Coluna Radar 4 de julho de 2020

03/07/2020 20:10

Por César Cabral


Coluna Radar 4 de julho de 2020

A toga e o tonga

O senador Alessandro Vieira (Cidadania-SE) chegou no Senado, no ano passado, distribuindo o seu cartão de visita contendo a logomarca de grande combatente da impunidade e moralizador do sistema, como um todo. Os seus primeiros passos o credenciaram como um político diferente, sem rabo preso e disposto a desenterrar algumas propostas ali sepultadas secularmente. Dentre tantas iniciativas, a CPI da Lava Toga, por ele idealizada, trouxe para si todos os holofotes imagináveis e foi o divisor de águas entre o ilustre desconhecido e o tão esperado defensor de uma nova república, de fato e de direito.

A toga e a tonga 2

Paulatinamente, a tão esperada Comissão Parlamentar foi perdendo força e, mesmo aprovada, ficou estagnada como muitos supunham, por várias razões. A essa altura do campeonato, Alessandro Vieira (Cidadania-SE) já não era mais o excelentíssimo desconhecido. Todavia, poucos imaginariam que o senador da Lava Toga seria capaz de produzir algo tão antagônico como esse Projeto de Lei das Fake News, que fere mortalmente a liberdade de expressão e o livre pensar de um povo. Uma verdadeira Lei da Mordaça que nem o regime militar de 64 foi capaz de criar. Diante de tantas contestações contra o PL 2.630/2020, que vão de Renan Calheiros a Roberto Jeferson, há de se concluir que o autor da CPI da Lava Toga terminou por mandar todo mundo para a “Tonga da Mironga do Kabuletê”. 

Muda Brasil

O artigo com o título “Vícios e desmandos dos donos do Poder na UFS e a luta por renovação” assinado pela chapa de oposição RenasceUFS, composta pelos professores Denise Leal Albano e José Aderval Aragão, traz graves denúncias envolvendo a atual gestão daquela unidade de ensino acerca de pagamentos indevidos, mas, evidentemente, justificados pelo ordenador de despesa. Todavia, o que também chama a atenção no aludido artigo é a longevidade no poder pela turma que administra a UFS. Tal qual os conhecidos grupos que dominam sindicatos de classe por décadas, os atuais mandatários da UFS, segundo o artigo, estão há 16 anos comandando a universidade. Magnificamente, nos últimos 24 anos a UFS teve apenas três reitores. 

Denúncias

No supracitado artigo, a chapa de oposição da UFS apresenta denúncias que atingem a atual direção da Reitoria, após abrangente levantamento de dados, que vão desde irregularidades nas prestações de contas anuais, passando por ilegalidades em diversos procedimentos praticados, casos de nepotismo e falta de transparência quanto à gestão financeira dos recursos públicos alocados na instituição. Ave-maria!

“In consequentemente”

Não dá para levar a sério a declaração de uma pessoa pública que diz que “em momento de pandemia o povo vai às ruas com menos temor das consequências das ações do Governo Bolsonaro do que da disseminação do vírus”. Esquece, no entanto, que ações em governos passados, que desviaram bilhões de reais dos cofres públicos, causaram muito mais mortes do que as mais de cinquenta mil, até agora contabilizadas pela pandemia. Nem de longe dá para comparar.

Olhem os prazos

Finalmente, o Senado e a Câmara dos Deputados aprovaram o adiamento das eleições municipais deste ano, que agora serão realizadas em novembro, nos dias 15 e 29 (primeiro e segundo turnos). As convenções partidárias serão realizadas entre 31 de agosto e 16 de setembro e o prazo para registro de candidaturas passou para 26 de setembro. Por outro lado, a prestação de contas dos candidatos, relativas ao primeiro e segundo turnos, deverá ser apresentada à Justiça Eleitoral até o dia 15 de dezembro. Os apresentadores de programas de rádio e televisão que forem candidatos terão que se afastar até o dia do estudante, 11 de agosto.

