Coluna RADAR 23 de maio de 2020

22/05/2020 19:43


Coluna RADAR 23 de maio de 2020

Zona de perigo

A região fronteiriça de Aracaju, formada pelos municípios de Itaporanga D’Ajuda e São Cristóvão, vive em perigo constante durante o período de chuvas intensas. As estradas são alvos das águas de março (ou não), desde que torrenciais e contínuas. Um trecho da BR-101 ruiu logo após a conclusão da obra. A SE 255, que ligará Itabaiana à BR-101, teve uma parte levada pelas águas, recentemente. Essa obra se arrasta por mais de sete anos e concorre com a duplicação da BR-101 na disputa pelo troféu “morosidade”. Difícil saber quem ficará com esse abacaxi. A 101, no trecho norte, está andando. Entretanto, a SE 255 está parada há quase dois anos e sem data para a retomada. Essa pegou o coronavírus há muito tempo. E o dinheiro, oh, indo por água abaixo...

Dormiu no ponto

A prefeitura de Aracaju agiu rápido na zona do Largo da Aparecida que estava prestes a ser (como foi) inundada. O mesmo não aconteceu em Laranjeiras, cidade que sofre constantemente com enchentes. Quando o prefeito Paulão das Varzinhas chegou, já encontrou tudo boiando. Mesmo assim, distribuiu kits de higiene, máscaras, álcool e tirou fotos com os desabrigados.

Espie aí

Para aqueles que declararam Imposto de Renda e esperam receber algum troco de volta, a consulta ao primeiro lote de restituição está disponível desde ontem, sexta-feira, 22. O prazo para a entrega da declaração foi estendido até o dia 30 de junho.

Nome aos bois

Andando pelo sertão, já em campanha para governador, o senador Rogério Carvalho (PT) esqueceu de dar o devido crédito ao ex-prefeito Tonho de Dorinha (PSB), que não mediu esforços para a construção da Clínica da Saúde, em Poço Verde. A obra somente pode ser concretizada mediante convênio celebrado com a prefeitura. Tá feito o devido registro.

Sempre na moda

Sabe aquela história da “velha política”? Pois bem. Nunca sai de moda. Entra e sai governo e a danadinha sempre em voga. Interessante (e ridículo) é ouvir pessoas que quando estiveram no Poder se valeram das mesmas práticas sem o mínimo de cerimônia, e, agora, debaixo de uma peneira esfarrapada, querem posar de bom moço. Essa turma não tem jeito, mesmo. Não é à toa que está faltando óleo de peroba na praça.

Nomenclatura interiorana 2

No interior nordestino é comum as pessoas serem conhecidas como sendo “fulano de ciclano”, ligando-se o nome do então desconhecido a algum membro familiar mais conhecido, evidentemente. Em Itabaiana, há um caso típico que exemplifica, muito bem, tal situação. O empresário Zé do Dona (João Alves dos Santos, que nem Zé era), próspero comerciante e bem conhecido na região, emprestou o seu apelido aos filhos que fizeram carreira política com tal pseudônimo. 

Nomenclatura interiorana 2

Assim surgiu o empresário e político João, seu filho, que passou a ser conhecido como João de Zé de Dona, eleito prefeito de Itabaiana. Seu irmão, o Milton, ainda ilustre desconhecido, pegou carona no mesmo mote e passou a se chamar Zé Milton de João de Zé de Dona. Foi deputado estadual. Os sobrenomes ninguém nunca ouviu falar. Mas, todos marcaram época enquanto representantes do povo. 

Nomenclatura interiorana 3

Em Simão Dias, terra dos Deda, Valadares, Carvalho e etc., um jovem pré-candidato a prefeito segue na mesma linha usando o mesmo artifício. Fábio, irmão do deputado estadual Rodrigo Valadares (PTB) e filho do saudoso Pedrinho Valadares, já circula nas redes sociais como Fábio de Pedrinho Valadares (seu pai). Em outras palavras, trata-se do Fábio de Pedrinho Valadares sobrinho de Tonho Valadares. Assim, todo mundo sabe quem é.

