Coluna Radar 22 de agosto de 2020

21/08/2020 19:40

Por César Cabral


Coluna Radar 22 de agosto de 2020

O perigo das pesquisas

Indiscutivelmente, a pesquisa eleitoral passou a ser a ferramenta mais importante para alavancar a campanha de qualquer candidato. Trata-se de uma “peça publicitária” com elevada capacidade de formação de opinião e de direcionamento de possíveis resultados, montada dentro de um universo aparentemente real. Tecnicamente correta, inclusive “errando” dentro das margens de erros tanto para cima quanto para baixo, uma pesquisa pode encurtar a distância entre um e outro candidato, aproximando-os cada vez mais de um “empate técnico”. Repetida sucessivamente a metodologia e amplamente divulgado o seu resultado, evidentemente que a influência da “pesquisa” na decisão do eleitor são favas contadas e recontadas, notadamente para aquele que não quer “perder o voto”. Vamos em frente pois atrás vem muita gente!

A Master serve?

Está dando muito o que falar o fato de que a empresa Masterserv Empreendimentos, contratada pela prefeitura municipal de Lagarto para construir uma Quadra Esportiva, ter encomendado e pago por uma pesquisa eleitoral, no município. Há muito tempo que a pesquisa se tornou a melhor ferramenta de marketing eleitoral, no Brasil. Tem para todos os gostos e para todas as ocasiões. Quem manda é o freguês.

Ecos da visita de Bolsonaro

A esquerda festiva ainda está aturdida com a receptividade que o povo aracajuano deu ao presidente Jair Bolsonaro, na última segunda, 17. Quem apostou na presença de uns poucos gatos pingados, quebrou a cara. O que se viu, no aeroporto e no acesso à Barra dos Coqueiros, foi uma multidão de adeptos saudando o capitão e soterrando qualquer gesto contrário à sua presença em solo sergipano. Republicanamente, o governador Belivaldo Chagas (PSD) deu uma de bom anfitrião e, como não é besta, pegou carona na sua popularidade e “sequestrou o seu coração”. Com essas palavras, Bolsonaro jogou uma pá de cal nas pretensões petistas de abandonar o barco do galeguinho tal como fizeram com a canoa de Edvaldo Nogueira. Quem viver, verá.

Caso de impaciência

O indiciamento do ex-prefeito de Itabi, Rubens Feitosa, decorre de uma investigação do DEOTAP referente às despesas com pessoal de limpeza, no período de 2011 a 2016. Ou seja, não é coisa recente. O ex-prefeito Valdione Sá, que morreu de infarto em maio de 2016, já vinha fazendo denúncias àquela época e sempre revelava que as investigações não andavam, tal qual a Pedra da Paciência, que se mantém imóvel. Finalmente, a Polícia concluiu as investigações sobre esse rumoroso caso.

Quem será o vice?

O prefeito Edvaldo Nogueira (PDT) tem um leque de opções para compor a vaga de vice-prefeito na sua chapa. Jorginho Araujo, Katarina Feitosa e Henri Clay são algumas cartas dentro do baralho. Edvaldo disse, recentemente, que a escolha recairá sobre aquele(a) que mais agregar. Nesse quesito, Jorginho lidera, disparadamente a preferência da base do prefeito.

Emília

Ao que tudo indica, a vereadora Emília Correa (Patriotas) deverá mesmo ser candidata à reeleição. Pessoas ligadas a ela acham que os líderes de outros partidos de oposição não levaram em consideração a sua densidade eleitoral como pré-candidata a prefeita de Aracaju e optaram por outras escolhas. Agora, não dá mais tempo. O cavalo que passou selado, já vai longe. O mais correto, segundo seus assessores, é trabalhar pela reeleição.

Sonora vaia

Os bolsonaristas que estavam no aeroporto de Aracaju para recepcionar o presidente Jair Bolsonaro deram uma tremenda vaia no senador Alessandro Vieira (Cidadania), chamando-o de traidor. Muita gente avalia que tal rejeição se estende, naturalmente, à candidata a prefeita Danielle Garcia, sua correligionária de carteirinha.

Oi eu aqui de novo

E o conselheiro do TCE, Carlos Alberto Sobral de Souza, 74, voltou a participar das sessões plenárias da Corte de Contas, após ficar mais de dois meses em tratamento contra a Covid-19. Nesse período, esteve internado por cerca de 50 dias em um hospital de Aracaju e concluiu o tratamento em sua residência. O decano foi efusivamente saudado pelos seus pares na sessão da última quinta-feira, 19/08.

