Coluna Radar 15 de agosto de 2020

14/08/2020 22:35


Coluna Radar 15 de agosto de 2020

Que queres tu de mim?

Se fizer esta pergunta aos deputados estaduais de Sergipe, o presidente Jair Bolsonaro vai ouvir, com certeza, o pedido para que conclua a duplicação da BR-101. Então, ironicamente, ele vai expressar aquele sorriso maroto e, simplesmente, dizer: Peçam outra coisa, pois isso já estou fazendo, desde o ano passado. Quem viaja de Aracaju para Propriá já percebeu que o trecho de Japaratuba até a divisa com Alagoas está praticamente concluído, cuja duplicação deverá ser totalmente liberada até o final do ano. Certamente, com a pandemia, os deputados estão recolhidos ao recanto sacrossanto do lar de cada um. Faz sentido!

Futebol sem briga de torcidas

O que parecia ser algo impossível, de repente passou a ser fato consumado no Brasil. Com a ocorrência da pandemia, os jogos de futebol retornaram com portões fechados, tirando de cena os marginais que se misturam às torcidas para causar pânico, quebra-quebra e briga generalizada. Como não há um só mal que não traga um bem, a pandemia da covid-19 acabou pondo ordem na casa, fazendo o que nem a polícia nem a justiça fizeram, até então. Ganhando ou perdendo, os clubes estão jogando na telinha da TV, sem briga de torcida e na paz do sorriso da galera. E que assim seja, por séculos e séculos!

Batistão: gramado abandonado

A situação do gramado da Arena Batistão é de dar pena. Nada justifica o estado de abandono que deixaram chegar a nossa principal praça de esportes, exatamente no ano em que um clube sergipano retorna à serie B do futebol brasileiro. Infelizmente, a administração preferiu se preocupar em trocar o camarote da imprensa do que preservar o gramado. A vaidade pessoal vai muito mais além do que imaginamos. É vero.

Eleição indefinida

Comentaristas políticos avaliam que o prefeito Edvaldo Nogueira (PDT) pode ser reeleito, mas não terá vida fácil como se imaginava. Por conta disso, o experiente José Carlos Machado, dirigente do DEM, ainda aposta numa composição do seu partido com o Patriotas da vereadora Emília Correa, que sairia como candidata a prefeita. Machado entende que Emília tem mais chance de derrotar Edvaldo do que a delegada Daniele Garcia, principalmente pelo fato dela estar ligada ao também delegado e senador Alessandro Vieira, autor da Lei da Mordaça (Fake News). 

Patrimônio bloqueado

A Juiza da Primeira Vara de Estância, Isabela Sampaio Alves Santana, ordenou o bloqueio dos bens do prefeito de Estância, Gilson Andrade, e outros secretários municipais, por esquema fraudulento em licitação que ultrapassa mais de R$ 26 milhões. Segundo o Ministério Público Estadual, há irregularidades no Decreto de Emergência expedido no início da gestão do prefeito bem como no fato de que o município ter realizado contratações sem licitação com a RAMAC e a empresa Liberal Tur. Da decisão, cabe recurso.

Arrebitando

Os caminhoneiros estão se mobilizando pelas redes sociais para mais uma manifestação de insatisfação da categoria. Desta vez, o foco é o STF e, segundo um dos áudios, eles estão dando prazo para que o Senado cumpra o que determina a Constituição e fiscalize determinados atos oriundos daquela Corte. O prazo para parar tudo é 8 de setembro.

Desistiu

O ex-prefeito Luciano Nascimento desistiu de ser candidato a prefeito de Propriá. A decisão ocorre em meio à euforia que os simpatizantes da sua candidatura estavam vivendo, diante das boas perspectivas de vitória. O DEM propriaense tem reunião neste final de semana para decidir o rumo que vai tomar. O presidente do diretório municipal, Paulo Dantas, vai ouvir os pré-candidatos a vereador e conversar com dirigentes de outras siglas que estavam alinhadas para possíveis alianças. Tudo pode acontecer, inclusive nada.

Lamentou

O ex-senador Antônio Carlos Valadares lamentou a desistência de Luciano Nascimento, pois apostava numa possível vitória na chapa formada pelo DEM e PSB. Para Valadares, Orlando Melo, presidente do diretório do PSB, é um quadro bastante qualificado e o verdadeiro fiel da balança na eleição de Propriá.

