Coluna RADAR 5 de outubro de 2019

04/10/2019 22:20


Coluna RADAR 5 de outubro de 2019

Mexam-se

Impressionante, como o número de casos de feminicídio e violência contra a mulher aumentaram, ultimamente, no Brasil. Os casos têm sido registrados nas mais diferentes regiões e, vejam, envolvendo pessoas de todas as classes sociais. Enquanto as mulheres estão sendo espancadas e mortas, covarde e friamente, o Congresso (composto por uma maioria masculina) continua moco, sem dar ouvidos à tamanha selvageria. Por outro lado, as mulheres parecem não enxergar o perigo que lhes ameaçam, bem diante do nariz. Passou da hora de se estabelecer prisão perpétua para quem cometer feminicídio. Basta que o Congresso ouça as ruas e as mulheres vejam para onde estão sendo levadas.

Mexam-se 2

As mulheres precisam se unir em torno da sua própria segurança e capacidade de, livremente, escolher o seu destino. E para frear essa assustadora mortandade, somente penalizando, exemplarmente, os seus autores, frios e covardes. Caso contrário, estaremos estimulando novos feminicídios ou abrindo precedentes para que familiares das vítimas façam justiça, com as próprias mãos. É preciso acabar com isso, de um jeito ou de outro.

Comigo é diferente

O senador Alessandro Vieira (Cidadania) tem, realmente, um jeito diferente de fazer política. Recentemente, numa sessão na Assembleia Legislativa, ignorou as presenças dos chefes dos Três Poderes, sentados à Mesa, e sequer lhes cumprimentou, como de praxe e como manda a regra. Em Brasília, alguns prefeitos que visitaram o seu gabinete foram tratados com certa frieza. 

Política lagartense

Em Lagarto, as apostas para as eleições municipais já estão em ritmo acelerado. Espera-se, como sempre, um pleito bastante disputado. Hilda Ribeiro, atual prefeita e esposa do deputado federal Gustinho Ribeiro (SD) deverá ter pela frente Jerônimo Reis, que disputa a indicação samandarista com os filhos Fábio e Sérgio Reis e a irmã, deputada Goreti Reis. Já o prefeito afastado Valmir Monteiro pode indicar o filho, deputado Ibrain Monteiro (PSC) ou apoiar Jorge Prata, o JP (Podemos).

O galo cantou

Enquanto isso, Sergio Reis, vice-presidente do MDB, ao ouvir o “galo cantar” sobre um Projeto que a prefeita Hilda Ribeiro enviaria à Câmara reduzindo, pela metade, as taxas municipais cobradas dos moto-taxistas, malandramente, foi à sua rádio para “sugerir” a extinção total dos referidos tributos. O vale-tudo continua em voga, na terra do fumo.

Bem na fita

O vereador Vinicius Porto (DEM) dificilmente ficará no partido, mesmo sendo amigo do empresário José Carlos Machado. Porto tem convite do PSD e, recentemente, o prefeito Edvaldo Nogueira disse, em alto e excelente som, que Vinicius Porto irá para onde ele, Edvaldo, for. Nesse caso, o caminho mais provável é o PDT. 

Palhaçada

O vereador de Itdabaiana, Vardo da Lotérica, ganhou notoriedade pelas “engraçadas” colocações que fazia, durante as Sessões da Câmara Municipal. Entretanto, aquele jeito matuto e jocoso, de repente, passou a ser uma brincadeira de mau gosto. Isto ficou caracterizado quando o mesmo fez um infeliz comentário ao final da palestra de um neurologista, sobre suicídio. Nesse caso, Vardo “morreu e não soube”. Lamentável!

Santa Dulce

Ficou muito bom o clip da música “Santa Dulce”, composta pelo jornalista Theotônio Neto e gravada pelo cantor sergipano Roberto Alves. No próximo dia 13, o Papa Francisco promoverá a canonização de Irmã Dulce, doravante denominada “A Bem Aventurada Santa Dulce dos Pobres”. 

Santa Dulce 2

A advogada Ana Lúcia Aguiar, vice-presidente da OAB-SE e representante das Obras Sociais de Irmã Dulce em Sergipe, escolheu a composição de Theotônio Neto como a música oficial das comemorações da canonização da primeira Santa do Brasil. 

Eleição indefinida

O Tribunal Regional Eleitoral ainda não definiu a data da eleição suplementar para prefeito de Canindé de São Francisco. É provável que em 2020 ocorram duas eleições municipais, uma vez que neste ano não haverá mais tempo para isso. Por enquanto, o vereador Weldo Marianao, que era presidente da Câmara, vai tocando o barco, desde o impeachment. 

São Francisco

A eleição suplementar de São Francisco será no próximo dia 1º de dezembro. Segundo o TRE, as convenções partidárias, que escolherão os candidatos a prefeito e vice-prefeito, deverão ser realizadas de 11 a 14 de setembro e as candidaturas serão registradas até às 19h do dia 16, impreterivelmente. São Francisco tem 3.526 eleitores aptos a votar. 

Laranja madura

O ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, foi indiciado pela Polícia Federal sob suspeita de envolvimento no caso de “candidatas laranjas” do PSL A PF concluiu que o ministro comandou o esquema de desvio de recursos públicos através de candidaturas femininas, de fachada. Investigação bem parecida está em curso em Sergipe e pode chegar à mesma conclusão. Dizem que tem “peixe” grande na rede. Laranja madura na beira da estrada tá bichada ou tem PF no pé.

Agora fedeu

Depois que o Congresso aprovou a tal Lei de Abuso de Autoridade a bandidagem está soltando foguete. Na Bahia, Pernambuco e no Distrito Federal alguns juízes já colocaram em liberdade traficantes pegos com a droga na mão. Apesar do flagrante, os magistrados não querem correr o risco de ser condenados pelo tal abuso. Para a maioria dos parlamentares, lugar de bandido é nas ruas. Tire com um gancho!

 

Compartilhe

Veja Também

Receba Notícias Pelo WhatsApp