Coluna RADAR 7 de dezembro de 2019

06/12/2019 22:39


Coluna RADAR 7 de dezembro de 2019

O cavalo do prefeito

O funcionário do Centro de Zoonoses de Propriá, Ediclan Martins, foi demitido, sumariamente, pelo prefeito Iokanaan Santana (PSB), por se recusar a liberar um cavalo, por ele apreendido (pela enésima vez), por andar solto nas ruas, destruindo as plantas dos jardins. Primeiro, o funcionário não atendeu a uma determinação de uma assessora do prefeito que queria o animal perambulando pelas ruas, livre, leve e solto. Ao saber da negativa, o prefeito foi até o Centro para tomar, pessoalmente, tão importante e imperiosa decisão.

O cavalo do prefeito 2

Todavia, o funcionário se manteve irredutível pois estava cumprindo, conscientemente, o seu papel de servidor público, trabalhando pelo bem-estar da coletividade. Além do mais, o dono do animal sequer queria pagar a multa, correspondente a um saco de ração. Como servidor, ele não poderia concordar com essa “renúncia de receita”, fato ignorado pelo alcaide. Por não emitir o tal alvará de soltura do cavalo, Ediclan foi colocado no olho da rua, no dia seguinte. Moral da história: amarra-se o burro onde o dono do burro manda e nunca tente prender o cavalo do prefeito.   

Velhinhos transviados

O Banese lançou, há alguns dias atrás, o PEA – Programa de Estímulo à Aposentadoria – destinado aos seus funcionários, já aposentados pelo INSS. Na verdade, só lançou, porque já cancelou. Não se sabe, até agora, os motivos que levaram a diretoria a suspender o programa. Poderemos ter novidades nos próximos dias.

Explica mas não justifica

Em recente entrevista, o secretário Sales Neto justificou, para um ouvinte, o aumento do salário do governador Belivaldo Chagas (PSD) alegando que existe uma Lei que autoriza a equivalência com salários de ministros e desembargadores. Também existem Leis que determinam, obrigatoriamente, a reposição salarial dos servidores, fato que qualquer netinho sabe, mas, no entanto, “necas de pitibiribas”. 

Está determinado

O ex-governador Jackson Barreto já decidiu o que fazer no futuro. Será candidato a deputado federal, em 2022. Silenciosamente, trabalha diuturnamente nessa direção. Tem visitado o interior e, aqui e acolá, deixa escapar suas pretensões. Sem dúvida, vai voltar a fazer o que gosta e, de quebra, se vingar de alguns traíras.

Cantou a pedra

Ao pedir que o PT vote como PT diante do projeto da reforma da previdência que o Governo do Estado vai enviar à Assembleia, a vice-governadora Eliane Aquino dá claros sinais de que, doravante, o partido seguirá sozinho nas duas próximas eleições. Há quem aposte que ela será candidata a prefeita de Aracaju e Rogério Carvalho a governador. 

Cantou a pedra 2

Tanto é assim que, Edvaldo Nogueira e Belivaldo Chagas têm seus planos “B” para colocar em prática, numa eventual debandada do Partido dos Trabalhadores das suas bases. Como se diz, na política ninguém dorme.

Rasgou dinheiro

Até agora, ninguém entende como o Governo do Estado enterrou tanto dinheiro na reforma da Maternidade Hildete Falcão Batista e, depois de pronta, não irá colocá-la para funcionar, como casa de parto. PQP! Uma fortuna gasta, a troco de nada!   

Entrou numa fria

Enquanto isso, o Terminal Pesqueiro está, todo prontinho, arrumado, pintado, mas, também, sem funcionar. Nesse caso, dizem que o problema é só de refrigeração. Sem frescura, mas, é. 

É pau, é pedra

A prefeitura de Aracaju está fazendo um “arrastão” asfáltico nas principais vias da capital, melhorando consideravelmente os principais corredores da cidade. Na avenida Hermes Fontes algumas árvores serão derrubas para permitir que os ônibus circulem com mais celeridade. Pronto! Foi o bastante para que alguns “ambientalistas” caíssem de pau contra essa intervenção. Para eles, não importa o benefício para quem usa o buzu, diariamente. Essa turma, geralmente, anda de carro, com ar condicionado. 

Puro labafero

Toda essa zoada não faz sentido, uma vez que a prefeitura já anunciou que fará replantio de árvores em quantidade bastante superior àquelas que forem derrubadas. Não dá para admitir, nos dias atuais, que o ônibus tenha que “arrodear” a árvore para seguir a sua rota. Menos, menos.

Mais arrodeios

Os moradores de Pirambu e Santa Rosa de Lima estão penando para chegar até a capital, Aracaju. Duas pontes (uma interditada e outra caída) estão tirando a paciência de todos. Pelo visto, as soluções definitivas ainda vão levar algum tempo. Paciência, é o melhor caminho.

Nova Mesa

Nesta segunda, 9/12, o conselheiro Luiz Augusto Ribeiro será empossado como presidente do TCE/SE, em substituição ao conselheiro Ulices Andrade. No mesmo ato, a conselheira Suzana Azevedo toma posse como vice-presidente e Carlos Alberto Sobral como corregedor. A nova Mesa Diretora assumirá somente em 1º de janeiro e ficará à frente do TCE/SE durante o biênio 2020/21.

Farinha do mesmo saco

Enquanto falta dinheiro para serviços essenciais como saúde, educação e segurança pública, os parlamentares federais só pensam naquilo: fundo partidário e fundo eleitoral. Nas próximas eleições, em 2020, haverá um aumento significativo do fundo eleitoral para os candidatos torrarem com laranjas, abacaxis e pepinos. Todos os principais partidos concordaram com essa indecência. Todos!! Como se sabe, não há freira naquela paróquia. Direita e esquerda caminham na mesma direção. Quá-quá-quá!

                                                                                                                                           

Compartilhe

Veja Também

Receba Notícias Pelo WhatsApp