Coluna RADAR 08 de fevereiro de 2020

07/02/2020 22:09


Coluna RADAR 08 de fevereiro de 2020

Gasolina batizada

O presidente Jair Bolsonaro disse na quarta-feira, 5, que vai zerar os tributos federais sobre os combustíveis, caso os governadores topem zerar o imposto estadual que incide sobre os produtos. De acordo com a Petrobras, 44% do valor dos combustíveis é composto por impostos (15% federais e 29% estaduais). Em cima da bucha, a maioria dos governadores reagiu, de forma contundente, contra essa possibilidade, alegando queda de receita. Irritado, o Bozo disse que estava fazendo papel de “otário”, baixando o preço nas refinarias enquanto o produto na bomba, só aumenta. O pior é que aquela turma que, diariamente, desce o pau no “mito” ficou caladinha e, até agora, não deu um pio sequer em defesa da medida que, se aprovada, aliviaria bastante o bolso da população. 

Surge uma luz

Mas, em meio à toda essa escuridão silenciosa, eis que surge uma luz no final do túnel. Segundo o Portal Único, do Amazonas, o governador do Acre, Gladson Cameli (Progressistas) aceitou o desafio do presidente e concorda em zerar o ICMS de 30% dos combustíveis. Já o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (DEM) afirmou aceitar o desafio e vai discutir com o presidente a questão. Ele topa, já disse. A redução total da tributação dos combustíveis pode ser o começo da sonhada reforma tributária, que há anos o país espera. Basta que cada um faça a sua parte. Quem sabe, faz a hora.

Pé na estrada

Aracaju conta, agora, com um novo modelo de transporte: o BusUBER. Clandestinamente, empresas de ônibus colocam linhas para vários destinos, saindo do estacionamento do Teatro Tobias Barreto. Como não se trata de excursão, cabe ao DER-SE fiscalizar, multar, e colocar ordem na casa. 

Alalaô 

E por falar em transporte, quando será que Aracaju terá ônibus urbanos com ar condicionado? A capital sergipana deve ser única que não dispõe desse serviço. 

Ah, a pesquisa!

A pesquisa para prefeito de Aracaju, divulgada pela TV Atalaia, mexeu profundamente com os bastidores da política sergipana. Aquele político que estava esnobando a chance de poder ser o vice de Edvaldo, de pronto, mudou o discurso. Por outro lado, a vereadora Emília Correa (Patriota) ficou “azeda” por não terem colocado o seu nome na consulta popular. O Instituto foi informado de que ela não seria mais candidata. Dá pra acreditar?

Deixa comigo

Podem anotar uma coisa: o prefeito Edvaldo Nogueira (sem partido) é quem vai comandar toda a arrumação da chapa de candidatos a vereador de Aracaju, pelo PDT, seu novo partido. Quando chegar a hora da onça beber água, caberá a ele comandar o processo.

Refletindo, ainda

O líder do prefeito na Câmara, vereador Vinicius Porto (DEM), decididamente não continuará na legenda, apesar de ser amigo pessoal do presidente estadual, José Carlos Machado. VP tem conversado bastante com o deputado estadual Jeferson Andrade (PSD) e com o prefeito Edvaldo Nogueira. Aguarda, somente, que a janela se abra.

Olhando pra frente

A disposição do ex-senador Eduardo Amorim (PSDB) de colocar-se à disposição do grupo liderado pelo prefeito de Itabaiana, Valmir de Francisquinho, para se candidatar a prefeito, este ano, o colocou, de vez, dentro de um projeto para 2022. Existe uma articulação para que Adailton Sousa seja o candidato a prefeito e, lá na frente, Valmir candidato a governador e Amorim a deputado federal. 

Pelo sim, pelo não

A Justiça obrigou o prefeito de Tobias Barreto, Diógenes Almeida (MDB) a se retratar, publicamente, perante o ex-prefeito Antônio Nery do Nascimento Júnior, a quem chamou de “ladrão”. Como o juiz Guilherme Diamantino deu um prazo de 15 dias para que Diógenes inicie a ladainha, sob pena de multa diária de R$ 300,00 até o limite máximo de R$ 10.000,00, Diógenes avalia se pede desculpas ou paga os dez “mangos”.

Pichador x pichador

Na cabeceira da ponte do rio Poxim, nas proximidades da UFS, em São Cristóvão, um pichador colocou a frase: “Che vive”. Então, alguém acrescentou: “No inferno”.

Chapa nova

Em Itaporanga D’Ajuda pode surgir um nome novo para disputar a prefeitura contra a ex-prefeita Gracinha Garcez. O nome do engenheiro Victor Mandarino tem crescido muito junto aos eleitores, sobretudo na faixa dos mais jovens. Correligionários já apostam numa chapa formada por Victor e Tercilia Cardoso, como vice-prefeita.

Tô nem aí

Durante a reabertura do ano legislativo, em todas os parlamentos do país (estaduais e municipais) o Poder Executivo esteve presente, através do titular ou um representante por ele delegado, que, formalmente, leu uma mensagem. Este ano, em Propriá o prefeito Iokanaan Santana (PSB) além de não dar as caras sequer mandou representante. Chateado, o seu líder na Casa, desde 2017, o vereador Samuel da Cunha, anunciou que, por falta de prestígio e atenção, estava deixando a função.  

Nó na garganta

Viúva de José Carlos Teixeira, Eugênia Teixeira guarda, até hoje, um enorme rancor pela derrota do marido nas eleições de 1986 para governador de Sergipe. Segundo ela, JCT foi traído por amigos históricos, como Jackson Barreto, a quem trata como “traidor-mor”. Vige!

Conosco, não

Correligionários do prefeito de São Cristóvão, Marcos Santana (MDB), não aprovam uma possível adesão do ex-prefeito Armando Batalha à campanha de sua reeleição. Acham que ambos têm perfis diferentes e não seria um casamento bem visto. A verdade é que Marcos Santana mudou, completamente, o perfil das administrações passadas, que levaram o município para as páginas policiais e trouxeram os órgãos fiscalizadores para dentro da prefeitura, diante de tantas irregularidades praticadas. Só não vê quem não quer.

Lá vem eles

Sempre que há eleição municipal, os chamados “movimentos estudantis” se organizam para fazer coro contra aumento da tarifa de ônibus. Geralmente os líderes são militantes de partidos políticos e montam palanque para os seus candidatos preferidos. Breve, nas ruas de Ará. Aguardem!!





Compartilhe

Veja Também

Receba Notícias Pelo WhatsApp