Coluna Radar 18 de julho de 2020

17/07/2020 21:32


Coluna Radar 18 de julho de 2020

Zorra total

Estão acontecendo acirradas disputas midiáticas de campanhas pró e contra o presidente Jair Bolsonaro, exibidas, preferencialmente, em vários out-doors espalhados Brasil afora. Aracaju está, exatamente, dentro deste contexto. Várias peças estão expostas nas principais vias da capital, bancadas por empresários e simpatizantes de cada lado. Infelizmente, algumas publicidades estão assinadas (patrocinadas) por sindicato de trabalhador, o que tem constrangido alguns sindicalizados que não apoiam a posição da entidade classista. 

Zorra total 2

Como se sabe, o sindicato reúne em seu quadro trabalhadores de várias correntes políticas, naturalmente. Por esta elementar razão, não fica bem um sindicato utilizar os recursos arrecadados de todos os associados, indistintamente, para pagar campanha político-partidária do agrado da diretoria de plantão. Essa farra não pode continuar. Sindicato não pode ser utilizado como puxadinho de partido político, seja de que lado for. 

Colchão para faquir 

Sempre vigilante, o sargento Vieira encaminhou ofício ao Ministério Público anexando provas de que os colchões adquiridos pelo Corpo de Bombeiros para o pessoal lotado no interior, não estão dentro das especificações constantes na licitação. Segundo o sargento, que não dorme no ponto, o material é de péssima qualidade. “Durma, com um colchão desse!”, disse ele.

Casa no campo

A oposição ao prefeito de Frei Paulo, Anderson de Zé das Canas, está denunciando a prefeitura por ter alugado um imóvel naquela cidade, para abrigar pessoas carentes. Tudo normal se o contrato não fosse por dispensa de licitação e com a dona do imóvel dentro da casa, morando e recendo aluguel. Segundo comentam os vereadores oposicionistas, até agora, Dona Maria Almeida vem recebendo o aluguel mesmo sem acomodar nenhum inquilino carente. Literalmente, ela mora onde não mora ninguém!

Dificuldades à vista

O deputado federal Fábio Henrique (PDT) vai ter muitas dificuldades eleitorais, este ano. O irmão Adilson Júnior, vice-prefeito de São Cristovão, ao romper com o prefeito Marcos Santana (MDB), perdeu a chance de uma reeleição “sossegada” e tentará uma eleição (dificílima) para prefeito. O outro mano, vereador Jason Neto (PDT), tentará a reeleição em Aracaju dentro de um partido recheado de seríssimos concorrentes. Pra fechar a panela, o próprio deputado FB tentará ganhar a prefeitura de Socorro contra um prefeito “sabido”, que tem a caneta na mão, e, possivelmente, contra o também ex-prefeito José Franco, que, se candidato for, somente irá atrapalhar o seu projeto. E é tudo que o Zé quer. Como se diz lá em Propriá, quem quer moleza, fica em casa.

Prazo prorrogado

O presidente do DETRAN/SE, Abner Melo Silva, assinou a Portaria 337/2020 prorrogando a data de pagamento do licenciamento dos veículos com finais 1, 2, 3, 4, 5, e 6 para o dia 1º de agosto. A Portaria foi publicada no último dia 15.

Eleição questionada

Aproveitando a pandemia, o reitor da UFS, professor Ângelo Antoniolli, comandou o processo da eleição da reitoria consultando, apenas, os Conselhos Superiores da UFS, deixando de lado a comunidade acadêmica formada pelos discentes, docentes e funcionários. Inconformados com o modelo da escolha, o sindicato da categoria e a chapa 2 (RenasceUFS) vão tentar, na Justiça, anular o processo sob a alegação de que o mesmo apresentou alguns vícios não muito democráticos e pouco condizentes com educadores que têm a obrigação de defender e pregar a democracia de forma plena. O bicho vai pegar!

Nada de dedo

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral, Luis Roberto Barroso, decidiu excluir a identificação biomédica na eleição municipal deste ano. A decisão ainda vai ser analisada pelo Pleno do TSE, mas, certamente, terá o aval dos demais ministros. Neste ano, quase 120 milhões de eleitores estão aptos para votar, utilizando a biometria como instrumento de identificação. A decisão de Barroso é para evitar contágio do covid-19.

