Colunar Radar 07 de junho de 2020

06/06/2020 22:08


Colunar Radar 07 de junho de 2020

Maluco beleza!

O Ministério Público Federal terminou por considerar o Adélio Bispo, autor da tentativa de homicídio contra o presidente Jair Bolsonaro, como débil mental, concluindo, também, que o mesmo agiu sozinho ao praticar o ato, em Juiz de Fora-MG, dias antes da eleição presidencial. Evidentemente que o MPF deve ter lá as suas razões apesar de que, até então, não se tem notícia de que o mesmo foi a pé para Minas Gerais e, muito menos, que durante o trajeto rasgou dinheiro ou comeu cocô. Também, os doutos procuradores não acharam estranho o fato de que renomados e “caríssimos” advogados tivessem ido ao local do crime, em voo fretado, para libertar o “debilóide”. Pelo visto, faltou pouco para que houvesse a conclusão de que o mesmo é oriundo de Varginha e que veio de outro planeta. Como dizia o Raul Seixas, “quando acabar, o maluco sou eu”.

Estatística mortal

As estatísticas das mortes pelo coronavírus estão sendo questionadas, há alguns dias, por várias pessoas que duvidam da exatidão dos seus respectivos números. Não há como negar que desde que a pandemia se alastrou quase que não se tem notícia de outras causas de mortes. Morreu, foi por corona. Os velhinhos, coitados, estão ferrados. Só morrem disso.

Três damas e dois valetes 

As delegadas Daniele Garcia, Georlize Teles e Katarina Feitosa poderão ser candidatas nas eleições deste ano, em Aracaju. De quebra, os também delegados Paulo Márcio e Mário Leony se juntam nessa possibilidade e forma um “full house” no imaginário poker eleitoral. Nunca “se viu” tantos delegados pré-candidatos.

Convenção virtual

O TSE já sinalizou que, em razão da pandemia, as convenções partidárias para escolha de candidatos a prefeito e a vereador serão virtuais. Uma decisão acertada e que muda em quase nada o processo de escolha dos pretendentes. Há anos que o sistema funciona dessa maneira. Tudo tem sido acertado nos bastidores, com antecedência. As convenções (em todos os partidos) apenas ratificam o que foi decidido pelos caciques. O estranho é estranhar. 

Convenção virtual 2

Há algum tempo atrás, as convenções partidárias eram verdadeiros pleitos antecipados, quando dois ou mais pré-candidatos majoritários disputavam, voto a voto, a preferência dos convencionais. Na época que haviam poucos partidos, fechar a lista de candidatos a vereador era um pandemônio. Sempre sobrava alguém. Ultimamente, as convenções são meras formalidades, indistintamente. Escolha de candidatos com cartas marcadas, virtualmente. Todo mundo sabe disso.

Vote em casa

A Coluna RADAR continua defendendo a tese de que o Tribunal Superior Eleitoral deve aprimorar o sistema eleitoral brasileiro de modo a permitir que, já em 2020, o eleitor possa votar nos seus candidatos sem sair de casa. Usando o celular, o exercício livre e democrático do voto seria feito tal qual uma transferência bancária: rápido, seguro e barato. O custo operacional seria reduzido praticamente a quase zero e o Governo usaria esses recursos em obras sociais e de infraestrutura. A ideia é de graça! 

É no gogó

Os vereadores que fazem oposição ao prefeito Edvaldo Nogueira (PDT) estão questionando os valores que o município está gastando com publicidade no combate ao Covid-19. Alegam que a soma total chega a R$ 4,7 milhões e correspondem a 26% do total de recursos repassados pelo Governo federal. Para Emília Correa (Patriota), o prefeito Edvaldo Nogueira (PDT) quer combater o vírus só na base do blá-blá-blá.

Livres e soltos

Todos os ocupantes de cargo em comissão pretendentes a disputar cargos eleitorais este ano “pediram o boné” até a última quarta-feira, 4 de junho, da data limite para a desincompatibilização. Jorginho Araujo, Katarina Feitosa e Kaká Andrade (que será candidato a prefeito de Canindé) foram alguns desses passageiros que desceram do trem na última estação. Os diários oficiais do estado e dos municípios circularam carregados de exonerações, na semana que findou.

Tan-tan-tan-tan...

