Coluna Radar 19 de setembro de 2020

18/09/2020 21:01

Por César Cabral


Coluna Radar 19 de setembro de 2020

Final dos tempos

Finalmente, parece que estamos chegando ao fim de uma era em que muito se idolatrava a direita e a esquerda, como modelos de governos conservadores de um lado e modernos e progressistas, de outro. Estamos estacionando naquele ponto do tanto fez, como tanto faz, na política brasileira. Aquele velho e surrado discurso da esquerda enaltecendo a ética, a seriedade, a honradez e a probidade administrativa foi, literalmente, para a lata do lixo a partir da Operação Lava-jato, que vem identificando, até hoje, o maior roubo aos cofres públicos do planeta. Nesses “assaltos”, muitas digitais (a maioria) de mãos esquerdistas foram encontradas e fazem parte do acervo da polícia.

Final dos tempos 2

A partir de então, não é mais prerrogativa, nem de um lado nem de outro, essa condição de “honestidade” atribuída quase que somente à esquerda. A farinhada foi ensacada no mesmo pacote. Evidentemente, que tanto de uma corrente quanto da outra ainda existem as naturais e essenciais exceções. O que não se pode mais admitir é essa insistência idiota em bater na velha tecla e afirmar que A não se junta com B e que C não fica bem com D. Chega de falso puritanismo pois os exemplos estão de norte a sul. Qual o problema da esquerda festiva se juntar com a direita brucutu? Estância, berço da cultura, colocou, nesta eleição, na mesma cama o PSOL, PSB, PSDB e PL. Ivan Leite, Carlos Magno e Valdevan Noventa estão juntos e misturados com Márcio Souza, do PSOL. Tá bom ou quer mais? 

Serviço “meia-boca”

Chega a ser revoltante a falta de sintonia entre o Governo de Sergipe e a Prefeitura de Aracaju. Desde os tempos em que Viana de Assis foi prefeito (1988/89) que essa “tatuagem” vem ocorrendo na capital. A prefeitura asfalta uma rua e a DESO cava, quase que imediatamente. A prefeitura está asfaltando inúmeras ruas e avenidas e a DESO, caprichosamente, quebra o asfalto para deixar as tampas das caixas de visitação descobertas. Isso é um tormento para os condutores de veículos! Custa nada, a DESO ao descobrir as tais tampas fazer o serviço completo e deixa-las no mesmo nível do asfalto? Que engenharia burra, é essa? É preciso acabar com esse tapa e cava. Isso é coisa de tatu!

Sarapatel de coruja 

O pau comeu solto pelas bandas do PT de Riachuelo durante a convenção partidária para escolher os candidatos para as eleições deste ano. Petistas históricos ficaram revoltados com a escolha de Carmem do Sindicato (PT) para ser candidata a vice-prefeita ao lado de Elder de Pedão (PDT), mesmo com o aval de Rogério Carvalho e João Daniel. Alegam que ela foi cabo eleitoral de André Moura, nas eleições de 2018 e, por isso, não teria mais legitimidade para tal.

Não se conformam

Os petistas inconformados recorreram à direção nacional do PT e foram até à Justiça para tentar barrar a coligação. Enquanto a pendenga não se resolve, a turma fez valer o velho ditado que aconselha que “os incomodados é que se mudam”. Assim, foram de mala, cuia e estrelinha no peito apoiar Petinho de João Grande, do MDB, que tem como candidata a vice-prefeita, Helena do Hospital. O bolo é grande com João Daniel e Rogério Carvalho contra Jackson Barreto, Marcos Franco & Cia. Ltda.

Outa vítima da maçã

Tal como Adão que foi expulso do Paraíso por ter comido uma maçã, um pastor de 56 anos foi encontrado morto ao lado de uma piscina na Boate Maçã do Amor, em Assis, interior de São Paulo. O fato ocorreu na semana passada e, a princípio, a morte foi devido a um infarto. Mas, a polícia está investigando o caso e a casa de prostituição está sendo periciada.

Vamos subir, Dragão!

Funcionários do Confiança subiram, aos montes, o Monte Carmelo, em Carmópolis, e foram trabalhar na convenção partidária que escolheu Esmeralda Cruz, candidata a prefeita do município. Hyago França, filho da candidata e presidente do Confiança, esclareceu que os funcionários do clube também trabalham na empresa contratada para realizar a promoção e segurança do evento. Segundo ele, tudo foi feito dentro da legalidade. Como diria o Mário Vianna, “gol legalllll.”

