Coluna RADAR 25 de janeiro de 2020

25/01/2020 00:02


Coluna RADAR 25 de janeiro de 2020

O pau comeu

Começaram os campeonatos estaduais de futebol e, com eles, também, as condenáveis brigas de torcidas organizadas. Aracaju, Rio de Janeiro, Natal, BH... Com qualquer sotaque, esses marginais falam sempre a mesma língua e combinam confrontos que, às vezes, provocam até a morte de um ou de outro. Toda essa selvageria vem ocorrendo diante dos olhos daqueles que poderiam dar o apito final. Infelizmente, essas barbaridades ocorrem, exatamente, porque aqueles que têm à mão o Poder da caneta, do cassetete ou mesmo do cacete continuam assistindo a tudo, de camarote. Nos últimos anos, o mal vem derrotando o bem, em todos os campos. Literalmente.

Alô Energisa!

No último final de semana, moradores do bairro Ponto Novo passaram cerca de doze horas sem energia elétrica, por conta de uns galhos de árvores que, sem poda, causaram um curto-circuito na rede, na avenida Francisco Moreira. O fato ocorreu às 3 horas e somente às 14 horas, do domingo (19), é que a empresa concluiu o serviço. Não precisava tanto tempo pra “quebrar o galho” dos consumidores. Que desatenção!! 

Brincadeira de neném

Lembra daquela brincadeira “bem-me-quer e malmequer? Pois bem. Enquanto o ex-senador Eduardo Amorim tenta emplacar sua candidatura a prefeito de Itabaiana, no grupo do prefeito Valmir de Francisquinho, este se finge de morto e anda, à tiracolo, com o secretário Adailton Souza, seu preferido. Por outro lado, Jackson Barreto tenta se jogar no PT e, de cara, é rechaçado por setores do partido, com ar de deboche. Melhor, mesmo, é brincar de “Ciranda, cirandinha”, dar meia-volta e volta e meia e ir pra casa descansar.

Tá confirmado

O deputado estadual Luciano Bispo (MDB) confirma o empresário Edson Passos como candidato a prefeito de Itabaiana, pelo MDB. Apesar de aparecerem outros candidatos, a polarização, sem dúvida, será entre ele e o secretário Adailton Sonza (PR). Resta saber se o grupo dos Teles de Mendonça lança candidato ou apoia Edson Passos. Se isto ocorrer, será a confirmação do projeto Marilu. Leia-se Maria e Luciano.

Eu tô aqui, Propriá

A jornalista Ana Alves ficou muito animada com a repercussão dada a uma possível candidatura sua a prefeita do município. Filha de João e Maria, sobrinha de D. Menininha e prima de Luciano e José João, Ana tem uma retaguarda de respeito. O ex-prefeito Luis Chaves tá doido pra se juntar nessa campanha.

A alma do negócio

A propaganda continua sendo a melhor propulsão para alavancar qualquer produto. Não é atoa que o prefeito Padre Inaldo, de N.S. do Socorro, está gastando rios de dinheiro para melhorar a sua desfigurada imagem, enquanto gestor. À todo custo, tenta mostrar, através da propaganda, que meia-sola é igual a sapato novo, mas, esquece que o povo está calejado. 

Ai, Jesus

E por falar em Padre, o Carlos Alberto de Jesus Assunção, que celebrava em Estância e tinha pretensões de se candidatar a prefeito, foi transferido para a paróquia de Lagarto. Quando ele estava em Boquim e ensaiou uma candidatura a prefeito do município, foi transferido para Estância. Pelo visto, o maior adversário de Jesus é a própria Diocese, que não o quer prefeito, em lugar nenhum. Vai rezar, padre!

A bem da verdade

Um assessor muito próximo do prefeito Edvaldo Nogueira (sem partido) foi taxativo ao afirmar, numa roda de amigos, que “é bom deixar bem claro que não foi Edvaldo que deixou o PT. Aliás, ele nunca foi petista. Sempre foi filiado ao PCdoB. Na verdade, foi o PT que pulou fora”, concluiu o moço. Pensando bem, nessa história, há um fundo de verdade.

Carreira solo

A verdade é que o PT, há muito tempo, vem ensaiando a troca do papel de coadjuvante, tentando largar essa mesmice de vice (prefeita e governadora) para alçar voo mais alto, na titularidade dos cargos. O rompimento da base na eleição municipal é apenas um prenúncio do que ocorrerá em 2020. Lá na frente, o PT lançará o seu candidato a governador, cujo postulante atende pelo nome de Rogério Carvalho. Alguma dúvida?

Blocos na rua

Este ano, os pré-candidatos a prefeito colocaram os seus nomes na rua com certa antecedência, diferentemente de anos anteriores. Melhor para o eleitor que já sabe quem será quem, em outubro. Atitudes acertadíssimas dos pretendentes que, dessa forma, furam a panelinha apertadinha do período estipulado pela lei eleitoral. Quanto mais cedo o eleitor souber quem são os candidatos, melhor escolha poderá fazer. Beleza!

Exemplo lagartense

Em Lagarto, todo mundo já sabe quem são os candidatos a prefeito. A prefeita Hilda Ribeiro será, naturalmente, candidata à reeleição e, de antemão, sabe que vai enfrentar o representante da família Reis, cujo nome será definido durante o carnaval. De quebra, tem Jorge Prata, do Podemos e um possível candidato do grupo de Valmir Monteiro. 

Comigo, não

O Diretório do Partido Verde, de Nossa Senhora da Glória, apressou-se em divulgar uma nota oficial, informando que o pré-candidato a prefeito, Dr. José Augusto Oliveira, não tem e não terá apoio do deputado federal Valdevan Noventa (PSC). Na capital do sertão, o PV defende um novo modelo de fazer política e combate os velhos caciques que dominam a prefeitura há anos. Aposta no novo, sem vícios e sem artimanhas.

Boa, capitão

O presidente Jair Bolsonaro, categoricamente, afirmou, na Ìndia, que não haverá aumento de importo para a cerveja e pediu desculpas ao ministro Paulo Guedes, a quem disse seguir em 99%. A medida deixou os biriteiros eufóricos, logo numa sexta-feira (24). Haja saideira!

 

Compartilhe

Veja Também

Receba Notícias Pelo WhatsApp