Coluna RADAR 24 de outubro de 2020

23/10/2020 20:49

Por César Cabral


Coluna RADAR 24 de outubro de 2020

Hilda dispara

A turma do “Bole-bole”, de Lagarto, continua soltando fogos em razão do resultado da última pesquisa divulgada no município, que dá uma boa margem de vantagem para a prefeita Hilda Ribeiro (SD), candidata à reeleição. A pesquisa realizada pelo Instituto CTAS – Capacitação e Consultoria foi registrada sob o número SE-06452/2020. Foram ouvidos 1.100 eleitores durante os dias 17, 18 e 19 de outubro, na sede e em povoados da zona rural. Perguntados em quem votariam, se a eleição fosse naqueles dias, 33,54% disseram que votariam em Hilda Ribeiro. 27,54% votariam em Fábio Reis (MDB); 10,27% em Ibraim Monteiro; Ninho do Bolo ficou em quarto lugar, com 1,64%, enquanto Jorge Prata (Podcemos) ficou em quinto com 0,18%. Não sabem e não opinaram 16,90% enquanto brancos e nulos 9,73%. 

Em Aracaju, o zabumba estronda

A segunda pesquisa do IBOPE divulgada pela TV Sergipe, na última quita-feira 22/10, coloca Edvaldo Nogueira (PDT) ainda mais à frente da segunda colocada, Danielle Garcia (Cidadania) que caiu mais um pouco na preferência popular. Segundo o IBOPE, Edvaldo está com 34%, Danielle Garcia com 19%, Rodrigo Valadares (PTB) 10%, Márcio Macedo (PT) 6% e Georlize Teles (DEM) 5%. Todos esses estão bem distantes dos demais candidatos que tiveram citações bem abaixo desses índices.

A PESQUISA

  • Margem de erro: 4 pontos percentuais para mais ou para menos;
  • Quem foi ouvido: 504 eleitores da cidade de Aracaju;
  • Quando a pesquisa foi feita: 20 a 21 de outubro;
  • Número de identificação na Justiça Eleitoral: SE‐08376/2020.

O ronco do porco

Nos tradicionais bingos, quando o cantador das pedras anuncia o número um, geralmente ele grita ‘o ronco do porco –rum”, numa alusão à primeira unidade, tal como faz com o número 22, que associa à “dois patinhos na lagoa” e assim por diante. Pois bem. Tanto Almeida Lima (PRTB), candidato a prefeito de Aracaju, quanto o presidente do PRTB, Levy Fidelix, candidato a prefeito de São Paulo, estão curtindo o ronco do suíno, pois nas últimas pesquisas ambos obtiveram, apenas, 1% de intenção de votos. Precisam melhorar!

Papa imóvel

O Papa Francisco, natural da Argentina, falou pelos cotovelos contra as queimadas na Amazônia engrossando o coro das Ongs internacionais que têm “interesse” naquela região brasileira, por conta das riquezas ali contidas e até exploradas por elas. Lamentavelmente, várias igrejas católicas foram queimadas no Chile, país vizinho à terra natal do Papa, mas ele não deu um pio sequer contra os incendiários. O fogo que queima lá é o mesmo (ou pior) que queima aqui. Ou seja, tanto faz Chico como Francisco. O silêncio do chefe da igreja católica pegou muito mal no coração dos fiéis.

Gol contra

O ex-secretário de Educação Municipal de Propriá, Rafael Sandes, foi responsável (juntamente com o prefeito Iokanaan Santana) pelo município deixar de ser contemplado com um Colégio Cívico-Militar, que de cara ofertaria cerca de 250 empregos diretos e daria educação de qualidade aos jovens propriaenses. A afirmação é de Luciano Nascimento (DEM), candidato a prefeito, que lamenta o gol contra marcado pelo então secretário e o atual prefeito, uma vez que o tal Colégio teria uma estrutura e qualidade de ensino idêntica à Fundação Bradesco, o maior estabelecimento de ensino do gênero do Baixo São Francisco. Uma pena!

Nova chapa

O candidato a prefeito de Arauá, Ranulfo dos Santos (PSD), que está sendo alvo de uma possível impugnação da candidatura à reeleição, colocou sangue novo na corrida de 15 de novembro. O seu candidato a vice-prefeito agora é o ex-vereador Zé de Eliseu, um homem sério e que goza de excelente conceito no município. De quebra, Ranulfo passou a ter o apoio do deputado federal Valdevan Noventa, que abortou uma candidatura própria do PSC em favor do atual prefeito. Cabra sabido, esse Ranulfo!

Tudo como dantes

Já em Porto da Folha, a oposição se apressou em desmentir a informação de que o candidato a prefeito, Dr. Júlio, teria desistido e seria substituído pela sua esposa. Segundo os buraqueiros oposicionistas, nada mudou. Por enquanto!

Vem ou não vem

O candidato a prefeito de Aracaju, Márcio Macedo (PT), ainda acredita que o ex-presidente Lula venha até a capital, para dar impulso à sua campanha. Vaiado em algumas capitais, a assessoria do “molusco” tem saído pela tangente e dá como desculpa da incerteza da sua vinda à onda da Covid-19. 

Mania feia

Essa mania que alguns políticos inventaram de carregar dinheiro na cueca e no bumbum está deixando muita gente numa saia justa sem tamanho. É que por conta dessa “escondidinha”, a polícia, na hora do “baculejo”, está passando a mão no “parreco” da galera. Tem gente que até gosta, mas o machão fica p da vida. E com razao!

Os velhos guerreiros

A Câmara Municipal de Aracaju aprovou, recentemente, o Projeto de Lei 44/2019, de autoria do vereador Elber batalha (PSD), que obriga o Poder Público Municipal contratar jornalistas profissionais com diploma e registro em órgãos de classe. A iniciativa carece de uma verificação constitucional e fere, frontalmente, os jornalistas “provisionados”, aqueles talentosos profissionais que ainda estão na ativa e que foram professores dos chamados diplomados. Mais respeito com os velhos guerreiros!

Tucano de bico aberto

Pedro Firmino, candidato a vereador de Aracaju pelo PSDB, está um siri dentro da lata com uma situação que está vivendo. É que o registro da sua candidatura ainda não foi deferido por conta de uma pendência com a prestação de contas da campanha de 2014 e, também, em decorrência da manutenção da “Feirinha da Comunidade” no período eleitoral. Firmino acha que estão pegando no seu pé “sem ter nem pra que”.

O milagre dos pães

Em seu twitter, o deputado estadual Capitão Samuel indaga a veracidade da licitação realizada pelo Governo do Estado para o fornecimento de alimentação para os presos. Segundo o capita, a empresa ganhadora se compromete a fornecer cinco refeições diárias por R$ 15,00, saindo, cada uma, ao preço de R$ 3,00. Por esse valor, Samuel quer saber o que, de fato, os detentos vão comer. Só sendo o pão que o diabo amassou!

Piada pronta

O inciso III do art. 73 da Lei9.504/1997 proíbe que servidores públicos, efetivos ou ocupantes de cargo em comissão, participem de campanhas políticas, pedindo voto, pregando cartazes, distribuindo santinhos, etc. Segundo a Lei, quem for pego pode perder o emprego e sofrer outras sanções. Salta aos olhos, nos quatro cantos do estado, funcionários das prefeituras nos arrastões, nas caminhadas, nas carreatas e tudo mais. No meio da multidão, o que mais se vê é ocupante de cargo em comissão. Tem até “espoleta” anotando a presença e ausência dos apadrinhados. Ôme, rasgue essa Lei!

Compartilhe

Veja Também

Receba Notícias Pelo WhatsApp