Coluna Radar 21 de março de 2020

20/03/2020 23:46


Coluna Radar 21 de março de 2020

Os áudios de Propriá

Ultimamente, alguns áudios (supostamente) contendo a fala do prefeito Iokanaan Santana (PSC) tomou conta da cidade ribeirinha e passou a ser o assunto mais comentado pela população. O teor das gravações é de baixíssimo nível e tratam da prática de crimes de toda ordem, praticados pelo gestor. Vão desde a apropriação indébita, passando pela falsidade ideológica, formação de quadrilha, improbidade administrativa, falda de decoro e por aí vai. Se comprovada a autenticidade da gravação, após perícia policial, não há a mínima condição moral ou judicial para o mesmo permanecer no cargo. 

Os áudios de Propriá 2

Diante dos fatos, a vereadora Dilma da Colônia (SD) apresentou um requerimento à Mesa Diretora da Câmara, assinado, também, pelos vereadores Nêgo de Marli (PTdoB) e Jairo Lemos (Solidariedade), solicitando a instalação de uma CEI (Comissão Especial de Investigação) para apurar o caso. Estranhamente, nenhum dos demais oito vereadores (são 11, no total) se manifestou favoravelmente à Comissão, e, pra completar, o presidente da Casa, José Aelson (PSD), valendo-se das recomendações da Secretaria de Estado da Saúde (caso do coronavírus) lavou as mãos e disse que vai ouvir a Assessoria Jurídica da Câmara.

Os áudios de Propriá 3

O que ninguém entende, também, é porque, viralizando tal qual o cononavírus, até o momento, esses áudios não chegaram aos ouvidos do Ministério Público, órgão tão eficiente, em todos os sentidos. Ao prefeito deve ser dado todo o direito de se defender perante o povo e a Justiça. O RADAR SERGIPE deixa de publicar os referidos áudios pela inexistência de uma perícia que comprove a sua autenticidade e, além do mais, pelas palavras de baixo calão contidas nos mesmos.

Pensando bem

Os “áudios de Propriá” vazaram pelas redes sociais somente após o prefeito Iokanaan Santana (PSB) ter apresentado denúncia contra o presidente da Câmara, José Aelson (PSD), junto ao TCE. Se, há muito tempo, eles (áudios) já existiam, será mera coincidência? Estavam encubados? Perguntar não ofende!

Chapa forte

Em Malhador, a oposição já está pronta para entrar em campo nas eleições deste ano. Jadinho Faro (PP) será candidato a prefeito e terá como vice o jovem Léo de Leondes (Pros), uma grata revelação da política local e que realiza um trabalho social bastante elogiado. Jadinho é esposo da ex-prefeita Sarina Faro que foi candidata e eleita em 2008.

Dormiu no ponto

Naquele ano, Jadinho Faro teve a candidatura indeferida, pelo TRE, por ter deixado de votar nas três eleições anteriores e, assim sendo, estava com o título de eleitor irregular. Por esse motivo, apresentou a esposa (Sarina), como candidata. Desta vez, ele garante que não vai “passar batido”. 

Prazo mantido

O Tribunal Superior Eleitoral mantém a data de 4 de abril como sendo o último dia para filiação partidária daqueles que quiserem se candidatar a prefeito ou vereador, este ano. A ideia de prorrogação da data por conta do coronavírus não vingou, como queriam alguns políticos. Por falar nisso, a tal janela para mudança de partido será fechada no dia 3 de abril. 

Sessões quinzenais

O TSE também decidiu que as sessões de julgamento presencial serão realizadas com o espaçamento de 15 dias, a fim de reduzir o contato entre os ministros. A Corte aprovou uma resolução que permite a análise virtual de todos os tipos de processo, evitando, assim, qualquer solução de continuidade dos julgamentos em andamento.

Fogo amigo

Aumentam, consideravelmente, as apostas sobre a existência de um fogo amigo aquecendo os corredores do Palácio Governador Augusto Franco. Há quem afirme, de pé junto, que todos os acordos políticos para a eleição municipal estão atrelados a uma possível eleição suplementar, para governador de Sergipe. Alguém duvida?

