Coluna Radar 9 de maio de 2020

08/05/2020 18:13

Por César Cabral


Coluna Radar 9 de maio de 2020

Profissionais valorosos

Em meio a essa crise que assola o mundo e o nosso país, algumas categorias profissionais merecem ser dignamente homenageadas pela dedicação, esmero, civismo e apoio aos seus semelhantes. Dentre tantos, estão os profissionais da saúde, bombeiros, policiais, motoristas, etc. Mas, diante da ação do Governo Federal, que liberou o oportuno auxílio emergencial para brasileiros em situação de risco, surgiu uma categoria profissional que merece o reconhecimento de todos os brasileiros: os incansáveis funcionários da Caixa Econômica Federal.

Profissionais valorosos 2

Enquanto a maioria da população estava sendo aconselhada (e obrigada) a ficar em casa, esses abnegados mais que dobraram as suas atividades para atender a tantos cidadãos que, por extrema necessidade, enfrentavam filas quilométricas sob sol, chuva e muito desconforto. Foram milhões e milhões de atendimentos por esse Brasil continental. Mas, essa exposição e essa dedicação causaram perdas irreparáveis para a Caixa. Até agora, onze bancários morreram por causa da Covid-19, contaminados enquanto trabalhavam.

Profissionais valorosos 3

Esse é o exemplo maior de que estamos enfrentando uma guerra. E na guerra, bravos guerreiros morrem pela pátria, inevitavelmente. Mas, mais doloroso do que tombar pelo bom combate é o não reconhecimento por quem deveria. Infelizmente, vários funcionários da Caixa estão sendo agredidos por pessoas inescrupulosas, sem educação, que xingam e até dão socos por não terem direito ao benefício. Agem, assim, selvagemente como se deles fosse a culpa pelo não acesso ao auxílio. Que esses bravos tenham forças suficientes para terminar, com louvor, tão importante trabalho pelo social e pela vida. O país agradece e reconhece!

Vara muito curta

Os atritos entre os Poderes Executivo e Judiciário estão indo muito além da Praça dos Três Poderes, em Brasília. Não é de agora que renomados juristas se revezam nas defesas de teses em torno dessa “possível” desarmonia existente, no momento. Em tese, a interferência do STF no Palácio do Planalto nunca foi tão reiterada quanto agora. Não há como negar que estamos diante de uma crise institucional que pode gerar consequências altamente desastrosas para o país e para o seu povo. A saída de Sérgio Moro e as nomeações de cargos na Polícia Federal acenderam o pavio desse barril de pólvora.

Vara muito curta 2

A velocidade com que o SFT está agindo na apuração daquilo que falou Sérgio Moro e a não menos açodada requisição de provas podem causar um rompimento desses Poderes. O decano Celso de Melo, sob o manto da sua toga, determinou a ouvida de ministros militares (generais) “adiantando de antemão” que os mesmos poderão ser conduzidos debaixo de vara caso, deixem de comparecer como testemunhas sem justa causa. O alerta, mesmo que constitucionalmente previsto, não foi bem recebido pelas testemunhas arroladas.  

Menos, por favor

O presidente estadual do PT, deputado federal João Daniel, garante que o candidato do partido a prefeito de Propriá será o advogado Márcio Dória. Daniel enaltece o nome escolhido sob os auspícios de que Propriá carece de uma boa administração desde a última vez que o Partido dos Trabalhadores esteve no Poder. Esquece, contudo, que Paulo Britto (PT) teve uma gestão tão mal avaliada que sequer terminou o mandato. Ao renunciar, entregou a prefeitura ao vice, Zé Américo (PSC), que fez questão de fazer tudo igual.

Agora lascou!

Até parece que Propriá faz parte de outro sistema solar, pois naquela linda cidade tudo é permitido, dentro ou fora da lei, como se naturalmente fosse. Depois da impunidade daqueles áudios altamente comprometedores, a Câmara de Vereadores foi palco de uma acusação não menos estarrecedora. Em plena sessão, o vereador Samuel Menezes (DEM) revelou que o prefeito Iokanaan Santana (PL) tentou dissuadi-lo de trocar de partido mediante uma proposta que ele não aceitou, apesar de ter sido o dobro daquela oferecida aos que permaneceram na base aliada. 

E agora?

Para completar, Samuel disse que “esse lado que está na administração não tem respeito com o dinheiro público nem compromisso com o povo de Propriá”. Pelo que se vê, as negociatas não são mais feitas na calada da noite, embaixo do viaduto. Agora, tudo é feito às claras e sem cerimônia, com papel passado, nas barbas da Justiça Eleitoral. É, ou não, uma cidade de outro planeta?

E por falar em Planeta...

O Tribunal de Contas deu prazo de dez dias para que a prefeitura de Neópolis se manifeste sobre denúncia a respeito de descumprimento da lei de licitações em contrato com a empresa Planeta Indústria e Serviços Ltda, que cuida de limpeza pública. Já a Câmara de Vereadores tem 90 dias para exigir, da prefeitura, medidas saneadoras. A Planeta alega que foi escanteada ilegalmente da licitação e colocada em “órbita”. Quer, por que quer, recuperar o “seu espaço”. O bicho do lixo tá pegando! 

Laranja na parede

O Tribunal Regional Eleitoral decidiu, finalmente, afastar, o prefeito e a vice de Ilha das Flores, Cristiano Cavalcante e Eleni Lisboa, atendendo pedido do Ministério Público Eleitoral após o julgamento dos embargos de declaração, na última quinta-feira, 7. O prefeito pintou todos os prédios públicos na cor laranja, a mesma da sua coligação política. Quinze dias antes da eleição de 2016, suspendeu as aulas de uma escola e carregou na tinta. 

Laranja na parede 2

Segundo o Ministério Público Eleitoral, o prefeito Cristiano Cavalcante pintou 32 prédios públicos nas cores verde e laranja, numa referência clara às cores da sua campanha política. Vale salientar que a escola que foi fechada para ser pintada é um local de votação usado pela Justiça Eleitoral. Com a decisão, o presidente da Câmara, vereador José Sebastião Filho (PSC), assumirá a prefeitura, até a eleição do próximo prefeito. Com essa pandemia, é possível que o mesmo fique no cargo até 31 de dezembro.  Como disse o saudoso mestre Ataulfo, “laranja madura na beira da estrada, tá bichada ou tem marimbondo no pé”. 

Agora, não

A pré-candidata a prefeita de Aracaju, Georlize Telles (DEM), quando questionada pelo jornalista Douglas Magalhães sobre a sua possível candidatura, confirmou que está decidida, mas que o momento não é para falar nesse assunto. O importante, agora, é salvar vidas e cuidar das pessoas. Quando tudo isso passar vai visitar seus amigos, um a um, e vai querer encontrar todos vivos. Viva ela!

Nota mecânica

O Grupo de Mecânica Estatística do Departamento de Física da UFS, sob o comando do professor André Maurício Conceição de Souza, chegou à conclusão que Sergipe passa por um período de descontrole da Covid-19. O aumento de casos e a elevada taxa de ocupação de leitos hospitalares são dados muito preocupantes. Se a pandemia continuar nessa balada, em pouco mais de uma semana a quase totalidade dos leitos (inclusive UTIs) estarão ocupados. Se nos próximos dias a situação não mudar, sugere um possível “lockdown”, pelo menos em Aracaju.

Compartilhe

Veja Também

Receba Notícias Pelo WhatsApp