Propaganda

É muito importante os prefeitos não esquecerem que no segundo semestre deste ano, poderá apenas ser realizada publicidade institucional de atos e campanhas de órgãos públicos municipais destinada ao enfrentamento da pandemia da Covid-19 e à orientação à população quanto aos serviços públicos e outros temas afetados pela crise. Construção de creche, calçamento de rua, pintura de lavanderia e etc., não podem ser divulgados. 

Tô nem aí

E o prefeito de um município da Grande Aracaju não está nem um pouco preocupado com as suas contas. Não podendo ser candidato à reeleição, ele assinou, no início do ano, um Contrato “Emergencial” de publicidade no valor de R$ 400 mil, com direito a aditivo e tudo mais. Até agora não se tem notícia onde o distinto arrumou justificativa para “contrato emergencial de propaganda”. Será que os órgãos fiscalizadores vão deixar passar batido?

Onde está o problema?

Moradores da Atalaia, em Aracaju, estão fazendo um tremendo alarido por conta da construção da Pousada Transcar. A vizinhança, prematuramente incomodada, denuncia que a obra não tem licenciamento legal e cobra das autoridades uma posição sobre o assunto. Pra começar uma guerra civil basta o pintor esquecer o “c” na hora de pintar a placa. Aí já era! 

Acorda, Maria Bonita

A Sarandaia é uma festa popular que ocorre anualmente em Capela, no último dia do mês de maio, começando à meia-noite e prolongando-se até o amanhecer. Foi criada em 1960, por Ary Cabral Vieira, e faz parte dos folguedos alusivos ao tradicionalíssimo São Pedro. Este ano, foi realizada no último domingo (28/06), no povoado Igrejinha, com a presença da prefeita Silvany e vários assessores. A batucada acordou muita gente e chegou até aos ouvidos do Ministério Público.

Maior abandonado

A FENAJ (Federação Nacional dos Jornalistas) não tá nem aí para o jornalista Oswaldo Estáquio Filho, preso pelo ministro Alexandre de Moraes. Ele diz que “fui preso por defender a Democracia, minha pátria, aquilo que aprendi com o meu pai, subtenente de infantaria, Oswaldo Estáquio”. O silêncio ensurdecedor da Federação diante da absurda prisão de um seu associado apenas serve para referendar, mais uma vez, que a entidade esquece os princípios jornalísticos, mas está muito apegada aos princípios político-partidários. Uma pena!  

BR 101

Até que enfim o DENIT está trabalhando. A duplicação do setor norte da BR-101, que vai de Japaratuba até Propriá, ganhou novo ritmo desde o ano passado. Recentemente, mais 8km de pista duplicada foram liberados, aumentando, consideravelmente, a extensão do trecho duplicado naquele setor. O trecho de Pedra Branca/Maruim, finalmente, está com 90% liberado, encurtando o tempo da viagem e diminuindo os riscos de acidentes. Se a canoa não virar, a gente chega lá.

Escondendo o jogo

A conselheira da TCE, Suzana Azevedo, disse que a transparência nos gastos do combate à Covid-19, em Sergipe, está muito aquém do desejável. Segundo a Ong Transparência Internacional, Sergipe ocupa a 22ª posição, com nota 65,8, quando o máximo seria 110. Vem pente fino por aí.

Haja papo

Quanto mais se aproxima as eleições mais avançam as conversas políticas envolvendo possíveis coligações majoritárias. O PDSB, por exemplo, tem sido procurado por vários partidos. O seu presidente, ex-senador Eduardo Amorim, não esconde que já foi procurado por várias siglas. Por enquanto, nada de concreto, ainda. Sobre as conversas com o Cidadania, Amorim foi taxativo: só tem conversado com a pré-candidata Daniele Garcia e ninguém mais. 

Gol de placa

A toda poderosa Rede Globo levou um “sapeca iaiá” do C.R do Flamengo ao conseguir transmitir o seu jogo contra o Boavista, pelo campeonato Carioca, na última quarta, 1º de julho. A MP assinada pelo presidente Jair Bolsonaro abre uma janela para os clubes e fecha, ainda mais, a porta para a Globo. A emissora vem perdendo audiência, credibilidade e faturamento. Quem foi “Naninha”!!!

Compartilhe

Veja Também

Receba Notícias Pelo WhatsApp