Coluna RADAR 16 de novembro 2019

15/11/2019 15:08


Coluna RADAR 16 de novembro 2019

“Matar mulher é coisa banal”

A declaração é da senadora Rose de Freitas (Podemos-ES), autora da PEC que inclui o feminicídio e o estupro no rol de crimes inafiançáveis e imprescritíveis, aprovada no último dia 6 pelo Senado. O avanço é muito pequeno se considerarmos que a proposta ainda será analisada pela Câmara dos Deputados e está longe de punir, com mais rigor, os assassinos de mulheres. Não adianta ser imprescritível se a prisão não for perpétua.

Das duas, nenhuma!

Duas coisas vêm ocorrendo com frequência no Brasil que merecem um exemplar corretivo: o feminicídio e as brigas de torcidas organizadas, em estádios de futebol. São dois exemplos de selvageria que, infelizmente, só crescem em decorrência da inércia de quem poderia (e pode) por um fim nesses distúrbios. Os casos são recorrentes, diários, em todo o país. É preciso que se ponha um fim, em ambos, de uma vez por todas. Ou será preciso ressuscitar Barreto Mota?

Menos, menos

Não dá para ouvir calado determinados discursos de elementos que, enquanto parlamentares, apoiaram (e apoiam) a turma que roubou a Petrobrás, criticando o leilão do pré-sal sob a alegação de que fere a “soberania nacional”. Ora, não há maior afronta à soberania do que o assalto praticado contra a estatal, nos últimos anos. Todo esse óleo derramado no Atlântico não se compara à quantidade que saiu pelo “ladrão”. Chega de cinismo, assim não dá! O Governo tem que leiloar antes que os ratos aprendam a nadar.

Intriga intrigante

Sobre as noticias de que Jackson Barreto poderia se filiar ao PT, o deputado federal João Daniel (PT-SE) apressou-se em dizer que isso é fake e que estão querendo criar intrigas. Ôxente, qual o problema de JB se filiar ao PT? Tem algum, João?

É só lorota

Os parlamentares federais (deputados e senadores) passam o ano inteiro discutindo sexo dos anjos enquanto os temas de interesse da sociedade ficam engavetados. Depois que o STF liberou a prisão em segunda instância, há um corre-corre (de agá) para votar uma PEC que ponha o feito à ordem. Puro jogo de cena. Desde janeiro que todo mundo sabia como votariam os ministros e que o “grand finale” seria esse. No Congresso, tudo não passa de brincadeira de nenen.

Porta aberta

Depois que o STF derrubou a prisão em segunda instância, vários políticos se beneficiaram e, prontamente, deixaram as prisões. Alguns, até, saíram nos braços da galera, a exemplo de Lula e Sukita. Esses torcedores, geralmente pobres, merecem ter acesso às instâncias superiores, igual seus “ídolos”. Bom mesmo que fosse facilitado esse caminho de forma indistinta, evitando, assim, que os chamados pretos, pobres e prostitutas continuem sendo os únicos a continuarem presos, neste país. 

O sacramento da arte

São Cristovão respira e inspira arte por todos os seus cantos. Durante este final de semana, a quarta cidade mais antiga do Brasil realiza mais um Festival de Arte, evento que se notabilizou com um dos principais da categoria, em todo o país. Infelizmente, passou um bom período sem ser realizado. Ainda bem que o prefeito Marcos Santana teve a sensibilidade de artista e pôs os blocos na rua. Que faça o mesmo com as inesquecíveis Serestas, inexplicavelmente banidas há algum tempo. A arte é vida. Viva a arte!

Sinal dos tempos

O sinal da Rádio Liberdade AM 930 deixou de existir, exatamente, na véspera do feriado da Proclamação da República. Uma das mais republicanas emissoras de Sergipe, fundada pelo empresário Albino Silva da Fonseca, desde então deu lugar à Liberdade FM, 100,3. A Rádio Liberdade de Sergipe, assim como a Rádio Jornal AM, teve um papel importante na vida pública sergipana. Resta, apenas, como AM, a Rádio Cultura, emissora católica, que completa 60 anos no próximo dia 21. Os seus fiéis ouvintes esperam, e rezam, para que o seu sinal continue se propagando, sempre!

Se a canoa não virar...

O governador Belivaldo Chagas será homenageado pela Marinha do Brasil, com a Medalha do Mérito Tamandaré. O comunicado foi feito pelo almirante Leonardo Puntel, Comandante de Operações Navais da Marinha. Nos próximos dias, o TRE julgará os embargos de declaração do processo que trata da cassação da chapa Belivaldo/Eliane.

Não é bem assim

Não se pode creditar o fechamento da sede da Petrobrás, em Aracaju, ao fato de que o presidente Bolsonaro não gosta do Nordeste. A Petrobrás precisa continuar sendo enxugada para produzir com lucratividade. Se der prejuízo, o povo é quem paga a conta, como aconteceu recentemente, após a roubalheira nela institucionalizada. 

Não é bem assim 2

E para provar que não existe essa “estória” sobre o Nordeste, o ministro Luiz Eduardo Ramos foi ao Rio Grande do Norte e informou à governadora Fátima Bezerra, do PT, que o Estado potiguar deverá receber cerca de R$ 423 milhões da cessão onerosa do pré-sal, não incluído aí outros recursos do chamado pacto federativo. A governadora, simplesmente, bateu palmas. 

Pensando bem

Muita gente que pergunta, todo dia, “quem matou Marielle” não quer nem ouvir falar da morte de Celso Daniel. Perguntar quem matou, “Deuzulive”!

Compartilhe

Veja Também

Receba Notícias Pelo WhatsApp