na gandaia enquanto deveria estar cuidando da própria saúde. Coisa sem graça! 

Fim de linha

A situação de Canindé de São Francisco chegou num ponto insustentável. Literalmente quebrado, o município não paga pelos serviços essenciais, atrasa salários e a Câmara de Vereadores articula afastar o prefeito para tomar posse do espólio. Não será nenhuma surpresa se o Ministério Público pedir ao Governo do Estado nova intervenção no município. Prestes a sediar uma das maiores empesas geradoras de energia solar, Canindé precisa ser saneado, o quanto antes.

A placa que não emplaca

O prefeito Edvaldo Nogueira não imagina o grau de insatisfação que está causando nos comerciantes de Aracaju por causa dessa Lei que cobra, absurdamente, pelo uso de placas de publicidade. Tem comerciante pagando mais pelo uso de uma placa do que pelo IPTU do imóvel ocupado. Uma discrepância inaceitável. Além do mais, a propaganda é a alma do negócio. Lembre-se disso, Edvaldo.

Cara nova

Em Malhador, o jovem Léo de Leondes vem se destacando como uma grata revelação da política local. Com uma atuação destacada na área social, é apontado como forte candidato a prefeito em 2020. Embalado pela onda de renovação, Léo caiu no gosto do povo e pode surpreender no próximo ano. Sem dúvida. 

Tal filho tal pai?

Breno Mendonça, filho do deputado estadual Garibalde Mendonça (MDB, ainda), é o novo presidente da Comissão Provisória do Diretório Municipal do DEM, em Aracaju. A primeira missão será convencer os vereadores Vinicius Porto e Juvêncio Oliveira a continuarem no partido. Missão mais fácil terá José Carlos Machado, presidente da Provisória Estadual, que é trazer o deputado Garibalde para o DEM. Pelas conversas, já está com um pé dentro. 

É assim que se faz

Enquanto as prefeituras de Maruim e Capela queriam fazer concursos públicos mediante inscrições presenciais e na base do “vapt-vupt”, com apenas dois dias para tal, a prefeitura de Cedro de São João faz, exatamente, como manda o figurino. Só serão permitidas inscrições via internet, no período de 22 de agosto a 22 de setembro.  Ponto positivo para o prefeito Neudo Alves (DEM). 

Compartilhe

Veja Também

Receba Notícias Pelo WhatsApp