EDITORIAL: poder

09/11/2019 20:32


EDITORIAL: poder

Há 100 mil anos, pelo menos seis espécies de humanos habitavam a Terra. Hoje, existe uma única. Nós. Os homo sapiens.

É nesse tom que os editores de “Sapiens” aplaudido livro de Yuval Noah Harari introduzem a 47ª edição de “Uma breve história da humanidade”. É uma explosão de respostas...

Por exemplo: é conceitual no Brasil falar dos Três Poderes (Legislativo, Judiciário e Executivo) e até alongar esses itens, atribuindo-se à Imprensa o simplório título de Quarto poder. 

Vaguear pela literatura mundial para identificar a longa caminhada que foi realizada até chegar aos nossos dias, com todas as evoluções e derrocadas, estrugimentos e renovações da marcha humana, séculos afora, é uma maravilhosa viagem. A polarização do conteúdo sempre nos remeterá a um polo irradiador: O Poder que, com sua majestade, tão poderosa quanto perigosa, predomina, para o Bem ou para o Mal.

O Poder quando é mau não respeita qualquer obstáculo, seja de ordem moral, cívica, religiosa ou normativa e, como um trator desgovernado sai atropelando tudo, seja de Deus, da Pátria ou da Família. 

É o caso contemporâneo da aflição mundial que assola todos os países, sem exceção, em grau sempre crescente: A altitude alcançada pelo trafico de drogas é um exemplo desalentador que nos faz tropeçar todos os dias nos dolorosos efeitos sociais de desintegração absoluta. 

A rede mundial de traficantes de todos os tipos de drogas, agora também sintetizadas, se impõe, de forma impiedosa como uma força capital crescente. Seus tentáculos sufocantes atingem a todos, inclusive, ardilosamente, por cooptação de membros dos Poderes Constituídos. (Doações para campanhas eleitorais, etc.)

As reações das autoridades policiais são sempre minimizadas por eventos e reações terríveis e destruidoras (ônibus incendiados, badernas), e, ao fim, elas se sentem esmagadas e esmorecidas pelas derrotas que lhes são infligidas no enfrentamento de um Poder fortalecido por armas e meios de evasões e invasões cada vez mais sofisticados, que se restauram aceleradamente e se revelam mais poderosos e inalcançáveis. 

A verdade que todos sabem e sentem, é que o tráfico de drogas - destruindo famílias com tantas atrocidades cometidas e seus reflexos poluidores - precisa ser e deve ser combatido desde a raiz.   É uma praga sadista e devastadora.

Não merece qualquer laivo de permissibilidade. 

Tolerância zero.

Compartilhe

Veja Também

Receba Notícias Pelo WhatsApp