Muita expectativa por parte dos empresários sergipanos por conta do anúncio que o governador Belivaldo Chagas (PSD) fará nesta segunda, 8/06, quando divulgará o Plano de Retomada da Economia. O Plano foi elaborado por um Comitê formado por alguns secretários de Estado e representantes da Fórum Empresarial, Lide (Grupo de Líderes Empresariais), Federação dos Municípios e Empregados no Comércio (FECOMSE). O deputado federal Laércio Oliveira (PP) e sua turma não integram o Comitê. E não estão com covid-19.

Briga de foice

Não será fácil a disputa por uma vaga de vereador de Aracaju entre atuais parlamentares do PDT, partido do prefeito Edvaldo Nogueira. Além dos atuais (Vinicius Porto, Jason Neto, Seu Marcos, Isac e Anderson de Tuca) o partido abriga outros três consideravelmente fortes, que se filiaram este ano. Mendonça Prado, o radialista Marcos Aurélio (candidato de Luciano Bispo) e Everton Souza, este último o preferido de Jackson Barreto. 

Sobra nomes

Por outro lado, o PSD, partido dos deputados Fábio Mitidieri e Jeferson Andrade, com dez vereadores na Câmara Municipal de Aracaju, anuncia que tem nomes à bessa para indicar ao cargo de vice-prefeito. Com a candidatura própria do PT, o partido disfarça, mas sabe que a vaga na chapa de Edvaldo é sua. 

Bem na fita

Orlando Melo (PSB), mais conhecido como Orlando do Tênis, foi decisivo na campanha do atual prefeito de Propriá, Iokanaan Santana (PL), em 2016. Mesmo andando de cadeira de rodas, Orlando consegue ir muito além do que se pensa. Não é por acaso que ele está sendo cortejado por dois pré-candidatos a prefeito, que desejam o seu apoio ou, quem sabe, tê-lo como candidato a vice. 

Chapa limpa

O Partido Verde aposta suas fichas na eleição para prefeito de Nossa Senhora da Glória. Com dois advogados ficha limpíssima (José Augusto Oliveira e Arthur Pitágoras), o PV acredita que sairá vitorioso na capital do sertão. O partido não abre mão da dupla puro-sangue. Procurado por uma liderança local para um entendimento, Dr. José Augusto não aceitou uma possível aliança mediante a troca do vice, pois, na sua avaliação, matematicamente, Pitágoras é bem melhor que o candidato a prefeito, que vem a ser ele próprio. Uma questão de lógica, diz ele.

Agora é que são elas

Um pouco mais acima, em Monte Alegre de Sergipe, duas mulheres prometem fazer bonito na eleição deste ano. Valdirene e Sandra de Tonhão, esposas dos ex-prefeitos Aragão e Tonhão, são, na opinião do vereador Henrique de Zé Gogó, favoritas para vencer as eleições. Para Gogó, não existe eleição fácil, mas, pelo andar da carruagem, essa está no papo. 

Parentes à parte

O Tribunal de Contas de Sergipe decidiu apurar a denúncia formulada pelo Sindicato dos Enfermeiros a respeito da locação de um imóvel feita pela secretaria da saúde, durante a gestão de Almeida Lima. Segundo os enfermeiros, a operação foi realizada sem anestesia, ou seja, sem a devida publicidade legal sobre a dispensa de licitação. Além do mais, alegam que o imóvel é de propriedade de um parente de Almeidinha.  

Turbulência 

A Latam deve demitir cerca de 700 aeronautas no Brasil em decorrência do impacto financeiro causado pela pandemia de covid-19. A estimativa foi feita pela companhia aérea durante uma reunião com o Sindicato Nacional dos Aeronautas ocorrida na quarta-feira, 3 de junho. Aproximadamente cerca de 40% do grupo de comissários de bordo serão desligados. No mês passado, a Latam entrou com pedido de recuperação judicial nos Estados Unidos.

Sem hamburguer 

A Casa Alemã é mais uma entre as milhares de empresas deste país que está sucumbindo por causa do coronavírus. A direção da casa divulgou nota pelas redes sociais informando que, com tristeza, demitiu 40 funcionários e fechou quatro lojas em dois shoppings da zona sul de Aracaju. Quando a pandemia passar, apenas uma loja em cada shopping será reaberta. 

Briga pelo defunto

Enquanto isso, o que se vê é uma interminável discordância sobre as estatísticas das mortes por causa da pandemia. Ultimamente, os números oficiais divulgados pelos estados e municípios tem sido contestado pelo Palácio do Planalto, cujo presidente da república defende a abertura gradual das atividades produtivas, o quanto antes. O certo é que quando tudo isso passar (?) o país não será o mesmo. Quem viver verá. 

Compartilhe

Veja Também

Receba Notícias Pelo WhatsApp