Coluna RADAR 21 setembro de 2019

20/09/2019 21:49


Coluna RADAR 21 setembro de 2019

Bico calado é melhor

O município de Euclides da Cunha, no sertão da Bahia, festejou os seus 86 anos na última segunda (16/9) e, durante a programação, haveria um show do pagodeiro Igor Kannário. A caminho da cidade, o cantor fez uma brincadeira dizendo que “estava perto de nada e longe de tudo”, referindo-se à cidade, onde cantaria. O vídeo viralizou e a população pediu ao prefeito que cancelasse o show. Kannário se desculpou pela brincadeira e atribuiu o mal entendido a “gente de raça ruim”. Mesmo assim, não teve jeito. O Kannário não cantou porque abriu o bico na hora errada e falou o que não devia.

Brincadeira tem hora

Passo Preto, candidato a deputado federal pelo PSOL, recebeu R$ 1.904,00 do “indecente” Fundo Eleitoral. Como não sabia o que fazer com essa grana toda, botou combustível no carro, pagou umas pingas para os seus amigos e fez um vídeo satirizando o feito. Agora, vai ter que se explicar perante a Justiça Eleitoral. No fundo, no fundo, a atitude do Passo não foi legal, mas, muito menos imoral do que o próprio Fundo. Se liga, doutor!  

Sinal dos tempos

Segundo o Dieese, a extinção do imposto sindical, motivada pela reforma trabalhista, pode ocasionar a demissão de cerca 100 mil sindicalistas. No Brasil existem aproximadamente 300 mil sindicatos que absorvem 115 mil funcionários diretos e uns 185 mil terceirizados, Os cortes já começaram e aumentarão, paulatinamente, nos próximos meses. A grana reduzida só dará mesmo para sustentar aquela turma que fica gravitando, há anos, nos cargos de direção.

Boa conversa

José Carlos Machado considerou como proveitosa a visita que fez, com a senadora Maria do Carmo (DEM), ao prefeito Edvaldo Nogueira. Na ocasião, Maria se colocou à disposição para ajudar a conseguir recursos para Aracaju. A dupla visitou outras autoridades e manteve conversas com possíveis candidatos nas eleições futuras.  

Nova eleição

Mesmo antes das convenções partidárias, os pré-candidatos a prefeito e vice de São Francisco já estão colocando seus blocos na rua, porque ninguém é besta. Marcada para o dia 1º de dezembro, a eleição suplementar determinada pelo TRE é o assunto do momento, no baixo São Francisco. As eleições por lá são sempre apimentadas e muitas das vezes colocam em lados opostos membros da mesma família. 

Dinheiro na conta

Os professores de Itabaiana receberam seus salários na sexta, 20, dois dias antes do esperado. A antecipação é fruto do trabalho do prefeito Valmir de Francisquinho que organizou as finanças da prefeitura e vem pagando, rigorosamente, em dia, fornecedores, servidores e ocupantes de cargo em comissão. Está claro que, mesmo em crise, um bom gestor consegue dar a volta por cima.

Transparecendo mal

As fiscalizações realizadas pelo TCE apontam que 20% das prefeituras e Câmaras Municipais de Sergipe apresentam níveis críticos de transparência. Isso quer dizer que os seus Portais muito pouco ou quase nada informam sobre o uso do dinheiro público. O Tribunal vai jogar duro para que a Lei seja cumprida, imediatamente. Vai haver canetada em grosso e a varejo. 

Cada um no seu quadrado

Os vereadores, anda e vira, cobram do prefeito melhorias para as comunidades. Na Câmara de Aracaju os edis Bigode do Santa Maria (MDB) e Américo de Deus (Rede) pedem que Edvaldo Nogueira tape os buracos do Santa Maria e Marivan, respectivamente. A briga para ocupar espaço é constante, na política. E tapar buraco é, literalmente, o mais elementar exemplo de como ocupar espaço. 

Somos todos América

Marcos Rolemberg, diretor do América F.C. de Propriá, recebeu do secretário Valberto Oliveira a notícia de que o Governo vai trocar a grama, alambrado e colocar refletores no estádio Durval Feitosa. No dia seguinte, recebeu cestas de alimentos enviadas pelo prefeito Iokanaan Santana. Animado, aguarda que o presidente da Câmara de Vereadores, Aelson Publicidade, que também é pré-candidato a prefeito, dê a sua contribuição ao tricolor da ribeirinha. Como diria o Roberto Silva, “sem caô-caô”. 

Propaganda enganosa

Com uma administração pífia e pouca vocação para o cargo, o prefeito de Nossa Senhora do Socorro, Padre Inaldo, resolveu investir pesado na propaganda da sua gestão. Por enquanto, vai mostrando imagens “fechadas” de alguns setores. Mas, se abrir a câmera, certamente, vão aparecer ruas esburacadas, enlameadas, esgotos a céu aberto, iluminação precária e muito mais. 

Agora foi que deu

A Justiça Federal deu prazo para que a prefeitura de Pirambu troque toda a iluminação pública da Orla e logradouros adjacentes, cujas luminárias sejam percebidas nos locais de desova das tartarugas. É que a luminosidade interfere na rota dos pequenos répteis, prejudicando o acesso ao mar, após o nascimento. A prefeitura vai ter que gastar uma nota preta pra diminuir a claridade.  

Parou por que?

O TCE vai realizar uma rigorosa fiscalização em Frei Paulo para saber o porquê de tantas obras paralisadas no município. Quase todas, frutos de convênios com o Governo Federal. São creches, Unidades de Saúde, ruas, praças, enfim, uma quase cidade-fantasma. Que a apuração não ande no mesmo compasso da engenharia freipaulistana.

Absolvido

O Juiz Ronivon de Aragão, da 2ª Vara Federal de Sergipe, julgou improcedente a acusação do MPF contra o médico Marcos Rogério Kroger Galo de suposto desvio de frascos de medicamentos, do Hospital de Urgência. Para a defesa, o Dr. Marcos é um funcionário público de conduta ilibada e nada existia, nos autos, capaz de legitimar a sua condenação. 

Leite das crianças

No próximo sábado, dia 28, a partir das 12hs, acontecerá o Primeiro Leilão da Fazenda União e Convidados, reunindo criadores de Sergipe, Alagoas, Pernambuco e Bahia. Serão ofertadas vacas produzindo acima de 30 litros de leite, novilhas prenhes e bezerras. O leite produzido na Fazenda União foi classificado pela Associação Brasileira dos Criadores de Girolando como o segundo melhor do Brasil. O leilão ocorrerá durante a Exposição de Gado de Frei Paulo.                                                                            

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                          



Compartilhe

Veja Também

Receba Notícias Pelo WhatsApp