Coluna RADAR 19 de outubro 2019

18/10/2019 21:42


Coluna RADAR 19 de outubro 2019

As dores do mundo

São tantas que, evidentemente, enumerá-las aqui ocuparia boa parte deste espaço. Mas, há uma que incomoda bastante, pela sua intermitência e falta de analgésico efetivamente eficaz. A “dor de cotovelo”. Esta, que os Valadares (pai e filho) sentem por Belivaldo Chagas (e vice-versa) desde que cortaram as relações de amizade e que parece estar longe de ser curada. Vira e mexe, surgem alfinetadas de ambos os lados. Se acupuntura resolvesse, até que seria explicável. Mas, não. Apenas o prolongamento de uma discussão paroquial perante assuntos muito mais relevantes, de interesse coletivo, que requerem soluções racionais. 

As dores do mundo 2

Evidentemente, que há um leque de assuntos muito mais importantes na ordem do dia que merecem do Governo e do governador uma atenção muito mais apurada. Todos sabem quais são, de cor e salteado. Como o médico Eduardo Amorim voltou a exercer a medicina, quem sabe, não poderia ele, como anestesista, aliviar essa interminável dor de cotovelo que ronda as articulações desses “capa-bodes”...

Olha os trens

Recentemente, em entrevista à Fan FM, o secretário da Casa Civil, José Carlos Felizola, culpou o trem da alegria do Governo Valadares pelo inchaço da folha de pagamento do Estado. Não custa lembrar que, bem antes, por essa mesma linha, passaram os trens de Augusto Franco e João Alves Filho, lotadinhos da silva. E o que é pior: na lista de passageiros, muita gente grã-fina que viajou na primeira classe. Melhor não botar lenha nessa Maria Fumaça.

Turismo no chão

Diferentemente dos demais estados nordestinos que possuem restaurantes, bares, pousadas, hotéis e casas de veraneio ao longo das suas praias, em Sergipe existem ações da Justiça Federal em curso para derrubar várias construções nas praias do Saco e Abaís.

Turismo no chão 2

A Câmara de vereadores de Estância convocaria o procurador do município, Dr. Genilson Oliveira, para relatar quais medidas a prefeitura vem adotando para sustar esse intento. Como houve empate na votação, estranhamente o presidente da Câmara, André Graça (PSL), em voto de minerva, votou contra e impediu que o mesmo comparecesse. Com isso, ficou o dito pelo não dito sobre o que, de fato, o município está fazendo para evitar a derrubada dos imóveis praianos. Lamentável!

Partidão

Estão bem adiantadas as conversas para a fusão dos partidos PSL e DEM. Os entendimentos estão sendo mantidos em Brasília, pelo presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM) e o deputado federal Felipe Francischini (PSL). A senadora Maria do Carmo e o empresário José Carlos Machado não se pronunciaram, ainda, mas podem vir a comandar, em Sergipe, o maior partido brasileiro, se concretizada a fusão.

Se ligue, 90

O Tribunal Regional Eleitoral vem julgando os processos referentes à última eleição com celeridade e rigor no cumprimento da legislação. Até agora, prefeitos, deputados e até o governador tiveram candidaturas cassadas. O deputado Valdevan Noventa (PSC-SE) deverá ter o seu julgamento concluído até o final de novembro. Certamente, para muitos políticos, este Natal não será igual àquele que passou.

Regra três

Três suplentes de deputado estadual, Robson Viana, Gracinha Garcez e Jairo de Glória, estão de olho nos recursos que os titulares Luciano Bispo, Diná Almeida e Thalysson Costa defendem junto ao TSE. Só pensam nisso.

Avisa lá

Diferentemente de 2018, quando disse, antecipadamente, que não seria candidato a nada (e acabou sendo), o ex-governador Jackson Barreto já colocou edital na praça avisando que será candidato a deputado federal, em 2022. Consta, também, que não será pelo MDB, partido que ele diz estar infestado de oportunistas. Dizem que JB, na verdade, prepara uma vingança maligna contra um parlamentar que não chegou junto, como ele esperava, na sua campanha para o senado.

Prato cheio

O vereador de Aracaju, Manuel Marcos (PSDB) jantou ontem (sexta, 18) com um grupo de empresários de Nossa Senhora da Glória. No cardápio, a sua candidatura a prefeito do município. Pelo que o RADAR apurou, esse grupo empresarial apoia a sua candidatura, mas o quer longe dos sermões do Pastor Heleno. Manuel Marcos e o advogado José Augusto Oliveira, são as opções de renovação da política local. Vale lembrar que o líder Serginho está com um índice de rejeição bastante elevado.

Passos firme

O ex-prefeito de Rosário do Catete, Laércio Passos (PSC) confirmou à Coluna que é candidatíssimo a prefeito, no próximo ano. Amigo pessoal e aliado do senador Rogério Carvalho (PT), já está pronto para pôr a estrela no peito.  Garante que fará a troca de partido logo no início do ano. 

Caso médico

Realmente, não é bom o estado de saúde do vereador de Aracaju, Evando Franca (PSD). As sucessivas licenças médicas apenas protelam o seu afastamento, em definitivo, da Casa Legislativa. Um médico, que o conhece de perto, afirmou que dificilmente ele retornará ao parlamento, face ao agravamento da doença. Uma pena!

Força estranha

Comentários dão conta de que a SMTT não implantou, ainda, o sistema de mão única na rua Nestor Sampaio porque um comerciante entrou na Justiça contra a medida e travou todo o projeto. Na Superintendência de Trânsito ninguém revela o nome do embargante e muito menos a quantas anda esse processo. O povo quer saber em qual gaveta do judiciário essa pendenga está dormindo. O fato é que, transitar pela Nestor Sampaio é um verdadeiro inferno. 

 

Compartilhe

Veja Também

Receba Notícias Pelo WhatsApp