Coluna Radar 3 de maio de 2020

02/05/2020 23:19

Por César Cabral


Coluna Radar 3 de maio de 2020



Borboleta biruta

Deu a louca nos contadores da DESO, nos últimos dias. Consumidores de várias cidades sergipanas tiveram os valores elevados de forma assustadora, do dia para a noite. Em Poço Verde, por exemplo, são inúmeros casos. A companhia precisa, urgentemente, explicar o motivo e normalizar o sistema de leitura dos seus medidores. 

Ainda a DESO

Enquanto isso, não há como negar que a empresa foi célere na resolução da precariedade do abastecimento do conjunto Manoel Gomes, em Feira Nova. Em 24 horas resolveu a demanda da comunidade. Nesse caso, o registro está feito, corretamente. 

Até mais ver

O Hotel Radisson, agora sob a direção de um grupo de Paripiranga-Ba, fechou as portas para uma reforma geral nas suas instalações. O novo proprietário aproveitou a crise da pandemia para suspender as atividades. A previsão é que o mesmo seja reaberto bastante reformado, com outra bandeira e com os mesmos funcionários, os quais foram demitidos (todos) no último dia 28. 

Makro vai fechar

O supermercado Makro é mais um empreendimento que fecha suas portas, em Aracaju. Os seus funcionários já estão cumprindo aviso prévio e o encerramento da loja ocorrerá paulatinamente, á medida que os produtos sejam comprados. O Makro foi reaberto em 2018, após toda a loja ter sido destruída por um grande incêndio. Ressurgiu das cinzas e durou apenas dois anos. Uma pena!

Pegou de mal jeito

A tão propalada suspensão temporária dos empréstimos consignados anunciada pelo BANESE, acabou por penalizar servidores e aposentados que recebem até R$ 3 mil. O pagamento foi feito no dia 30 e o sistema do banco (para acesso ao benefício) somente estará disponível nesta segunda, 4. Os mais abastados, que receberão a partir do dia 8, terão os vencimentos depositados integralmente. A turma da mixaria só terá a parcela suspensa, no salário de maio. Pegou mal, muito mal, governador!

Situação muito estranha

O que se sabe, à boca miúda, é que o governador Belivaldo Chagas não anda nada satisfeito com a atual diretoria do banco. O presidente Fernando Mota, andou sumido por quase um mês, sem motivo aparente. Quem conhece a instituição afirma que muita coisa precisa ser explicada.

Resposta dura

Ninguém entendeu muito bem a dureza da resposta dada pelo governador Belivaldo Chagas a um questionamento feito pela prefeita de Lagarto, Hilda Ribeiro, esposa do deputado federal Gustinho Ribeiro, a respeito da flexibilização do comércio na cidade interiorana.  

Teixeiramente

O empresário Teixeira Caminhões vem obtendo considerável sucesso nos seus negócios, tanto no comércio quanto na política. Foi um dos primeiros donos de posto de combustíveis a vender gasolina abaixo dos R$ 4,00, este ano. Na política, vai ocupando importantes espaços, no interior. Em Porto da Folha, alinhou-se com o prefeito Marcos de Dr. Miguel (PSD) e, assim, indicou a secretária de Ação Social, manteve o atual secretário da saúde e pode fazer parte da chapa majoritária.

Teixeiramente 2

Já em Siriri, onde mantém um posto de combustíveis, aposta no crescimento político da filha Stephany Teixeira, hoje assediada por muitas lideranças locais para se candidatar a vice-prefeita, nas três principais chapas possíveis. A “filhinha do papai” tem voo próprio e analisa, calmamente, todas as possibilidades. Tudo indica que vai optar por caminhar ao lado de Marquinhos, que na última eleição andou batendo na trave.

Cadê as palmas?

Ao tomar posse como novo ministro da Justiça, André Mendonça mostrou um elevado saber jurídico e uma invejável formação acadêmica. Mestre em Direito pela famosa Universidade de Salamanca, Espanha, foi considerado por um dos seus mestres como um dos seus mais qualificados alunos. André nasceu em Santos e estudou no Colégio Militar de Porto Alegre. Infelizmente, os sindicatos de professores fizeram campanhas ostensivas para que não se implantasse colégio militar em várias cidades brasileiras. Aracaju, por exemplo, foi uma delas. A ignorância atravanca o progresso, literalmente. 

Sinal de vida

Muito tem se falado sobre a ausência da vice-governadora, Eliane Aquino, na linha de frente do combate ao cononavírus. Até pessoas próximas têm se manifestado a respeito desse seu comportamento, principalmente pelo fato de que ela foi secretária da Inclusão e Assistência Social. 

Ele quer azucrinar

O irrequieto Nelson Araújo será candidato a vereador de Aracaju. Conhecido por formular denúncias contundentes, Nelson, que já foi deputado estadual por três vezes, quer balançar as estruturas da Câmara Municipal de Aracaju. 

Caixa pegando fogo

A busca pelo auxílio do Governo levou milhares de pessoas às agências da Caixa, recentemente. No amanhecer do sábado, 1º de maio, dois cashs de diferentes agências, em Aracaju, tiveram princípios de incêndio, logo debelados pelo Corpo de Bombeiros. A Superintendência em Sergipe, garante que as agências das avenidas Francisco Porto e ministro Geraldo Barreto Sobral voltarão a abrir no menor espaço de tempo possível.

Doença antiga

Nem acabou a pandemia, ainda, e já começaram a pipocar os primeiros casos de superfaturamento na compra de equipamentos para o combate ao coronavírus. Casos “cabeludos” já surgiram em diferentes regiões do país. Sem dúvida, os agentes de combate a essa “endemia” chamada corrupção, se não morrerem de covid-19, vão ter muito trabalho pela frente. Só Jesus nessa e em outras causas.

Até quando?

Veículos transitando pelas areias das praias causam incômodos e acidentes. Na sexta, 1º de maio, por volta das 13hs, uma caminhonete preta, em alta velocidade, atropelou uma jovem nas proximidades da praia do Viral. Ela está na UTI e o causador livre, leve e solto. 

Muita conversa

Pré-candidato a prefeito de Canindé de São Francisco, Kaká Andrade (PSD) afirma que tem conversado com todas as lideranças municipais, de forma franca e aberta. Manteve diálogo com Heleno Silva e Rosa Feitosa, ex-prefeitos, além de vários vereadores. Em nenhum momento se tratou de cargos nem formação de chapa, mas da difícil situação que o município está mergulhado. O tema, segundo ele, é só um: salvar Canindé.

O bicho tá pegando

Em Propriá, a eleição promete bastante. Enquanto Luciano de Menininha avalia se é ou não candidato a prefeito, a Coluna recebeu a informação de que o diretório municipal já decidiu pelo apoio à candidatura de Valberto de Oliveira e indicará o candidato a vice. Por outro lado, o advogado Marcio Dória (PT) perdeu o apoio de Renatinho Brandão, que resolveu apoiar o presidente da Câmara, Aelson dos Santos (PSD). O atual prefeito, Iokanaan Santana (PSB), tem contra a possível instalação de uma Comissão Parlamentar de Investigação, arquitetada pela vereadora Dilma da Colônia, para apurar os famosos áudios comprometedores. Pra começo de conversa, tá bom demais.







Compartilhe

Veja Também

Receba Notícias Pelo WhatsApp