Coluna RADAR 14 de março de 2020

13/03/2020 18:29


Coluna RADAR 14 de março de 2020

Barra pesada

O Ministério Público ajuizou Ação Civil contra o prefeito da Barra dos Coqueiros, Airton Martins, dois secretários municipais e membros da Comissão de Licitação, para apurar a prática de crime contra a administração pública que pode ter gerado um prejuízo aos cofres da viúva em mais de R$ 16 milhões. O MPE pede que uma perícia seja realizada em treze contratos firmados, até o ano de 2016. 

Barra limpa

Sem dúvida, o prefeito da Barra, Airton Martins, parece não estar vivendo no tal mar de rosas que, até um dia desses, parecia desfrutar. Como se não bastasse o MPE no seu calcanhar, a oposição, unida, prega uma forte campanha para derrotar o seu candidato sob o manto de que vai “limpar” a prefeitura, acabando com o nepotismo e otimizando os recursos públicos, que não são poucos, e que foram mal usados pelo atual gestor. 

Cabe mais um

Mais um partido entra na disputa pela prefeitura de Aracaju. Trata-se do PTC -Partido Trabalhista Cristão-, que agora está sendo comandado, em Sergipe, pelo bacharel João Augusto Botto Nascimento. O nome deverá ser anunciado até o final do mês, mas, João Nascimento já adiantou que será um empresário bastante conhecido, com relevantes serviços prestados à coletividade. 

Contas rejeitadas

O conselheiro Carlos Alberto Sobral de Souza, na qualidade de relator, votou pela rejeição das contas do ex-prefeito de Canindé de São Francisco, Heleno Silva, referentes ao exercício de 2014. O julgamento foi suspenso por pedido de vista feito pelo conselheiro Ulices Andrade. 

Agora vai

José Almeida Lima continua insistindo em ser candidato a prefeito de Aracaju. Depois de ser rifado pelo PV, Almeidinha não perdeu tempo e conseguiu o comando estadual do PRTB.  Por onde ele for, será sempre “pau” em Edvaldo. Pra variar, Almeida Lima deixou o Partido Verde atirando pra todos os lados, bem ao seu estilo. Ele só sai assim!

Republicanos

O presidente estadual do partido Republicanos, ex-deputado federal Jony Marcos, está convidando as lideranças políticas do Baixo São Francisco para a posse do novo Diretório de Propriá, que será comandado pelo ex-prefeito José Américo Lima (Zé Américo). O ato está programado para o próximo sábado, 21, às 16 horas, na Câmara Municipal.

Outro revés

E o ex-prefeito de Capela, Manoel Messias Sukita sofreu duas pancadas, recentemente. Na última quinta-feira, o TCE rejeitou as suas contas referentes ao exercício de 2005. O recurso interposto não foi aceito pela Corte de Contas. Praticamente, no mesmo dia, o senador Rogério Carvalho (PT) anunciou que não cumprirá o acordo feito juntamente com o deputado federal Fábio Mitidieri (PSD), para apoiar a sua candidatura a prefeito de Capela e abonar a sua ficha de filiação no PT.

Esse não

Diferentemente do senador do PT, o deputado federal Fábio Mitidieri (PSD) continuará firme ao lado de Sukita, na foto do panfleto (já pronto) e nas ruas capelenses. O lançamento da pré-candidatura de Sukita, a prefeito de Capela, será no sábado, 21, às 19h, na Câmara de Vereadores. Com certeza, não será pelo PT.

Morde e assopra

Petistas muito ligados ao saudoso Marcelo Deda reagiram com indignação à manifestação feita pelo deputado estadual Iran Barbosa, que lamentou a ausência do ex-governador, entre nós. Um deles lembrou que Iran e Ana Lúcia chegaram até a promover o enterro simbólico de Déda, quando o mesmo, ainda vivo, lutava bravamente contra a doença. Há coisas que, realmente, ninguém esquece.

Sarapatel ali na mesa

Acostumado a comer filé à milanesa, o senador e delegado Alessandro Vieira (Cidadania) pode estar incrementando um tremendo “sarapatel de coruja” ao firmar uma aliança com os cassados ex-prefeitos de Riachão do Dantas, Laelson Menezes e Gerana Costa. Uma foto que registra essa aliança é a prova de vão caminhar juntos, na eleição deste ano. Resta saber como vão alinhar os discursos tão antagônicos. Quem foi Naninha!! 

E o preço da gasosa?

A crise econômica mundial causada pela epidemia do coronovírus e a guerra entre a Rússia e Arábia Saudita acabou por provocar a queda do preço dos combustíveis nas refinarias. Segundo a Petrobrás, a gasolina teve uma redução de 9,5% e o diesel 6,5%. Entretanto, na bomba... Na bomba é sempre uma bomba no bolso do consumidor. 

O x da questão

Está dando o que falar, uma denúncia formulada pela ex-prefeita de Laranjeiras, Ione Macedo Sobral, contra o atual prefeito Paulo Hagenbeck, o Paulão das Varzinhas, referente a supostos atos de improbidade administrativa, crimes contra a ordem tributária, fraudes em licitação e, pra terminar, formação de quadrilha. O processo que está em curso, trata da contratação de uma empresa de publicidade para prestar serviços para a prefeitura, mas, segundo a Dona Ione, realizou serviços particulares para Paulão. Se for vero, isso é o que se pode chamar de “caronavírus”. Salute, Salu! 

Chamem o Freud

Alguém sabe explicar “porquê” os cashs do BANESE que ficam próximos aos chamados Ponto Banese, geralmente não funcionam? No Bompreço da Francisco Porto isso é constante. Essas panes somente levam a clientela a pagar ou sacar nos Pontos, aumentando a lucratividade dos seus concessionários. Além do mais, no cardápio de mal atendimento banesiano ainda constam os inúmeros autoatendimentos que fecham nos finais de semana. Será que vamos ter que chamar o psicanalista?

Domingo Espetacular

O programa da Rede Record (TV Atalaia) que vai ao ar neste domingo, 15/03, trará uma nova versão sobre o assassinato do delegado Ademir Melo, morto a tiros no dia 18 de julho de 2016, enquanto passeava com o cachorro pela Alameda das Árvores, em Aracaju. A viúva, promotora de Justiça Caroline Leão, contratou um advogado que acredita na tese do latrocínio. Entretanto, a família do delegado contratou o perito Eduardo Llanos, que afirmou à FAM FM, que a tese do latrocínio será derrubada e que vai apresentar provas de que o delegado foi executado, cujos mandantes eram pessoas do seu convívio. O Domingo Espetacular, da TV Atalaia, vai estourar! Pelo menos, em Sergipe.

Coisa de demente

Durante a semana que passou, circulou pelas redes sociais a informação de que a direção da Ferrovia Centro-Atlântica, proprietária da malha ferroviária localizada ao longo da avenida Rio de Janeiro, em Aracaju, estaria querendo a recolocação dos dormentes que foram retirados, pela prefeitura, por ocasião da obra de restauração daquela artéria. Como sabemos, a malha já está desativada há anos e não há nenhuma perspectiva da volta do trem, nos próximos duzentos anos. Somente um demente poderia fazer questão por tão imprestáveis dormentes, pois o tempo da Maria Fumaça já passou, faz tempo!





Compartilhe

Veja Também

Receba Notícias Pelo WhatsApp