Coluna Radar 18 de abril de 2020

17/04/2020 22:53

Por Cesar Cabral


Coluna Radar 18 de abril de 2020

Voto seguro

Pegando uma carona nessa discussão sobre a possibilidade do adiamento das eleições de outubro, por conta do coronavírus, e, considerando as ponderações do futuro presidente do TSE, Luiz Roberto Barroso, aliadas às sucessivas afirmativas de que o sistema é absolutamente seguro, nada melhor do que o ministro determinar o aperfeiçoamento do processo eleitoral brasileiro, a fim de permitir que o eleitor, em 2022, vote, sem sair de casa. 

Voto seguro 2

Ora, se o processo é seguro e o sistema inviolável, nada mais oportuno do que implementar essa modernidade, já em prática, há muitos anos, pelo sistema financeiro. Dentro do seu “sacrossanto lar”, o cliente paga e transfere recursos com rapidez, eficiência e segurança. Bem assim seria, na hora de votar. Com o sistema aberto no período determinado, cada eleitor, sossegadamente, sem filas, sem burocracia (tipo cara-crachá) votaria nos seus candidatos, numa boa.

Voto seguro 3

Sendo o nosso sistema eleitoral seguro e inviolável (como diz o TSE), o país economizaria uma estrondosa fortuna com os pleitos, não necessitando, portanto, arregimentar milhares de mesários, fiscais, ajudantes de juízes, carregadores de urnas, o diabo a quatro (ou aquático). De Brasília, a base de dados do TSE faria a totalização, instantaneamente, e, no horário previsto, liberaria o resultado oficial. Tão simples (e seguro) quanto pagar a conta de luz, pela internet. 

Ainda sobre eleições

O ministro Luiz Roberto Barroso disse ser contrário a realização de eleições gerais porque, com tantos cargos e uma infinidade de candidatos, seria impossível julgar, a tempo, os inúmeros pedidos de impugnações. No dia que se estabelecer que o candidato, para registrar candidatura, terá que apresentar determinada documentação (a exemplo dos concursos públicos), acaba, de uma vez por todas, com essa “pandemia”. Como fazer isso, só perguntando ao bispo. 

Negócio da China

O Governo do Estado alugou um hotel, na saída de Aracaju, pelo prazo de seis meses, a fim de acolher os profissionais que atuam nas diversas unidades da Secretaria da Saúde, durante o período que durar o combate ao coronavírus. Um negócio caído do céu para o dono do hotel, que iria receber quase um milhão de reais, se o contrato fosse mantido. Acontece que o Governo desistiu de fazer esse “check-in” e cancelou o contrato. O que se comenta é que, no mesmo período, auditores do TCE também estariam por lá.  

Sacolão de maldades

A Câmara dos Deputados (leia-se Rodrigo Maia) resolveu distribuir dinheiro público a torto e a direito, como se quisesse quebrar o caixa (ou a Caixa). Projeto aprovado na última quinta, 16, estende o auxílio emergencial, pago a trabalhadores informais, a outros grupos sociais, incluindo mães adolescentes e pais solteiros (se chefes de família, receberão em dobro). Também estão na lista, entre outros, pescadores profissionais e artesanais, agricultores, taxistas, motoristas de aplicativo e pipoqueiros ambulantes que vendem alimentos.

Cancela aberta

O projeto aprovado alcança uma quantidade bastante considerável de pessoas necessitadas, evidentemente. Todavia, inexplicavelmente, abre uma brecha para que o dinheiro público seja gasto sem nenhuma comprovação, pois, permite que pessoas sem CPF ou título de eleitor recebam o benefício. Imaginem a farra que vem por aí. Essa turma tá de brincadeira!

Pequena diferença

O norte e o sul são, literalmente, dois opostos. Enquanto a prefeitura de Umbaúba concedeu reajuste salarial para os agentes comunitários de saúde e combate às endemias, a prefeitura de Canindé de São Francisco exonerou todos os ocupantes de cargo em comissão, com raríssimas exceções, claro. Atitudes bem diferentes em período igual.