Silvio Santos vem aí

Finalmente o SBT conseguiu a sua “Quarta Nobre” ao bater a poderosa Rede Globo em audiência, exatamente no chamado horário nobre. A transmissão do Fla x Flu, válido pela decisão do campeonato carioca de futebol, deu o primeiro lugar no IBOPE à emissora de Silvio Santos, nas principais praças. O homem do Baú já decidiu que vai investir no futebol. Rá, ráiiii! 

Era só o que faltava

Cinco índios Terena se perderam na mata, em uma área do Exército, no município de Miranda-MS. Os indígenas entraram de forma clandestina para obter guavira (fruta do cerrado) e não conseguiram achar o caminho de volta. Ao invés de enviar sinais de fumaça pedindo SOS, os nativos, modernamente, utilizaram o celular e foram resgatados. Literalmente, já não temos índios como antigamente.

Voo mais alto

O deputado estadual Francisco Gualberto (PT), vice-presidente da Assembleia Legislativa, não deseja ir à reeleição. O seu projeto político é tentar uma cadeira na Câmara dos Deputados, em 2022. Trabalhando mineiramente, ele já conta com apoio de dois ex-prefeitos do baixo São Francisco, ambos, detentores de boas lideranças regionais. Existe, também, grande possibilidade dele, até lá, trocar de partido.

Tocando em frente

A prefeita de São Francisco, Alba Nascimento (MDB), vem fazendo uma administração com os pés no chão, voltada para o bem-estar da comunidade. Rigorosa com a utilização dos recursos públicos, pagou recentemente 50% do décimo terceiro salário dos servidores. Para atender aos marchantes e pequenos criadores de gado, mandou refazer o curral municipal incluindo um moderno embarcadouro. Até o final do mês, todas as ruas terão a recomposição asfáltica efetuada, hoje esburacadas por conta da obra de saneamento básico, executada pela DESO.

Bico calado

A CPI da Câmara Municipal de Propriá que apura a veracidade daqueles áudios envolvendo o prefeito municipal, Iokanaan Santana (PL), já realizou seis sessões e ouviu várias testemunhas e pessoas citadas nos áudios. Com o processo de apuração afunilando, a Comissão caminha para a conclusão dos trabalhos, nos próximos 60 dias. Como existe uma “testemunha-chave” que está se negando a prestar depoimento, a CPI deverá fazer a convocação coercitiva da mesma, nos próximos dias. Pelo andar da carruagem, o relatório final deverá ser encaminhado para os Ministérios Públicos Federal e Estadual. 

Alô, alô

Durante a pandemia, a direção da Rádio Aperipê afastou, momentaneamente, os locutores Júlio César, Dantas Mendes, Luiz Ramalho e Zito Costa por fazerem parte do grupo de risco. Os ouvintes, já acostumados com a programação, sentem falta dos seus programas favoritos e pedem que a emissora oficial do Estado adote medidas protetoras para ter os seus profissionais de volta. No rádio, tradicionalmente, “quem manda é o ouvinte”.

Na surdina

Na última quinta-feira (16/07) aconteceu uma operação de busca e apreensão, com a participação do Ministério Público Federal e Polícia Federal, no Hospital de Campanha de Lagarto (Hospital Universitário). De acordo com o MPF, o juiz federal da 8ª Vara de Lagarto recomendou muita discrição aos agentes para causar o mínimo de desconforto e o máximo de respeito aos profissionais de saúde, bem como aos pacientes e familiares. Em outras palavras, foi uma operação, com anestesia, de investigações sobre eventual superfaturamento e direcionamento no processo de contratação da empresa vencedora.

E viva os bandidos!

Os sindicatos dos delegados federais de São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, DF, Espírito Santo e Bahia, juntamente com o Sindicato Nacional dos Delegados da Polícia Federal, ajuizaram uma Ação pedindo a invalidação do artigo do Decreto do presidente Jair Bolsonaro que permite aos policiais rodoviários federais lavrar termo circunstanciado de ocorrência policial durante o exercício de suas atividades nas estradas brasileiras. Pois bem. O juiz federal Manoel Pedro Martins de Castro, da 6ª Vara Federal, acatou a tal Ação e invalidou o referido artigo, reconhecendo, apenas, ao delegado de polícia a condição funcional de autoridade policial. Com a decisão, a pista está livre para os traficantes transitarem, sem problema. Que droga, hein?

Pensando bem

Esse é o país que vai pra frente?

Compartilhe

Veja Também

Receba Notícias Pelo WhatsApp