Coluna RADAR 26 de outubro de 2019

25/10/2019 23:02


Coluna RADAR 26 de outubro de 2019

Adeus cadeia

Há anos que se ouve aquele velho ditado: “no Brasil, só vai preso pobre, preto e prostituta”. Essa afirmativa era decorrente dos sucessivos graus de recursos que os “renomados” advogados utilizavam para defender os seus ricos clientes e, não raro, os processos se arrastavam, anos sem fim, nas instâncias jurídicas, até caducarem. Inúmeros deles até prescreviam sem que o réu fosse condenado.

Adeus cadeia 2

A sociedade sempre defendeu mudanças na legislação que pudessem pôr fim a esse estado de coisas. Das ruas, sempre se ouviu o clamor popular pelo fim desses “privilégios” a fim de que todos se tornassem iguais, perante a lei. Quando a prisão em segunda instância passou a vigorar, recentemente, pensou-se, então, que o longo caminho da impunidade estava reduzido pela metade. 

Adeus cadeia 3

Mas, o negócio não é bem assim. A votação em curso no STF sobre a validação ou não da prisão em segunda instância pode voltar a colocar na cadeia somente os chamados “ppp”. Pelo menos, esse é o sentimento que se tem, neste momento. Mas, o que mais chama a atenção, não é onde esse rio vai desaguar. Surpreendente, mesmo, é o silêncio daqueles que tanto gritaram pelo fim da impunidade e pela redução dos intermináveis recursos protelatórios, que, na verdade, só beneficiam a quem tem dinheiro sobrando. Inexplicável, essa legião de mudos.

Bloco na rua

Sérgio Reis está cada vez mais convicto de que será o candidato do grupo Saramandaia nas eleições do próximo ano, para prefeito de Lagarto. Isso fica demonstrado pelas suas andanças no município, ultimamente. Tomar café na feira, coisa rara na sua vida, já faz parte da agenda semanal.

Só no Brasil

Inaceitável que uma ONG que se diz “ambientalista” emporcalhe a frente do Palácio do Planalto, em Brasília, como forma de protesto pelo óleo derramado no oceano Atlântico. Esses desocupados deveriam estar no litoral nordestino, ajudando a limpar as praias. Bem, aí já é querer demais, pois, esses idiotas sequer limparam a sujeira por eles praticada. 

Dando sangue

O deputado estadual Ibrain Monteiro (PSC) é autor de um projeto que beneficia os doadores voluntários de sangue, em Sergipe. Caso aprovado, os doadores regulares e cadastrados pela Secretaria da Saúde terão direito a usar filas preferenciais e obter desconto de 50% nos ingressos de eventos esportivos, culturais e de lazer.

Pelas conversas

O prefeito de Porto da Folha, Miguel de Doutor Marcos, ao disparar um áudio “descendo a ripa” no ex-prefeito Dr. Júlio, parece que o elege, antecipadamente, como o seu principal adversário na eleição do ano que vem. Ora, uma pesquisa recente aponta essa possibilidade enquanto o velho ditado “ninguém atira pedra em árvore que não dá fruto”, ao que tudo indica, confirma isso.  

Do contra

O sindicato dos professores e o Sindipema são contra a implantação, em Sergipe, de Colégio Cívico-Militar, proposto pelo MEC. Evidentemente que a grade curricular e a metodologia de ensino ficaram à parte, dessa decisão. O que se leva em conta é somente a ideologia política. Simples, assim.

Vem aí o FASC

Com o tema “Resistir para Existir”, a prefeitura de São Cristóvão realizará a partir do dia 14 o 36º Festival de Artes, um dos mais tradicionais do país, que durante quatro dias reúne música, literatura, teatro, cinema, dança e cultura popular. Na última quinta, 24, os vendedores ambulantes foram chamados para assistirem a definição dos locais de vendas dos seus produtos. Este ano, o Festival promete.

Vereadores derrotam Paulão

Os vereadores de Laranjeiras impuseram nova derrota ao prefeito Paulo Hagembeck quando derrubaram o seu veto ao Projeto de Lei nº 19, que cria o pagamento do 14º salário dos agentes de saúde. O referido projeto, de autoria do vereador JJ, já foi devolvido ao prefeito que, desta vez, não poderá mais vetá-lo. Agora é promulgar e seguir o líder.

De bom tamanho

A aprovação da reforma da previdência interferiu nas ações que subiram para novos recordes nesta semana. O nosso real está liderando ganhos entre as moedas globais, nos últimos dias. Além do mais, a economia de R$ 800 bilhões na próxima década melhora, bastante, a posição fiscal do país. 

O Rio continua lindo

Os deputados estaduais Tallysson de Valmir (PR), Ibraim Monteiro (PSC) e Jeferson Andrade (PSD) visitaram, essa semana, o governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel (PSC). O encontro aconteceu no Palácio Guanabara. O tema central foi o modelo de segurança pública implantado pela atual gestão carioca, que reduziu substancialmente os índices de violência no Estado.

Pensando bem

Duas perguntas, até agora, sem respostas para o povo. Afinal, quem matou Marielli Franco? Quem matou o prefeito Celso Daniel?

Compartilhe

Veja Também

Receba Notícias Pelo WhatsApp