Coluna Radar 29 de agosto de 2020

29/08/2020 00:31

Por César Cabral


Coluna Radar 29 de agosto de 2020

 

Prêmios de consolação

É extremamente relativo levarmos em consideração a colocação obtida pelos parlamentares brasileiros em determinados “prêmios” e notas a eles atribuídos por certas “instituições” que usam métodos a seu bel prazer, tendo como parâmetros aquilo por elas estabelecidos como conceitos bons, regulares ou ruins. A veracidade desses “conceitos” é absolutamente relativa, exatamente, a partir do foco que se pretende dar a esta ou aquela avaliação. Todos sabem que na década de 80, o então deputado federal José Queiroz da Costa foi, de longe, o parlamentar sergipano melhor avaliado por todos esses “institutos” que batem ponto em Brasília, exatamente porque, na ótica dos “avaliadores” ele votou, sempre, a favor da classe trabalhadora. Ou seja, votou de acordo com a “oposição” de plantão. Pois bem. De nada valeram os prêmios dados ao ilustre itabaianense que, mesmo sendo o melhor avaliado em Brasília, não conseguiu reeleger-se em sua terra natal. Recentemente, da bancada de Sergipe, apenas o senador Rogério Carvalho (PT) foi merecedor de um determinado prêmio que focaliza o Congresso. No Brasil há sempre prêmios e prêmios.

Convenções partidárias

Começa na próxima segunda, dia 31 de agosto, e vai até o dia 16 de setembro, o prazo para os partidos políticos realizarem as suas convenções a fim de definir coligações e escolher os candidatos a prefeito e a vereador. Como de costume, a maioria vai deixar para a última hora e as convenções, provavelmente, vão acontecer entre 12 e 16 de setembro. É sempre assim.

Caveirada 

Os jornalistas que fizeram a transmissão do jogo Confiança x Cruzeiro pela TV Caveira Azul, Canal do Youtube, de Belo Horizonte, criticaram duramente (e com razão) o estado do gramado da Arena Batistão. Em tom de deboche, disseram que após a partida algumas reses (nelore) iriam pastar, naquela Praça de Esportes. Pensando bem, até que faz sentido. Entretanto, não saber o nome do Estádio Lourival Batista, o Batistão, o primeiro desse porte do norte-nordeste, retrata a ignorância cultural dos referidos jornalistas (?). É por isso que se diz “Caveira, quem te matou? -Foi a língua, meu senhor!

Má impressão

Na verdade, a impressa nacional passou para o país a péssima imagem do estado de conservação do gramado da Arena Batistão. Não adianta ninguém querer tapar o sol com a peneira pois contra fatos não há um só argumento que se sustente. Os “mineirin” de BH reclamaram, com razão, desse “trem”.

Se achando

O prefeito de Porto da Folha, Miguel de Doutor Marcos (PSD), tem sido visto constantemente em festas nos povoados como se já comemorando, antecipadamente, a sua reeleição. Todavia, esquece de mandar passar a máquina no trecho da estrada que liga o povoado Linda França à rodovia SE 179 (Vaca Serrada/Niterói), que está uma verdadeira tábua de pirulito. Se ligue, prefeito! Os moradores de Linda França merecem mais atenção.

Comemorando empate

O prefeito de Nossa Senhora do Socorro, Padre Inaldo, andou soltando foguetes comemorando o resultado de uma pesquisa eleitoral que lhe aponta com 20,5% e o deputado federal Fabio Henrique com 17,5%, das intenções de voto. É muito foguetório para um empate técnico entre ambos. Além do mais, a pesquisa foi feita antes de Fábio anunciar que Maria da Taiçoca será a sua vice. É melhor ser mais prudente pois os fogos podem dar xabu. 

Falta de vergonha

A pastora e deputada federal Flordelis (PSD-RJ), acusada de mandar matar o marido, pastor Anderson do Carmo, continua livre, leve e solta como se nada tivesse acontecido. Apesar das provas irrefutáveis, a “religiosa” não pode ser presa por conta da prerrogativa do tal “foro privilegiado”, uma válvula de escape (da cadeia) que, infelizmente, ainda existe neste país.