Aumente o som

Por seu turno, o vereador e presidente da Câmara José Aelson dos Santos (PSD), o Aelson Publicidade, viu na saída de Luciano o natural crescimento da sua candidatura a prefeito. Por conta disso, incrementou a comunicação pelas redes sociais, divulgando mensagens de otimismo e amor à Propriá.

Toma lá, dê cá

Causou muita polêmica a ideia do prefeito de Itajaí (SC), Volnei Morastoni (MDB), sobre a inclusão da cidade num grupo de estudos para utilizar a ozonioterapia por via retal no tratamento de pacientes infectados pelo novo coronavírus. Além da não recomendação de várias entidades da área de saúde, a ideia de Morastoni viralizou nas redes sociais com memes pra todos os gostos. Nem mesmo a tese de que a aplicação anal é mais barata do que a venosa (na veia) aliviou a barra do prefeito catarinense. Moral da história: no fundo, no fundo, tá todo mundo querendo tirar o seu da reta.

Contas rejeitadas

O ex-prefeito de Monte Alegre de Sergipe, Antônio Fernandes Rodrigues Santos, o Tonhão, teve as contas relativas ao ano de 2016 rejeitadas, pelo TCE. Foi constatado que o mesmo cometeu irregularidades graves como excesso de gasto com pessoal e falhas formais na prestação de contas. 

Riachinho

Moradores de Riachão do Dantas estão reclamando pela falta de água, sucessivamente, todos os finais de semana. Já fizeram diversos apelos à DESO sem que até o momento o problema fosse solucionado. Por enquanto, sábado e domingo, somente banho de chuva.

Cara nova

Novos ares na política de Porto da Folha. O então “carrancudo” Dr. Júlio deu lugar a um sorridente candidato a prefeito e tem palmilhado os povoados, visitando mineiramente os eleitores. Quem o acompanha tem ficado surpreso com a boa receptividade por onde chega. Dizem que hoje, a eleição está empatada, tecnicamente.

Sem ponte

Até o momento o Governo de Sergipe ainda não concluiu a recuperação da cabeceira da ponte da estrada de Santa Rosa de Lima. Levada pela enxurrada há mais de um ano, até hoje, a cabeceira da ponte de acesso à terra natal de JB está ao Deus dará. Neste final de semana começam os festejos da padroeira e os devotos da Santa Rosa de Lima estão tendo que passar o maior sufoco. O pior é que houve o batimento da pedra fundamental da reconstrução da referida cabeceira, com foguetório e tudo. Muito discurso e nenhuma ação. Só Jesus na causa!

Que saco!

Causou perplexidade e indignação aos moradores da Praia do Saco e arredores, em Estância, a decisão de um juiz em mandar um caminhão-guincho remover a denominação “Saco”, feita em artefato de cimento, que identificava a localidade. Enquanto no outro lado da margem, em Mangue Seco, na Bahia, os investimentos em calçadões, pousadas, bares e restaurantes tornam o lugar cada vez mais atraente e mais receptivo ao turismo, no lado da nossa pobreza de espírito, em Sergipe, somente crescemos como rabo de besta. Cadê a bancada federal de Sergipe? Será que está assistindo a “Tieta do Agreste”?

Que saco! 2

Alguém precisa explicar o porquê que em todo o litoral brasileiro é permitido investimentos em pousadas, restaurantes, hotéis, bares e similares e, somente em Sergipe, estar havendo essa proibição, essa perseguição àquela localidade. De uns tempos para cá, a Praia do Saco virou alvo de ações judiciais que empurram a comunidade para o atraso, para o marasmo e, até mesmo, para dentro do fundo do mar. É preciso acabar com essa “mandinga” à luz do direito e da igualdade de todos. Não é preciso ir muito longe: basta atravessar o canal e ir até o Mangue Seco. É logo ali!! Chega, né?

Chumbo trocado

Com tantos delegados candidatos à prefeito de Aracaju, não há como evitar o tiroteio entre eles. O Paulo Márcio disse, recentemente, que a candidatura de Daniele Garcia amparada por partidos como PSDB, PL e PSB institucionaliza um acordão com os velhos caciques, tirando da mesma qualquer associação com o novo, a nova política. Já a também delegada Katarina Feitosa, mandou um balaço afirmando que nunca arquivou processo para se valer dele lá na frente. Calma, gente. A campanha ainda não começou!

Pensando bem

Nunca se viu em Aracaju, tantos delegados candidatos a prefeito. Será que a nossa “viúva” virou caso de polícia?

Compartilhe

Veja Também

Receba Notícias Pelo WhatsApp