Coluna RADAR 11 de janeiro 2020

10/01/2020 22:19


Coluna RADAR 11 de janeiro 2020

 

Diga-me com quem andas...

“Não subirei em palanque com corruptos”. A frase é do ex-governador Jackson Barreto referindo-se à sua não aceitação de apoio do PSC ao prefeito Edvaldo Nogueira (sem partido), candidato à reeleição. Independentemente de qualquer avaliação desta “metáfora”, JB sabe, mais do que ninguém, que, no momento atual, não há peneira que consiga separar o joio do trigo, em palanque nenhum. Ou será que ele quis dizer que não irá participar do pleito deste ano? Um dia desses ele disse isso e deu no que deu. As freiras continuam no convento.

Peru calado

Ao tomar as dores do ex-presidente Lula no caso das faixas contra o petista que estão sendo divulgadas nas praias de Santa Catarina pelo empresário Luciano Hang, o jornalista Anselmo Góis ouviu o que não queria. O empresário citou que o jornalista era militante do PCB, amigo da KGB e cachaceiro igual ao barbudo. Seguindo os ensinamentos de Lenin, “acuse os adversários do que você faz”, disse Hang, que ainda alfinetou o conceituado jornalista afirmando que ele se omite em falar da famosa adega de Lula que abrigava vinhos caríssimos. Assim, só tomando uma!

Camaradas, até logo!

E o prefeito Edvaldo Nogueira, finalmente, deixou o PCdoB, partido que militou durante anos, desde a época de estudante. O tempo passou, a vida seguiu e ele sentiu que precisava mudar o discurso. E o faz no momento certo, exatamente numa estação propícia às mudanças político-administrativas. Sem dúvida, um novo ciclo está apenas começando. 

Tá tudo certo

Após a sua saída do PCdoB, pela porta da frente, o prefeito Edvaldo Nogueira caminha para assinar a ficha de filiação junto ao PDT. Mesmo sendo muito amigo do prefeito Padre Inaldo, Edvaldo garantiu a Fábio Henrique que não irá intervir na eleição de Socorro. Satisfeito, o deputado federal até postou nota em seu twitter saudando a chegada de Edvaldo.   

Passou o rodo

O prefeito de Propriá, Iokanaan Santana (PSB) demitiu, de uma só canetada, cerca de nove secretários municipais. Iniciou o último ano do mandato com gosto de gás. Mesmo assim, muita gente acredita que na próxima festa de Bom Jesus ele vai estar, apenas, vendo a Banda passar.

Voltou atrás

O presidente do STF, ministro Dias Toffoli, que estará em Sergipe por esses dias, decidiu restabelecer a resolução do Conselho Nacional de Seguros Privados (CNSP) que reduziu os valores cobrados pelo seguro DPVAT, em até 68%. A medida beneficia os proprietários de veículos e não põe em risco o pagamento de possíveis sinistros, uma vez que o Consórcio que administra o fundo dispõe de quase R$ 9 bilhões. Ponto positivo para o Governo Bolsonaro.

Martelo na mão

O prefeito de Itabaiana, Valmir de Francisquinho, não afirma, mas, também, não nega que o candidato preferido para sucedê-lo seja o secretário Adailton Souza (PR). O ex-senador Eduardo Amorim também colocou o seu nome à disposição do grupo. Quem sobe a serra desce com a certeza de que Valmir já escolheu o seu preferido. Só falta bater o martelo.

Novo rumo

Zé Franco, pré-candidato a prefeito de N.S do Socorro e fora do ninho dos Tucanos (PSDB), pode se filiar ao DEM a convite do amigo José Carlos Machado. Juntos poderiam montar uma chapa bastante competitiva e, certamente, daria novo diapasão na eleição daquele município. Sem dúvida, por debaixo dos panos, amigos comuns vislumbram essa possibilidade.

Porta dos Fundos

O ministro Dias Toffoli, presidente do STF, marcou um golaço, contra, ao determinar a liberação do especial de Natal produzido pelo Grupo Porta dos Fundos, em que retrata Jesus Cristo como homossexual. A decisão foi um verdadeiro “chute na bunda” da Associação Dom Bosco de Fé e Cultura e da comunidade cristã, que consideram a peça uma verdadeira ofensa à família cristã. Cruz credo!

Estória de pescador

Enquanto sua assessoria informava que o governador do Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja estava cumprindo compromissos no estado, o mesmo foi flagrado participando de uma animada pescaria, na Argentina. Sem estar de férias nem ter passado o cargo para o vice, o governador-pescador ainda debochou da Justiça ao postar um vídeo com a vara na mão. Peixe grande é outra coisa!

Queda de braço

O prefeito de Tobias Barreto, Diógenes Almeida, ganhou mais uma disputa contra a Câmara de Vereadores, que tenta dificultar a abertura de crédito suplementar destinado ao pagamento do 13º salário dos servidores, O Tribunal de Justiça, através o desembargador Ricardo Múcio, decidiu pela extinção de um mandado de segurança impetrado pela Câmara contra o prefeito. 

Cristal quebrado

Quando o PT decidiu lançar Marcio Macedo como candidato a prefeito de Aracaju, na última quinta-feira, ficou claro que a agremiação também se afastou da base do prefeito Edvaldo Nogueira. Decisão tomada, cada um seguirá o seu caminho. Enquanto o PT devolve os cargos, o professor Bittencourt (PCdoB) deixará a Secretaria da Inclusão Social e retornará à Câmara de Vereadores para assumir a cadeira que estava sendo ocupada por Camilo de João Daniel (PT). Vem mais coisa por aí.

Vamos nessa

Sem o PT aliado, a indicação do candidato a vice-prefeito na chapa de Edvaldo caberá, naturalmente, ao PDS, partido do governador Belivaldo Chagas. Nesse caso, o vereador Nitinho Vitale, poderá ser o escolhido, por indicação do deputado federal Fábio Mitidieri. 

Expectativa

Uma Ação Judicial contra uma conhecida autoridade irá sacudir os bastidores da vida pública sergipana, no início da próxima semana. Fiquem ligados.



Compartilhe

Veja Também

Receba Notícias Pelo WhatsApp