Não cabe em si

O presidente estadual do DEM, José Carlos Machado, anda mais feliz do que pinto no lixo. O motivo dessa alegria toda nada mais é do que o crescimento da candidatura de Georlize Teles, à prefeita de Aracaju. Na última quinta, 17/09, quando esteve em Aracaju, o ministro da Cidadania, Onix Lorenzoni, garantiu apoio a sua campanha, aumentando, ainda mais, o otimismo dos demistas. Exímio calculista, Machadão está se divertindo com os números.

Sai daí, Mané!

Em Itabi, o ex-prefeito Rubens Feitosa (PSD) deu um verdadeiro “rabo de arraia” no atual, Manoel do Povo, seu correligionário e criatura criada por ele. Certo de que seria candidato à reeleição, Mané do Povo foi escanteado dois dias antes da convenção do partido, pelo próprio Rubens Feitosa que, ditatorialmente, impôs o seu nome como candidato a prefeito. Mesmo com uma caçambada de processos que parecem tramitar num lombo de jegue, Rubens já toca a sua campanha e se prepara para enfrentar Júnior de Amintas, candidato da oposição. Malandro é malandro e Mané é Mané!

Quebrando protocolos

Em Nossa Senhora do Socorro, o prefeito Padre Inaldo não teve nenhuma cerimônia para quebrar protocolos ao realizar a convenção que homologou o seu nome como candidato à reeleição. Durante o ato, as pessoas ficaram empinhadas, sem máscaras, num total descumprimento ao Decreto Governamental. Será que João Eloy vai investigar, tal como fez com o evento realizado por Valdevan Noventa? 

O padre e o pecador

Para coroar a quebra de paradigmas, o padre se uniu ao ex-prefeito Zé Franco, histórico adversário político e a quem sempre dirigia os piores adjetivos. Política é, realmente, arte do diabo.

Aqui e acolá

Enquanto o Padre Inaldo acende uma vela para Deus e outra para o diabo, na terra dos marechais, no município de Colônia Leopoldina, a sua irmã, Iones Patrícia Pinto, também será candidata a prefeita, pois, como dona de uma loteca, resolveu, este ano, fazer uma “fezinha” na política. 

Contas rejeitadas

O TCE rejeitou as contas da ex-prefeita de Riachão do Dantas, Gerana Gomes Costa Silva, relativas ao ano de 2017. O que pesou na decisão foi a permanência de patrimônio líquido negativo e despesa de pessoal acima do limite da Lei de Responsabilidade Fiscal.

Cuspindo fogo

A delegada Danielle Garcia (Cidadania) candidata à prefeita de Aracaju, reagiu com indignação quanto a decisão da Justiça que autorizou a exibição de uma peça publicitária mostrando atos da administração de Edvaldo Nogueira (PDT), candidato à reeleição. Com cara de poucos amigos, a delegada usou as redes sociais para deixar claro que, apesar de respeitar a decisão, não conseguiu engolir a sentença.

Novo cenário

A eleição municipal deste ano nem aconteceu, ainda, mas, já dá sinais de que mudará, radicalmente, o cenário eleitoral de 2022. Quem já estava caminhando com ares de candidato a governador já não circula com tanta pompa e baixou o tom da voz. Não é tão fácil, assim, chegar e sentar na janela, logo atrás do motorista. Em outras palavras, o rapaz recuou porque ouviu, do além, uma voz tenebrosa dizendo... “chegando ao fundo do carro, por favor!”.

Pensando bem

Tudo indica que mesmo antes da chegada da vacina, o coronavírus desistiu do Brasil. Parece que está indo embora por conta e risco próprios. Também, quem pode com o povo brasileiro? Que vai para as convenções partidárias sem máscaras, lota as praias, os bares, supermercados, ônibus, o diabo a quatro. No Rio, o prefeito permitiu que o povo fosse tomar banho de mar, mas sem ficar na areia. Vai secar onde, Crivella? É por essas e outras que até os gafanhotos que estão na Argentina desistiram de vir para cá. Simbora, gente!









Compartilhe

Veja Também

Receba Notícias Pelo WhatsApp