Novo Decreto

O governador Belivaldo Chagas (PSD) baixou um novo Decreto (40.576), na última quinta-feira, 16, permitindo o funcionamento de lojas de material de construção, imobiliárias, concessionárias de veículos, lojas de auto-peças, cartórios e tabelionatos, escritórios de arquitetura e engenharia, empresas de assistência técnica, óticas, hotéis, motéis e pousadas. O Decreto é rigoroso quanto às medidas de proteção determinadas pelo Ministério da Saúde. Difícil, mesmo, são os clientes dos motéis manter o distanciamento recomendado. Aí é “fogo”, com ph de farmácia!

A máscara caiu

Após passar o cargo ao novo ministro da saúde, Luiz Henrique Mandetta foi saudado pelos assessores, na sede do ministério, embalados pela música “O que é, o que é”, do Gonzaguinha. O vídeo mostra a turma toda sem máscaras, alegres, dançando e se cumprimentando entre abraços e apertos de mão. Exatamente, na contramão de tudo que o, até então, ministro, Mandetta propalava. Isso a Globo não mostrou.

A máscara caiu 2

Aliás, a Globo tem deixado de mostrar muitas outras coisas, mas, por outro lado, mostrou, com categoria, como se faz o mau jornalismo. A emissora dos Marinho, devedora de milhões e milhões de reais ao Governo, insaciável na arte de conseguir recursos públicos, tá cuspindo fogo porque a torneira está fechada. Tendenciosamente, faz jornalismo tupiniquim, da pior espécie. Na Globo, todo mundo vê.

Lá vem o trem

Ao apagar das luzes, bem no finalzinho do seu mandato, o prefeito da Barra dos Coqueiros, Airton Martins, anuncia, em grande estilo, a realização de concurso público para o preenchimento de quase 600 cargos de níveis fundamental, médio e superior. As inscrições estarão abertas de 16 de maio a 18 de junho e as provas serão realizadas no dia 30 de agosto, um mês antes da eleição. 

Lá vem o trem 2

O resultado, certamente, sairá somente após a realização da eleição municipal, pois, nesse período, todos estarão envolvidos no pleito, naturalmente. Anda e vira, o fato se repete, ali e alhures: prefeitos, em fim de mandato, inchando a máquina para o sucessor administrar. Interessante, é que após 7 anos, somente agora é que se descobriu tal necessidade. O macaco só quer entender!

Haja Jota

O ex-prefeito de Laranjeiras, Juca de Bala (MDB) está muito animado com a companhia do vereador JJ, como seu candidato a vice-prefeito. O vereador José Carlos Sizino Franco, o JJ, é um político laranjeirense de muita credibilidade junto ao eleitorado, razão pela qual fortalece, bastante, a campanha de Juca. A oposição já festeja com o grito de guerra “agora e J e JJ”.

Vai mano

O engenheiro Victor Mandarino não será candidato a prefeito de Itaporanga d’Ajuda, conforme andou sendo ventilado. Os Mandarino indicaram o vereador Humberto Silveira (PP) como pré-candidato a vice-prefeito, ao lado do atual Otávio Sobral, que tentará a reeleição. Guilherme Mandarino, irmão de César e Victor, será candidato a vereador, cuja base eleitoral é o povoado Nova Descoberta.

Sem sindicatos

O Supremo Tribunal Federal decidiu na sexta, 17, que os acordos individuais celebrados entre patrões e empregados, para reduzir a jornada de trabalho e respectivos salários durante a pandemia, não necessitarão que os sindicatos deem aval para validar essas negociações. 

Situação periclitante

O presidente Jair Bolsonaro decidiu partir pra cima do presidente da Câmara, deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ), a quem acusa de querer o pior para a nação, através de ações que travam a sua administração. O clima não é bom entre os Poderes e o momento é de muita expectativa. Os mais experientes acreditam que, mesmo com aeroportos praticamente fechados, tem muita coisa no ar, além dos tradicionais aviões de carreira.

Compartilhe

Veja Também

Receba Notícias Pelo WhatsApp