Coluna RADAR 28 setembro 2019

27/09/2019 23:53


Coluna RADAR 28 setembro 2019

Jogou duro

Inegavelmente, o presidente Jair Bolsonaro mostrou na ONU que o seu cartão de visitas é bem diferente daqueles apresentados pelos seus antecessores. O brasão da República contém, além da marca d’água, o simbolismo de um presidente que não se intimida com as insinuações e provocações daqueles que querem se embrenhar pela selva amazônica, tirando de lá, certamente, algum proveito. O recado duro dado ao mandatário francês foi, em ótimo português, extensivo a quem pegou carona no bonde parisiense. De uma coisa o presidente está certo: ninguém coloca dinheiro em alguma coisa a troco de nada. Não custa ficarmos de olhos bem arregalados, vigiando as nossas riquezas. Por aqui, já tem malandro demais.

Amparo de Maria

É muito crítica a situação do Hospital Amparo de Maria, de Estância. Recentemente, o Diretor José Magno, indicado pelo Governo, entregou o cargo por discordar do “companheiro” Joaldo Santos, que, segundo se comenta, quer demitir mais de 150 funcionários sem a garantia do pagamento dos seus direitos. O governador Belivaldo Chagas informou ao ex-diretor que, nesta segunda-feira, 30, uma equipe técnica da Secretaria da Saúde estará indo a Estância para solucionar esse impasse.

Saída de emergência

Ao assumir a prefeitura de Canindé de São Francisco, o vereador e presidente da Câmara, Weldo de Souza (Republicanos) baixou um Decreto suspendendo o pagamento de toda e qualquer despesa já empenha, excetuando-se folhas de pagamentos, obrigações sociais e dívidas judiciais. A questão agora é saber como será feita a nova eleição para o substituto efetivo de Ednaldo da Farmácia, uma vez que a Lei Orgânica não é clara, neste aspecto. Emergencialmente, o caso vai ser resolvido pela Justiça.

Três em um

Tramitam na Assembleia Legislativa três projetos do Governo do Estado que visam avaliar os professores estaduais. Por conta disso, o Sintese promoverá paralização por dois dias (quarta e quinta-feira próximas) por considerar que tal avaliação é excludente e privativista. Enquanto isso, a população cobra, há anos, um ensino público de qualidade.

Já foi cedo

Muito embora setores da sociedade e alguns políticos estejam lamentando o fechamento da sede administrativa da Petrobrás, em Aracaju, não custa lembrar que a empresa há muitos anos se mandou daqui. Faz tempo que vários departamentos deixaram de operar em Sergipe. Agora é tarde e a Missa de Inês já foi celebrada. 

Doce com farinha

O presidente estadual do DEM, José Carlos Machado, tem sido incansável na luta pela reorganização do partido, em Sergipe. Acredita que no próximo ano a legenda terá quadro bastante forte para disputar as eleições municipais. Recentemente, abonou a ficha de filiação do lagartense Nininho do Doce que chegou acompanhado da deputada estadual Goretti Reis e do vereador Gilberto da Farainha.

Rua de Propriá 

Na próxima sexta-feira, 4 de outubro, aniversário do rio São Francisco, a escritora propriaense Ana Lúcia Campos Prado, autora do livro “Propriaenses –alegrias e tristesse-, estará percorrendo algumas ruas da cidade, distribuindo exemplares com os antigos moradores naturais da cidade. Será a partir das 8h, saindo da Igreja do Rosário e seguindo rua Boa Vista, Capela, Vitória até a Catedral Diocesana.

Segunda quente

A sessão do Tribunal Regional Eleitoral, marcada para a segunda-feira, 30, está sendo aguardada com muita expectativa. Na pauta, dois processos que podem mudar a estrutura político-partidária de Sergipe. O julgamento dos embargos de declaração do processo que cassou o governador Belivaldo Chagas e a acusação de compra de votos contra o deputado Rodrigo Valadares. 

Sem chance

Segundo um famoso jurista sergipano, o pedido de impedimento do desembargador José dos Anjos no julgamento que cassou Belivaldo Chagas, por 6x1, feito pela sua defesa, não tem nenhuma sustentação legal. Para ele, segue o jogo.

Tá no Diário

Foi publicado no Diário Oficial do Estado do Rio de Janeiro, na sexta-feira, 27, o Decreto assinado pelo governador Wilson Witzel, nomeando André Moura como titular da Secretaria de Estado da Casa Civil e Governança, em substituição a José Luis Cardoso Zamith. 

Jogando pra galera

Muitas empesas estrangeiras começam a confiar mais no Brasil e, por essa razão, novos investidores estão desembarcando no país. A empresa aérea chilena JetSmart começou a operar voos diretos Salvador/Santiago pela bagatela de R$ 299,00. A torcida do Flamengo já está animada pensando numa possível final da Libertadores, na capital chilena. 

Conversa animada

O ex-governador Jackson Barreto almoçou, num shopping de Aracaju, com o prefeito de Maruim, Jeferson Santana, que estava acompanhado do secretário Diego Sena, pré-candidato a prefeito da “beleza de cidade”. Sobre Aracaju, JB disse que não será candidato a nada, mas, vai entrar de cabeça na reeleição de Edvaldo Nogueira. Sobre Maruim, Jeferson Santana esconde o jogo e não revela, ainda, quem contará com o seu apoio para prefeito.

Essa é boa

Circulou pelo zap-zap: Da lua o que se vê é a muralha da China e o engarrafamento da avenida Beira-Mar. 




Compartilhe

Veja Também

Receba Notícias Pelo WhatsApp