Coluna RADAR 04 de abril de 2020

03/04/2020 19:56


Coluna RADAR 04 de abril de 2020

Só vai na bala

Nas Filipinas, o presidente Rodrigo Duterte, deu ordem expressa para que as forças armadas atirem em quem descumprir a quarentena imposta aos moradores, por conta da pandemia de Covid-19. Nas últimas três semanas, o país registrou mais 2.400 casos com cerca de 100 mortes. Um brasileiro, carioca, que não quis se identificar, não duvida da palavra do filipino e, por isso, não arreda o pé de dentro de casa. No Brasil, bem... aqui são outros quinhentos mil réis.

Brasil Conta Comigo

Esse é o título do Programa criado pelo Ministério da Saúde, objetivando arregimentar profissionais da saúde para atuar no combate ao Covid-19. Pela portaria ministerial, estão sendo convocados os profissionais das áreas de serviço social, biologia, biomedicina, educação física, enfermagem, farmácia, fisioterapia e terapia ocupacional, fonoaudiologia, medicina, medicina veterinária, nutrição, odontologia, psicologia e técnicos em radiologia. 

E o Brasil, conta contigo?

Os profissionais da saúde habilitados para atuar devem preencher um formulário de cadastramento no site do Ministério da Saúde. Um link para o curso será enviado em seguida. A portaria determina que os conselhos profissionais das áreas devem enviar os dados à pasta e comunicar aos profissionais a necessidade de preencher o formulário. Os profissionais que descumprirem a convocação para o cadastro serão identificados pelo Ministério da Saúde e terão os nomes encaminhados aos conselhos profissionais.

Barrados no baile

A polícia acabou com uma festa que estava sendo realizada no povoado Pedra Branca, em Laranjeiras, na noite da última quinta-feira, 2. No local do evento, mais de 30 pessoas foram autuadas e os nomes enviados à Justiça, conforme manda o Decreto Governamental. 

Prazo final

Ontem, 3 de abril, terminou o prazo para os políticos que, filiados a partidos pudessem trocar de sigla sem o risco de perder o mandato. Não é necessário dizer que o corre-corre foi grande, pois, com ou sem coronavírus, o brasileiro deixa tudo para a última hora. Como é de praxe, não foi fácil conseguir falar com essa turma que, geralmente, negocia o passe ate os 44 do segundo tempo. Mas, vamos lá. Alguma coisa o RADAR conseguiu captar.

Prazo final 2

O PDT, de Aracaju, foi o partido que mais reforçou o seu time para as eleições de outubro. Além de Jason Neto, que lá já estava, outros quatro vereadores assinaram a ficha abonada pelo prefeito Edvaldo Nogueira. Vinicius Porto, Isac, Seu Marcos e Anderson de Tuca completam o quinteto que puxa a fila dos candidatos a vereador da capital. Pelo visto, a briga vai ser boa.

Prazo final 3

O vereador Lucas Aribé, trocou o PSB pelo Cidadania, indo se aninhar ao lado do senador Alessandro e Cia, alegando que o grupo se identifica mais com a sua ideologia. Com isso, o partido do ex-senador Valadares fica reduzido a um vereador: Elber Batalha. Américo de Deus, que ficou órfão da Rede, assinou a ficha do PSD, através do deputado federal Fábio Mitidieri.

Peixes

Os vereadores Cabo Didi (sem partido) e Thiaguinho Batalha (PMB) assinaram fichas de filiação ao PSC (Partido Social Cristão), abonadas pelo ex-deputado federal e super secretário do Rio de Janeiro, André Moura. Segundo o radialista Gilmar Carvalho, Thiaguinho não só assinou a ficha como reservou passagem para a cidade maravilhosa. Se não ganhar aqui, se muda (de mala e cuia) para o Rio e vai trabalhar com o padrinho.

Esquentando a máquina

O folclórico e sempre combatente Pedro Firmino mandou fazer o serviço do motor do seu caminhão e vai rodar Aracaju, em busca de uma vaga de vereador. Filiado ao PSDB, reconhece que o partido terá poucos candidatos (até agora, uns 17) mas, assegura, que não há medalhão. Um grupo de pessoas dispostas e sem estrelismo. “Aqui só tem gente fraca, que nem eu”, disse o homem do caminhão da feirinha. Sabido, todo!

É muita água

Em Propriá não se fala em outras coisas, a não ser no aumento da vasão do São Francisco e nas investidas de um pré-candidato a prefeito nos pré-candidatos a vereador e lideranças de bairro. Dizem que na cidade ribeirinha as coisas estão mudando igual à correnteza do rio, numa velocidade incrível! Troca-se de lado como se troca de canoa. Tudo feito às claras, sem nenhuma cerimônia. A Justiça que não ouviu aqueles áudios, também não vê essas coisas. Além de cega, surda.

Prefeitinho

O radialista Aloisio Andrade, o irrequieto “Prefeitinho”, pediu exoneração do cargo de secretário municipal do Meio Ambiente, de Lagarto, pois vai se candidatar a vereador. Ao apagar das luzes, deixou o PSB e assinou a ficha de filiação do PDT, atendendo convite do seu amigo deputado federal Fábio Henrique. Em lagarto, o partido é comandado por Leonardo Santos, o popular Léo do Créu. Prefeitinho apoia a reeleição da prefeita Hilda Ribeiro.

Quem foi Naninha!

Pouca gente acredita que o MDB, partido que já foi o maior deste país, não consiga, nos dias de hoje, formar uma chapa de candidatos a vereador, em Aracaju. O partido, que já teve nos seus quadros as mais expressivas figuras da política sergipana, está perdendo o seu norte. Uma pena. 

Al di la

E o secretário estadual da Saúde, Valberto Oliveira, somente vai deixar a pasta, para se candidatar a prefeito de Propriá, mais além. Valberto, que se filiou ao MDB, atende ao pedido do governador Belivaldo Chagas (PSD) e ficará no cargo até o mês de junho, prazo fatal para desincompatibilizar-se. Sem muito alarde, ele melhorou consideravelmente a qualidade dos serviços prestados à população, bem diferente do seu antecessor que fala pelos cotovelos e gastou muito com equipamentos desnecessários. 

Liberação

O advogado Said Shoucair, procurador da Fundação Renascer, está bastante otimista em relação a uma Ação ajuizada pela OAB e Ministério Público, que requer, junto ao Judiciário, a liberação de alguns menores infratores que já ressocializados, podem e devem ser liberados para o convício com as suas famílias e a sociedade. Otimista, Schoucair espera para os próximos dias uma decisão favorável ao pleito formulado.

Comemoração

Os deputados Fábio Mitidieri (PSD-SE) e Jeferson Andrade (PSD) estão comemorando a filiação do prefeito de Estância, Gilson Andrade ao Partido Social Democrático. A meta, agora, é costurar a escolha do candidato a vice. Jeferson e Fábio trabalham para organizar o PSD para as eleições municipais assim como a estadual, que já está batendo à parta. Ninguém duvide!










Compartilhe

Veja Também

Receba Notícias Pelo WhatsApp