Coluna RADAR 9 de novembro de 2019

08/11/2019 21:56


Coluna RADAR 9 de novembro de 2019

O menino da porteira

Enquanto boa parte da população brasileira acompanhava o futebol na TV, o STF estava reunido, em Brasília, para tratar da manutenção da prisão em segunda instância, um tema muito mais importante e mais relevante do que a vitória do Flamengo sobre o Botafogo, por 1x0, gol marcado aos 43 minutos do segundo tempo. Da mesma forma, ao apagar das luzes, o Supremo Tribunal Federal por 6x5 acabou com a prisão em segunda instância. Evidentemente, que acabou para aqueles presidiários que têm “bons” advogados, pois, a turma da geral vai continuar vendo o sol quadrado. Como “porteira que passa um boi, passa uma boiada”, coube ao ministro Dias Tofolli dar o voto de minerva e destravar a cancela, abrindo, assim, passagem para muitos condenados. Pelas ruas, pode se ouvir muitos “vaqueiros” tocando berrante festejando a soltura do patrão. Uma pena!

Porta aberta

Após o Supremo decidir que prisão somente após o trânsito em julgado, muita gente vai dar no pé e cair fora das prisões. Começando por Lula, atrás do Trio Elétrico só não vai quem já morreu. Assim sendo, a advogada de Manoel Sukita, ex-prefeito de Capela, já deu entrada do pedido de soltura na Vara de Execuções para colocá-lo em liberdade, o quanto antes. Realmente, não faz sentido Lula livre e Sukita preso.

CPI oleosa

Enquanto as maiores autoridades brasileiras se debatem à procura da causa e origem do óleo que chegou às nossas praias, na Assembleia Legislativa os deputados sergipanos tentam emplacar uma CPI para localizar o fio da meada. Quem sabe se andando daqui pra lá eles não chegarão à essas manchas que estão vindo de lá pra cá? Sem dúvida, essa é a famosa CPI do “escorrega e lá vai um”. Ou seja, não vai dar em nada!

Tá ruim, mas tá bom

A proposta que o presidente Bolsonaro apresentou ao Congresso que prevê acabar com municípios com menos de 5 mil habitantes e que tenham renda inferior a 20% de toda a arrecadação é, na verdade, o desejo da maioria dos brasileiros. Todavia, alguns políticos já se manifestaram contra, apenas por serem contra, pois, sabem, muito bem, que esse déficit somente prejudica a população em geral, que no fim é quem paga a conta.  Jogar para a galera é uma beleza!

Atendimento nota 10

Os aposentados e pensionistas que estão indo ao Sergipeprevidência para realizar o tal recadastramento proposto pelo Governo, estão surpresos com o bom atendimento a eles oferecido. Acostumados com aquele tratamento um tanto desleixado, os “velhinhos” estão de boa, pelo atendimento vip. Que sirva de lição para outros setores do serviço público: atender bem não é favor, é uma obrigação. 

Mudanças no TCE

O conselheiro Ulices Andrade caminha para concluir a sua gestão à frente da Corte de Contas, em dezembro. Enquanto presidente, Ulices valorizou a Escola de Contas, deu nova dinâmica à Diretoria de Tecnologia e Informação, aproximou o Tribunal dos jurisdicionados e ampliou o estacionamento interno. O conselheiro Luiz Augusto Ribeiro foi eleito para o próximo biênio, na sessão da última quinta-feira, 7, tendo como vice-presidente a conselheira Suzana Azevedo.

Empresários apostam na reforma

A Reforma Tributária está na ordem do dia do Congresso Nacional e na pauta de todas as instituições que reúnem a classe empresarial. Para o presidente da ACESE – Associação Comercial e Empresarial de Sergipe-. Marco Pinheiro, a atual situação do país fragiliza investimentos, apesar de alguns avanços recentes. Na sua opinião, as reformas são fundamentais para o andamento do país e a tributária é, sem dúvida, a mais importante neste momento.

Outras reformas

Em Brasília já se discute a transformação dos conselhos de classe em entidades privadas e o fim da obrigatoriedade de registro de profissionais. A OAB e o CREA já se posicionaram contra. Evidentemente, que por motivos óbvios. Independentemente do papel dessas entidades, assim como os sindicatos, a verdade é que, não raro, grupos de amigos se aquartelam nelas por décadas, gravitando nos diversos cargos e vão trocando de posto, mantendo suas boquinhas.

E a política?

De todas as reformas, a Política é que se apresenta como menos viável. Exatamente porque os deputados e senadores da nossa grandiosa república não estão nem aí para essa questão. Para ele, um remendo hoje e outro daqui a dois anos está de bom tamanho. A verticalização partidária, por exemplo, acabaria com tanto sarapatel de coruja servidos de norte a sul.

E a política? 2

Havendo a verticalização, por exemplo, onde os partidos se alinhariam desde Brasília até o sul, norte, nordeste, sudeste, etc., evitaria, entre outras coisas, reuniões como uma que aconteceu essa semana, no DF, em que os caciques do PSB, PDT, Rede e PV combinaram para, juntos apresentarem candidatos a prefeito das capitais, de forma coligada. Em Aracaju, meu chapa, o PDT não só vai apoiar a reeleição de Edvaldo Nogueira como fará festa para a sua filiação. Tá tudo amarrado!

Pelas conversas

Tudo leva a crer que o prefeito de Itabaiana, Valmir de Francisquinho, vai apoiar a candidatura do ex-senador Eduardo Amorim (PSDB) a prefeito do município. Os dois estão bem entrosados e estão conversando semanalmente. Também não será surpresa que os arqui-inimigos Maria Mendonça e Luciano Bispo coloquem em prática o projeto “Marilu”, a fim de, juntos, derrotar Valmir e sua turma. Isso, é o que se fala por lá.

Pensando bem

E aquelas pessoas que só sabiam gritar “Lula Livre”, o que farão agora?



Compartilhe

Veja Também

Receba Notícias Pelo WhatsApp