Falta de vergonha 2

Ao longo das investigações na “Operação Lucas 12”, a polícia chegou à conclusão que a família da vigarista era, na verdade, uma organização criminosa. O marido assassinado já foi seu genro e ambos cuidavam de 55 filhos, dos quais, cinco foram presos pela morte do pastor. O inquérito descobriu traições, tentativas de assassinato, incesto, brigas por dinheiro e religião. Apesar de tudo isso, nada é tão indecente quanto esse tal “foro privilegiado”, uma artimanha criada para manter os “fora-da-lei” sempre à margem da lei. Eca!

Vermelhou

O Partido dos Trabalhadores faz festa neste sábado, em Nossa Senhora do Socorro, para lançar a pré-candidatura de Klewerton Siqueira a prefeito do município. Será a partir das 9hs e contará com a presença dos caciques João Daniel e Rogério Carvalho. Klewerton já foi secretário municipal na administração de Fábio Henrique e deveria ter disputado o pleito anterior, contra o Padre Inaldo.

Emendando os bigodes

O PRTB é um partido pequeno e mesmo sem ter direito a tempo de rádio e TV terá dois pré-candidatos batendo chapa na convenção partidária. O advogado Anderson Camilo vai disputar com o também advogado Almeida Lima a preferência dos convencionais na indicação do candidato do partido a prefeito de Aracaju. A direção nacional apoia Almeida Lima, mas não impedirá que Camilo entre no jogo. 

Contas rejeitadas

O ex-prefeito de Neópolis, Marcelo Guedes Souza, teve as contas anuais de 2012 rejeitadas por apresentarem várias irregularidades que vão desde a falta da tabela de subsídios pagos ao prefeito e ao vice até a utilização indevida de R$ 12 milhões. O Tribunal de Contas também constatou que o mesmo não cumpriu a Lei de Responsabilidade Fiscal. 

Nada, nada, nada, nada...

Os agentes da Polícia Federal que foram ontem, sexta-feira 28/08, até à casa do Secretário André Moura, em Aracaju, saíram de mãos vazias pois, como eles mesmos declararam, não encontraram nada de interesse para a investigação. Moura pediu à sua assessoria jurídica para acionar judicialmente os autores de “memes” que, apressadamente, espalharam Fake News sobre o episódio.

Olho grande

O melhor nome da oposição para enfrentar a reeleição do prefeito Edvaldo Nogueira (PDT) seria, sem dúvida, o da vereadora Emília Correa (Patriotas). Entretanto, nem todos tiveram o desprendimento da delegada Georlize Teles (DEM) que abriria mão da sua candidatura em função de um projeto maior. Leia-se maiores chances de vitória. Já os outros delegados, Alessandro Vieira e Danielle Garcia não enxergaram dessa maneira e preferiram apostar no próprio projeto. Com isso, o enfraquecimento da oposição é visto a olho nu.

Definitivamente livre

O Tribunal Superior Eleitoral, por unanimidade, acolheu o recurso ordinário interposto pelo deputado Talysson de Valmir de Francisquinho e reformulou a decisão do TRE, absolvendo-o da pena de cassação do mandato. O deputado estava sendo acusado de participar da inauguração de uma obra realizada pela prefeitura, no povoado Carrilho, tendo se beneficiado eleitoralmente, do evento. A decisão ocorreu na sessão do último dia 25/08.

Edital do DEM

O Democratas de Propriá já está com o edital da sua convenção pronto para ser divulgado. A publicação ocorrerá na próxima quarta-feira, 02 de setembro, convocando os filiados para a convenção partidária que será realizada no dia 16 de setembro, na sede do Democratas, localizada na rua da Vitória, 326. Nesse dia, o partido vai homologar a candidatura de Luciano de Minininha a prefeito de Propriá. O nome do candidato a vice-prefeito não foi definido, ainda.





Compartilhe

Veja Também

Receba Notícias Pelo WhatsApp