Prazo dilatado

O Ministério da Educação estendeu o prazo das inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) para até as 23h59 da próxima quarta-feira, dia 27 de maio. O prazo terminaria na última sexta-feira, 22 e os boletos poderão ser pagos até o dia 28, quinta-feira da próxima semana.

Tá chegando a hora

A oposição em Porto da Folha se aproxima da data fatal para escolher os candidatos a prefeito e vice nas eleições deste ano. Segundo uma liderança local, até o final do mês o Dr. Júlio, pré-candidato oposicionista, saberá se estará apto, ou não, para disputar o pleito. Caso negativo, ele indicará o vice o ex-prefeito Manoel de Rosinha indicará o candidato a prefeito. A oposição está confiante e aposta no elevado índice de rejeição do atual prefeito, Miguel de Dr. Marcos.

Dor de cotovelo

Moradores de Estância estão bastante chateados com o prefeito Gilson Andrade (PSD) pelo fato de que o mesmo está assistindo de camarote o início das obras da adutora do Piauitinga, que levará água para Lagarto. Bairristas, os estancianos queriam, antes, tirar melhor proveito do manancial uma vez que ainda existem muitas comunidades, na zona rural, sem o precioso líquido devidamente tratado. Acham que o prefeito deveria ter desfraldado a bandeira “farinha pouca, meu pirão primeiro”.

Olha a faca

O secretário municipal de infra-estrutura de Santa Luzia do Itanhy, Manuel Walter da Cruz, irmão do prefeito Edson da Cruz, já está em casa após ter recebido um golpe de facão no rosto, desferido por um tratorista, funcionário da prefeitura. Com um corte profundo, o mesmo esteve hospitalizado em Aracaju, no Hospital Primavera. O motivo da agressão não foi revelado, ainda.

Da Cruz credo

O prefeito de Santa Luzia do Itanhy, Edson da Cruz, não tem a mínima cerimônia para empregar parentes em cargos de confiança. Além do “mano Walter”, que recebeu o tal golpe de facão, também ocupam cargos, a esposa, Isabel da Cruz (duas secretarias- Saúde e sec. da Assistência Social) e o sobrinho Cledisson da Cruz (secretário de esportes). No segundo escalão figuram, ainda, uma irmã e outros sobrinhos. Família que trabalha unida, carrega a cruz unida.

Tocando em frente

A ex-vereadora de Santa Rosa de Lima, Marilene de Santana Oliveira, depois que rompeu com o prefeito Júnior Macarrão, decidiu se candidatar, este ano, apoiando Janilson Alves (PSC) pré-candidato a prefeito. Marilene teve as contas da sua gestão como presidente da Câmara (2015) consideradas irregulares pelo TCE.

Favoritos

Está muito claro o favoritismo da dupla Jadinho/Léo de Leondes como candidatos a prefeito e vice-prefeito de Malhador. O primeiro é uma liderança consolidada e o segundo, uma jovem e grata revelação da política local. Nessa pandemia, trabalham na surdina e já fazem um tremendo barulho na cidade.

Marcha lenta

Os rodoviários do transporte da Grande Aracaju estão com os salários atrasados e ameaçam paralisar as atividades, caso a grana não esteja depositada até o dia 5 de junho.

Quem será?

O blogueiro Thiago Reis avisou aos navegantes que o TJ/SE autorizou o bloqueio de 30% do salário de um conhecido parlamentar para fins de quitação de uma dívida de campanha gerada na distante eleição de 2014. Uma pista: segundo o blog, naquele ano o camarada não se elegeu, mas, em 2018 estourou a boca do balão. Fique em casa, com um barulho desse!

Perguntar não ofende

Por que será que o STF engavetou o pedido de quebra do sigilo telefônico do “maluco” Adélio Bispo? Merece uma “bala” quem responder. 






Compartilhe

Veja Também

Receba Notícias Pelo WhatsApp