Coluna Radar 15 de fevereiro de 2020

14/02/2020 21:02


Coluna Radar 15 de fevereiro de 2020

Acabou-se o que era doce

O Banese caminha célere para a privatização, sem choro nem vela. E não é de agora que os sintomas estão sendo expostos para a sua clientela. Os correntistas mais apegados aos detalhes sabem do que se trata. A proliferação dos chamados “Ponto Banese” e o fechamento, de um dia para a noite, de 16 agências acabam, de vez, com qualquer dúvida, por acaso, ainda existente. Pelo que está posto, a privatização são favas contadas, com o aval do próprio governador Belivaldo Chagas. Aquele banco dos sergipanos, criado para fomentar os setores produtivos, é coisa do passado. Tudo está sendo feito de forma técnica, sem um pingo de sentimentalismo, como manda a matemática financeira.

Outra filosofia

De uns tempos para cá, o Banese especializou-se em disponibilizar o credi-salário, uma operação com risco zero pois os tomadores recebem na boca do caixa do próprio banco, cujos juros praticados não diferem muito das famigeradas financeiras que praticam agiotagem institucionalizada, sem nenhuma cerimônia. Tal como a Petrobrás. que foi saindo “de fininho”, o Banese também vai aos poucos mudando a sua estrutura para trocar de dono num futuro não muito distante. Sintomaticamente, essa é a (dura) realidade.

Enquanto isso

Segundo o advogado João Fontes, “a vice-governadora Eliane Aquino (PT) conseguiu abortar o fechamento da agência Marcelo Deda, do Banese, no bairro Santa Maria. Eliane tem muita sensibilidade para o papel social do Banco do Estado de Sergipe. Gol de Placa”. Será que o governador Belivaldo Chagas (PSD) também não consegue sensibilizar o presidente do banco, Fernando Mota? FM tem jeito de quem acorda mal humorado, passa o dia todo chateado e ainda vai dormir contrariado. Ave-Maria!

Piuí, piuí... lá vinha o trem

O desembargador Cézário Siqueira Neto brecou um “trem da alegria” que a Câmara Municipal de Carira queria colocar em prática, a todo vapor. Segundo o magistrado, a Lei aprovada pelos vereadores é totalmente inconstitucional. Os vereadores terão que andar na linha e reconhecer que, desta vez, pegaram o trem errado. Ou melhor, o bonde. 

Casa de Noca

A sessão da CCJ da Câmara dos Deputados, realizada para ouvir o ministro da Justiça, Sérgio Moro, expôs, mais uma vez para o Brasil, a desqualificação de determinados parlamentares que falam e agem como se estivessem numa zona. O tumulto foi tão grande que a sessão foi suspensa para preservar a ordem e a decência. Lamentável!

Puxadinhos

A maioria dos sindicatos são, na prática, extensões de partidos políticos, geralmente com ideologias esquerdistas. Não raro, os seus dirigentes conseguem se perpetuar nos cargos diretivos mediante rodízio de funções, sempre entre os mesmos. Tem até sindicalista que incorporou o nome do sindicato ao próprio sobrenome, em razão da longevidade da mamata sindical. Que a OAB não seja contaminada por essa tendência tendenciosa. 

O cancão não vai piar?

O Pleno do TRE rejeitou, por 6x0, a justificativa da defesa do deputado estadual Gilmar Carvalho (PSC) que queria sair do partido alegando estar sendo gravemente discriminado politica e pessoalmente. O relator, juiz Leonardo Souza Almeida, votou contra e foi acompanhado pelos demais membros da Corte. Com a decisão, Gilmar não será candidato a prefeito de Aracaju e continuará no PSC até o fim do mandato, em 2022, caso não haja, até lá, uma janelinha para pular fora.

E agora, José?

O PSC tem quatro deputados estaduais na ALESE. Capitão Samuel, Ibraim Monteiro, Vanderbal Marinho e o próprio Gilmar Carvalho que, agora, depois de nadar contra a correnteza, deve estar se sentindo “um peixe fora d’água”. Tanto é assim, que ainda na sexta (14/02) ele informou que irá recorrer ao TSE, para tentar deixar o partido, e que continua pré-candidato a prefeito de Aracaju. 

Time reforçado

O Partido Verde, em Nossa Senhora da Glória, ganhou um reforço de peso para as eleições municipais deste ano. O empresário Aparecido Dias (PSB), que já foi vice-prefeito com Chico dos Correios (PT), deixa a legenda comandada pelos Valadares e assina ficha de filiação no PV. Não será candidato, mas vai entrar de cabeça na campanha do advogado José Augusto Oliveira. 

Procurando Tu

E por falar em PV, o ex-prefeito José Almeida Lima anda “por aqui” com a direção do PV que decidiu não apresentar candidato a prefeito de Aracaju. Almeidinha, que estava todo prosa e já deitando falação, agora procura uma nova sigla para tentar viabilizar o seu projeto.

Haja delegado

Nas eleições para prefeito de Aracaju teremos, pelo menos, três delegados candidatos. Daniele Garcia, Georlize Teles e Paulo Márcio. Todos já estão em campo.

Agora é diferente

Os candidatos a vereador devem ficar atentos para a nova legislação eleitoral. Com o fim das coligações, acabou, também, aquelas arrumações para eleger um ou dois candidatos através de três ou quatro partidos nanicos. Agora, a Lei do Muricy está vigorando, pra valar. Pra ganhar a eleição, o candidato tem que passar sebo nas canelas e graxa nos sapatos.

Pensando bem

O Banese emitiu nota informando que não está fechando agências e sim transformando-as em “escritórios de negócios”. No Brasil é sempre assim. Quando falta argumento, cria-se palavras ou sentenças para despistar. Ou seja, explica, mas não justifica.  By by





Compartilhe

Veja Também

Receba Notícias Pelo WhatsApp