Contas rejeitadas

As contas anuais da prefeitura de Campo do Brito, referentes ao exercício de 2014, de responsabilidade do ex-prefeito Alexsandro Menezes da Rocha foram rejeitadas pelo Tribunal de Contas. Da mesma forma, as contas da prefeitura de Nossa Senhora Aparecida, relativas ao ano de 2015, de responsabilidade da prefeita Verônica Santos Souza da Silva, foram igualmente rejeitadas.

O preto no branco

O Ministério Público Federal vai apurar denúncias de fraudes em cotas na Universidade Federal de Sergipe. A UFS vai baixar Portarias, ainda este mês, criando comissões para apurar as denúncias de fraudes em algumas matrículas realizadas. Todos os grupos de trabalho serão acompanhados de perto pelo MPF. Dizem que tem muito branquinho se passando por neguinho, de boa. O bolo é grande.

Navegar é preciso

E os passeios de catamarã, em Canindé de São Francisco, retornaram desde ontem, sexta 21/08. Tal como os serviços de bares e restaurantes, os passeios estão sendo realizados obedecendo todos os protocolos das autoridades sanitárias e os catamarãs saem com apenas 50% da capacidade de passageiros. Aos poucos, a vida vai retornando ao normal aqui e acolá.

Tá na cara

Quem trafega pela BR-101 norte, sentido Aracaju-Propriá, percebe que o Governo Jair Bolsonaro retomou, há muito tempo, as obras de duplicação do trecho a partir de Japaratuba. Todos sabem que os serviços estavam se arrastando por cerca de 25 anos, apesar das ações impetradas pela Justiça Federal. Há mais de três anos que a Justiça mandou liberar um trecho entre Pedra Branca e Maruim e o DENIT se fez de surdo. Somente este ano é que a medida foi posta em prática. Trocando em miúdos, a conclusão da duplicação da BR-101 é uma decisão política, nada mais.

Moção de apelo

A Câmara Municipal de Canindé de São Francisco aprovou no último dia 18/08, uma Moção de Apelo dirigida aos desembargadores, conselheiros do TCE, membros do MPE e ao governador Belivaldo Chagas, pedindo o arquivamento do Processo de Intervenção que tramita no Tribunal de Justiça de Sergipe, suspenso por pedido de vista enquanto o placar já estava 6x0, pela intervenção. Baseiam-se os notórios parlamentares que, faltando pouco mais de 120 dias para o término do mandato do atual prefeito Ednaldo da Farmácia, uma intervenção de 180 dias seria imprudente, inoportuna e não seria justificável invadir o mandato do futuro prefeito, que será eleito no dia 15 de novembro. O caso bem pensado, até que faz sentido. O remédio jurídico não mais se justifica para o paciente que está à beira de bater as botas, ou então de receber alta. É melhor deixar como está, pra ver como é que fica. Nesta, o TJ passou batido, há muito tempo.

Gatos x Tamboeiras

Esses são os tradicionais grupos políticos de Gracho Cardoso, que se revezam no comando da prefeitura há anos. Os dois candidatos a prefeito este ano, Araken Aragão e Zé de Cecília já pertenceram ao mesmo agrupamento, dos Gatos. Zé de Cecília nunca foi candidato e terá como vice Jailson do Sertão. Já Araken, resolveu formar uma chapa de Gato puro-sangue, e terá como vice o ex-prefeito Liro. O bicho vai pegar.

Eis o cara

A bancada do MDB na Câmara de Vereadores de São Cristóvão indicou o nome do vereador Paulo Júnior, presidente da Casa, como pré-candidato a prefeito na chapa que será encabeçada pelo atual prefeito, Marcos Santana (MDB). O texto, encaminhado ao prefeito, foi assinado por nove vereadores e dois suplentes. O nome de Paulo Júnior será referendado na convenção partidária, programada para o mês de setembro.

Pensando bem

As eleições para vereador, este ano, trarão muitas surpresas e algumas novidades. A proibição de coligação de partidos nanicos, por exemplo, vai mudar a composição das Câmaras, tanto na capital como no interior. Tem partido que, mesmo se achando, não elegerá um só representante. O caso é sério!

Compartilhe

Veja Também

Receba Notícias Pelo WhatsApp