Por Onde Anda Você: José Lauro Menezes Silva

07/03/2022 13:54

Por César Cabral


Por Onde Anda Você: José Lauro Menezes Silva

José Lauro Menezes Silva, filho de José Ramos da Silva, conhecido como Zeca Barbosa da Fazenda Maxixe e de D. Maria Menezes Silva, nasceu no dia 17 de fevereiro de 1936, na cidade de Lagarto – Sergipe.

Os seus primeiros estudos foram realizados na sua terra natal, Lagarto. Aos 9 anos de idade, por decisão do seu pai, foi morar com uma tia, em Aracaju, para dar continuidade aos estudos. Foi aluno do Colégio Salesiano, do Jackson de Figueiredo e Colégio Tobias Barreto. Enquanto estudava, sempre procurou dividir o tempo com algumas atividades comerciais, pequenos negócios, de tal forma que foi construindo o seu nome como empreendedor notável e de muito respeito. Aos 17 anos, resolveu largar os estudos e dedicar-se a cuidar dos seus próprios negócios.

Conheceu a sua esposa Gilsa Mesquita Teixeira, filha de Oviedo Teixeira e Alda Mesquita Teixeira, quando a mesma era estudante do Colégio Nossa Senhora de Lourdes, em Aracaju, durante um desfile de 7 de setembro, no já distante ano de 1951. A partir de então, começaram a namorar, às escondidas do seu Oviedo, uma vez que o “sujeito”, futuro sogro, não admitia o namoro pois achava a filha ainda muito jovem para tal. Entretanto, o casal continuou o namoro, noivaram e casaram-se mesmo sem o consentimento do senhor Oviedo, que sequer foi ao casamento. Gilsa subiu ao altar levada pelo avô Mesquita, no dia 28 de junho de 1958.

Passada a lua de mel, que aconteceu em Caldas de Cipó, na Bahia, dois meses após o casamento, Lauro Menezes recebeu a visita dos sogros Oviedo e Alda, que foram quebrar o gelo e, naturalmente, ver como estava instalada a nova família. Lauro dividia as suas atividades profissionais entre Aracaju, onde tinha pequenos negócios, e Riachão do Dantas, ajudando o pai na administração da Fazenda Maxixe.

Depois dessa visita, as relações entre o sogro e o genro melhoraram consideravelmente. No ano seguinte, em 1959, Oviedo tomou conhecimento que o sr. Marinho Tavares queria vender suas três “marinetes” que rodavam, precariamente, pelas ruas de Aracaju e algumas cidades do interior.  Encorajado pelo sogro e contando com a ajuda financeira dele, Lauro Menezes dá início, assim, a uma atividade nova e que lhe consagraria, futuramente, como o maior empresário de transportes do estado de Sergipe.

Em 1960 foi criada a nova Empresa Senhor do Bomfim, adquirida por Lauro Menezes com total apoio do sogro Oviedo Teixeira e do seu pai Zeca Barbosa. A princípio, a frota era composta por apenas três marinetes semi-novas que faziam as linhas de Aracaju para Propriá, Neópolis e Brejo Grande. Eram carros desconfortáveis, com bancos metropolitanos, mas bastante resistentes, pois conseguiam transitar por estradas precárias e quase intransponíveis na época do inverno.

Das "marinetes" aos "modernos" ônibus, Lauro Menezes transformou a Bomfim numa das maiores empresas de transporte de passageiros, do Nordeste.

No início das atividades, Lauro teve que se virar nos trinta para suprir deficiências e dar uma nova “cara” aos veículos que compunham a sua frota. Como homem vindo do interior, por diversas vezes teve que arregaçar as mangas para atuar como manobreiro, varredor, despachante, cobrador, gerente, despachante e contador. Por sua determinação, os carros iniciavam as viagens sempre lavados e higienizados, fazendo, então, uma considerável diferença para a concorrência. Aliado ao cheirinho de carro limpo, o cumprimento dos horários de partida e chegada passaram a ser uma marca da empresa. Começava, assim, o jeito Bomfim de transportar pessoas.

Transcorridos apenas dois meses da sua criação, as três marinetes foram substituídas por três ônibus modernos, com poltronas reclináveis e bagageiro na parte inferior da carroceria. Em outubro de 1960, a empresa Senhor do Bomfim inaugurou duas linhas para Salvador, sendo uma via Estância e a outra por Tobias Barreto. O próprio Lauro Menezes dirigiu o novo ônibus, da garagem até a avenida Ivo do Prado (de onde partiam os ônibus) e lá chegando, entregou a chave ao motorista escolhido para fazer a viagem inaugural. O gesto foi aplaudido pelos demais motoristas, cobradores, passageiros e vendedores dos quiosques ali instalados.

Ao lado da esposa Gilsa, sua eterna musa inspiradora

A partir de então, a empresa Senhor do Bomfim passou a dominar o mercado, expandindo as suas linhas para, praticamente, todo o estado de Sergipe, oferecendo aos seus usuários serviço de qualidade, sobretudo com pontualidade e cordialidade.

Durante mais de meio século a Bomfim foi sinônimo de bons serviços sob a batuta do sergipano José Lauro Menezes Silva, a maior referência em transporte de passageiros do nordeste brasileiro. Um empresário que acreditou num sonho e o fez se tornar realidade, para orgulho dos sergipanos.

Em 1996, Lauro Menezes decide voltar às suas origens e passa a dedicar-se à atividade agropecuária. Transferiu, então, a administração da marca Bomfim para o filho Lauro Antônio. Antes, porém, um novo organograma das empresas foi estruturado contemplando os irmãos Laelson, Luciano, Liomar e Luiz, que muito contribuíram para a consolidação da marca Bomfim.

Lauro Menezes é casado com D. Gilza e tem quatro filhos: Lauro Antônio, Ana Lúcia, Ana Suely e Ana Cristina, além de onze netos e quatro bisnetos.

Reside em Aracaju, em uma casa localizada na Praça Luciano Barreto Júnior, no Bairro Garcia.

 

Compartilhe

Veja Também

Receba Notícias Pelo WhatsApp