Coluna Radar 13 de junho de 2020

12/06/2020 20:50


Coluna Radar 13 de junho de 2020

 

Coração materno

Preso no dia 4/06 por tráfico de drogas, Igor Gomes Moraes Alves, morador do Rio de Janeiro, foi solto no sábado (6/06) durante audiência de custódia, graças à atuação de um advogado pago pela mãe, D. Lúcia Regina G. Alves, sob a alegação de que o crime cometido por ele era sem violência ou grave ameaça, além de não ter anotações em sua ficha criminal. Na madrugada do dia seguinte, domingo (7/06), Igor matou a própria mãe a pauladas e com requintes de crueldade, no apartamento onde ela morava, na Barra da Tijuca, zona Oeste do Rio. A motivação do crime, segundo o assassino, foi porque ele queria comer um hambúrguer e a mãe, não.

Coração materno 2

Essa não é a primeira vez que o relaxamento de uma prisão proporciona ao detido praticar crime, tão logo posto em liberdade. Lamentavelmente, o afrouxamento da prisão em sido uma constante neste país, beneficiando criminosos de altíssima periculosidade, de forma quase que indistinta. Ah, mas o magistrado fundamentou-se na legislação pertinente (claro!), é que se comenta sempre. Legalmente amparada pela Lei e por “bons” advogados, a porta da liberdade, para certos criminosos, fica logo ali, pronta para ser aberta a qualquer momento. Inexplicavelmente, a Justiça, ocasionalmente, age como se tivesse “um coração de mãe”.

Vai prender o Tadeu?

O senador Alessandro Vieira, carregado de trejeitos de delegado afeito a um chimarrão, chegou em Brasília chutando o pau da barraca. Ganhou os holofotes com a onda da CPI da toga e, ato contínuo, buscou sempre polemizar temas por demais intrigantes. Agora, quando o país inteiro busca uma saída para combater o covid-19, eis que o sergipano de Passo Fundo quer porque quer enquadrar os técnicos do Ministério da Saúde, encostando na parede aqueles que defendem o uso da hidroxicloroquina como tábua de salvação deste terrível mal. Como dizem que “pra tudo tem remédio”, uma boa dose do modesto simancol pode ser capaz de evitar que o jovem parlamentar saia dessa pendenga esgualepado, politicamente. 

Na corda bamba

O pedido de intervenção no município de Canindé de São Francisco está na pauta de julgamento da sessão do Pleno do Tribunal de Justiça de Sergipe, da próxima quarta-feira, 17 de junho. Pela fundamentação do pedido do Ministério Público Estadual, é praticamente certo o afastamento do atual prefeito, Ednaldo da Farmácia. Aprovada a intervenção, o governador Belivaldo Chagas terá 48horas para nomear o interventor, o qual, pelo que se comenta, será um técnico bastante qualificado em administração pública.

Na corda bamba 2

Caso seja determinada a intervenção, o decreto governamental estipulará o prazo total permitido por Lei, que é de até 180 dias, para que o interventor realize o saneamento das contas públicas e promova as adequações administrativas necessárias. Tais medidas serão fundamentais para o prefeito que for eleito este ano, pois, dessa forma, receberá o município enxuto e financeiramente saneado.

Enquanto isso...

Os principais pré-candidatos a prefeito de Canindé do São Francisco aguardam o julgamento do TJ com muita expectativa. Kaká Andrade, praticamente já escolhido pelo PSD, é um técnico e gestor experimentado e tem feito uma pré-campanha bastante mineira, na base da surdina, em face da pandemia. O mesmo não se pode dizer dos possíveis candidatos do PT, vereador Weldo Mariano e Erasmo Marinho Filho, que disputam, com unhas e dentes, dentro do partido, a indicação para o cargo majoritário. 

Lei de Muricy

Como os dois travam essa luta interna, pouco estão se importando com o coronavírus e partiram, há muito tempo, para o corpo a corpo, junto às bases vermelhas. O risco de contrair e transmitir a doença é proporcionalmente igual à chance que cada um tem de sair candidato. Quem está livre deste “perigo” é o advogado Galdino Carvalho Santos, que por não concordar com o modo petista de escolher o candidato majoritário, tirou o cavalinho da chuva e foi cuidar dos seus negócios.  

Vai dar xabu

Apesar de o Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe ter emitido nota informando que este ano não foi dado nenhum alvará para a comercialização de fogos de artifício, vez por outra se ouve o estrondo de uma bomba aqui e acolá. Se esses petardos são sobras do estoque do ano passado, é bom os fogueteiros mais afoitos ligarem o alerta pois os mesmos podem causar algum acidente. Com fogo não se brinca.

Apaga o fogo, Mané

Os órgãos fiscalizadores vão passar o pente fino em algumas prefeituras e governos estaduais que fizeram farra com o dinheiro destinado para o combate ao coronavírus. Por conta da pandemia, teve neguinho e branquinho gastando “à migué” e, com dispensa de licitação, acharam que podiam enfiar o pé na jaca. Tem muita conta que não está batendo e não há contador que feche o balancete. Nem aqui e nem na China.

A coisa tá preta, Preta.

Numa recente sessão da Câmara Municipal de Salgado, a vereadora conhecida como Preta, perdeu “as estribeiras” e, no auge de uma calorosa discussão, chamou o presidente da Casa, Juarez Andrade de Moraes, de “fi do cabrunco”. Além da falta de decoro parlamentar, a vereadora tem contra si uma cabeluda história de venda de casas oriundas de Programas Sociais do Governo Federal. 

A bença, tio

O prefeito de Cedro de São João, Neudo Alves (PSD), já decidiu que a sua candidata será a sobrinha Laiana Alves (PSD). Já o médico e ex-prefeito Roberto Lima (MDB), através uma operação sem anestesia, tomou a direção do partido do também ex-prefeito Marcos Santana, que, com raiva, passou a apoiar a sobrinha de Neudo. Roberto Lima (MDB), caso seja impedido pela Justiça de disputar o pleito, também já tem uma sobrinha pronta para entrar na parada. A campanha ainda não começou, mas já tem tio de um lado e tio do outro.

Tamo junto

A Central Única dos Trabalhadores liderou, na última quarta-feira (10/06), um movimento pedindo às autoridades sergipanas que seja implantado o chamado “lockdown” em todo o estado de Sergipe, por conta da pandemia. Enquanto o Governo estuda uma forma de flexibilização para evitar o caos geral, a CUT, que já está, praticamente, em “lockdwn” desde que a reforma trabalhista entrou em vigor, quer estender a sua letargia aos setores produtivos, parando tudo. Aliás, de movimento paredista a entidade entende, bastante. Muito mais agora, que está parada.

Novo ânimo

A oposição em Porto da Folha está bastante animada com a notícia de que o Dr. Julio está apto para disputar a eleição para prefeito. Segundo a sua assessoria jurídica, ele está livre para enfrentar o atual Dr. Miguel de Doutor Marcos (PSD).

Compartilhe

Veja Também

Receba Notícias Pelo WhatsApp