Na surdina

Finalmente, o ex-prefeito de Capela, Manoel Sukita, encontrou o partido que tanto procurava para se filiar, juntamente com a sua galera. Desde ontem (sexta-feira, 20) que preenche fichas do Republicanos, sem nenhum alarde. Alega que o coronavírus não permite aglomerações e nem auê. Por isso, tudo está sendo feito sem alarde e dando preferência àqueles que estão entrando pela janela.

Sem ôba-ôba

Pelo andar da carruagem, muitos atos de filiação partidária de candidatos a prefeito serão feitos à moda corona. Ou seja, sem aquela badalação tradicional promovida por políticos com destacado potencial eleitoral. Provavelmente, a filiação do prefeito Edvaldo Nogueira, ao PDT, deverá ser num ato bastante restrito, diferentemente daquilo já programado. 

Avante

Clovis Silveira, dirigente do partido Avante, garante que a agremiação está “quase” pronta para as eleições deste ano. “Falta pouco para fecharmos a lista dos 36 candidatos”, disse o dirigente, apostando na eleição de dois candidatos a vereador de Aracaju. O partido não terá candidato a prefeito e, até agora, não decidiu por apoiar nenhum dos pré-candidatos existentes.

Cálculos

Calcula-se que para eleger o primeiro vereador, em Aracaju, o partido terá que ter, aproximadamente, 12.500 votos. A partir de 22.000 votos, é possível eleger um segundo candidato. Por esses cálculos, certamente, alguns vereadores terão dificuldades de reeleição. 

Onde está a honestidade?

Em janeiro deste ano, o preço médio do litro da gasolina, no Brasil, era R$ 4,55. Segundo a famosa ANP- Agência Nacional de Petróleo-, de lá pra cá, o preço da gasolina vendida pela Petrobrás, nas refinarias, já caiu 30,1%. Linearmente, se essa redução fosse praticada na bomba, hoje o precioso líquido estaria sendo vendido em torno dos R$ 3,19, em média. Honestamente, a culpa não é do Governo!

Enquanto isso...

A rede Globo de Televisão continua insistindo em atacar o presidente Jair Bolsonaro, tentando desqualifica-lo, diariamente. E nesse desespero, não hesita em colocar os seus profissionais em situações ridículas, tal qual foi submetida a jornalista Delis Ortiz. “Obrigada” a constranger o presidente, na quarta-feira, 18, durante coletiva sobre o coronavírus, a competente profissional vestiu uma apertadíssima “saia justa”, desnecessariamente. Foi tosquiar e saiu tosquiada. 

Chovendo no molhado

De nada adianta fustigar o Bolsonaro, pois ele sempre responde cuspindo fogo. Os seus milhões de eleitores querem mais é que ele chute o pau da barraca. Afinal, dizem, foi pra isso que votaram nele. 

Deu na TV

O radialista Márcio Aragão, disse, através a Web TV Velho Chico, canal disponível no YouTube. que existe no alto sertão sergipano um movimento que quer pedir a prisão de Roberto Araújo e do deputado federal João Daniel, com base na Lei 7.170, lei de Segurança Nacional. Segundo o apresentador, os dois, com a “cuca cheia de cachaça”, andam espalhando mentiras através de uma emissora de rádio de Canindé. Danou-se.

Bem na fita

O prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira (sem partido), está bem cotado para o pleito deste ano. Não é atoa que a vaga de candidato a vice, na sua chapa, continua muito disputada. Durante a semana que findou, o deputado federal Laércio Oliveira, do PP, disse que o seu partido está na briga por esta vaga e que tem quadros qualificados para tal. Na coligação majoritária de Edvaldo já estão certos o MDB, PSD, PSC, PV, PCdoB, PROS e, possivelmente, o Avante.

Liberem os Tonhos

A deputada federal Talíria Petrone (PSOL-RJ), através do seu Twitter, afirmou que a instituição Direito de Defesa, acionou o STF pedindo a liberação da população carcerária para evitar uma epidemia de coronavírus. Eitcha “povinho” que gosta de defender bandido! 

Compartilhe

Veja Também

Receba Notícias Pelo WhatsApp