Coluna RADAR por César Cabral - 3 de abril de 2022

03/04/2022 07:07


Coluna RADAR por César Cabral - 3 de abril de 2022

O buraco é mais embaixo

Tá dando muito o que falar, as declarações do governador Belivaldo Chagas (PSD), em São Domingos, a respeito de como recebeu Governo do seu antecessor, Jackson Barreto. Belivaldo falou que ainda está tentando tapar os buracos das estradas e das finanças. Curto e grosso, ele disse que só Deus sabe como recebeu o Estado. Coincidentemente (?), tais declarações foram dadas no momento em que JB confirma a sua pré-candidatura ao senado, além de apoiar Rogério Carvalho para governador.

Tem coisa aí

A advogada Luciana Deda, sobrinha de Marcelo Déda, está filiada ao PDT, comandado em Sergipe pelo prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira. Luciana não esconde de ninguém que quer ser candidata à vice-governadora na chapa liderada por Rogério Carvalho (PT-SE). Jackson Barreto (MDB) será candidato a senador e vai apoiar a candidatura de Rogério Carvalho. A dupla Jackson/Edvaldo sempre esteve junta, há vários anos. Será que vai acontecer o que você está pensando?

Quem fica com o MDB

O prefeito de Laranjeiras, Juca Bala (MDB), esteve presidente da Executiva estadual por apenas algumas horas. Com a saída dos irmão Fábio e Sérgio Reis, a Executiva Nacional fez intervenção e nomeou membros do comando nacional para cuidar de Sergipe. O senador Rogério Carvalho (PT-SE) esteve por trás dessa arrumação e terá o partido no seu palanque, durante a campanha para governador.

Quem fica com o MDB 2

Clóvis Silveira é quem comandará o partido, em Sergipe. Ontem (02/04), ele concluiu a filiação dos novos pré-candidatos que disputarão as eleições deste ano. Jackson Barreto continua filiado ao MDB e será candidato a senador.

PT recebe novos filiados

Assim como os demais partidos, o PT fez festa para marcar a chegada de novos filiados. Dentre os novos petistas, a jornalista Yasmim Deda Chagas, filha do saudoso ex-governador Marcelo Deda. Ela não será candidata este ano, mas a sua filiação tornou-se um ato político de grande significado em razão do simbolismo de Marcelo Deda para o Partido dos Trabalhadores.

Pau a pau

O deputado federal Fábio Reis e o deputado estadual Francisco Gualberto assinaram ficha de filiação ao PSD, partido do governador Belivaldo Chagas. Ambos serão candidatos a deputado federal e vão nadar na mesma raia. Os dois disputarão o mesmo espaço, tal como o apoio do ex-prefeito de São Francisco, Ailton Nascimento, que ainda não decidiu em qual dos dois irá votar.

Obrigado pela atenção

E o deputado federal Fábio Henrique terminou por assinar ficha de filiação ao União Brasil, por onde será candidato à reeleição. Como vai votar em Fábio Mitidieri para governador, tratou logo de avisar ao senador Rogério Carvalho (PT-SE), em cujo gabinete tinha um irmão e alguns aderentes. O bilhete azul já foi assinado.

Festa no interior

O ex-prefeito de Itabaiana, Valmir de Francisquinho, reuniu a militância do PL para anunciar os novos liberais. Entre os filiados estão os itabaianenses Gilmar Carvalho e José Carlos Machado. Ambos serão candidatos a deputado estadual. Valmir vem conversando com Emília Correa, que poderá ser candidata a vice-governadora. Outra alternativa para o cargo é o ex-deputado José Franco, que poderá ocupar esse espaço ou, até mesmo, indicar o sobrinho Marcos Franco.

Novos trabalhistas

O advogado João Fontes está arrumando o Partido Trabalhista Brasileiro com todo o pique. Segundo ele, o PTB terá nos seus quadros somente quem estiver ao lado do presidente Jair Bolsonaro. A chegada do ex-deputado Mendonça Prado fortalece o partido e dá mais gás a João, que será candidato a governador. Mendonça está construindo com João Fontes um novo projeto político e ainda não definiu qual o cargo que disputará em outubro.

O samba do crioulo doido

Desde o início da semana passada que esse samba está na boca do povo. A proximidade do fim da janela azucrinou a cabeça de muitos políticos que, naturalmente, entraram na conhecida “dança das cadeiras”. O samba correu solto e teve gente que terminou “dançando”. Quando a poeira baixar, logo saberemos quem ficou com quem.

Mangação

Os artesãos que comercializam na Feirinha de Artesanato na Orla da Atalaia, estão “por aqui” com Luiz Roberto Dantas, que se desincompatibilizou do cargo de presidente da EMSURB para se candidatar a deputado federal, pelo PDT. Isto porque, o ex-presidente havia combinado que a feirinha seria transferida para um local mais próximo da avenida Santos Dumont, a fim de dar mais visibilidade aos artesãos. Para surpresa de todos, após meses de negociação, no dia da mentira (1º de abril) assessores do ex-presidente disseram que nada do que foi combinado estava mais valendo.  Ficou o dito pelo não dito, simples assim. Lamentável!

Se gritar pega ladrão...

A prefeita de Lauro de Freitas-BA, Moema Gramacho (PT), teve o seu celular furtado durante um evento petista realizado em uma casa de show, em Salvador, na última quinta-feira, 31 de março. Foi durante o ato de lançamento da pré-candidatura de Jerônimo Rodrigues, ex-secretário de educação, ao Governo da Bahia. Entre os presentes estavam Lula, Jaques Wagner, Otto Alencar e o governador Rui Costa.

Mesa de bar

Falando para estudantes durante encontro internacional, Luiz Inácio Lula da Silva condenou a guerra na Europa e disse, entre outras mentiras, que no Brasil essa “guerrinha” seria resolvida numa mesa de bar. Parece que o “presidenciável” continua utilizando o escritório de sempre, onde, aliás, se sente muito à vontade. Não condenou a invasão russa e tratou a agressão moscovita como se fosse uma mera briga de bar. Para ele, a política é, apenas, mais uma cachaça.

Engano do carteiro

No dia 17 de março, o deputado federal Valdevan Noventa (PL-SE) foi cassado, mas, até hoje (3 de abril), a Câmara não determinou o seu afastamento. Não é possível que o mensageiro do TSE não tenha encontrado a sede da Casa do Povo, que fica a menos de 300m da Justiça Eleitoral. Caso a decisão tivesse sido enviada por uma tartaruga paralítica, Marcio Macedo (PT-SE) já teria inaugurado o terno novo. Coisas do Brasil.

Chapa quente

Na Bahia, a coligação PT/MDB está sendo apelidada de “Chapa Cem Milhões”. 51 de Geddel Vieira Lima e 49 dos respiradores do governador Rui Costa. Pelo acordo, o MDB ganhou duas secretarias e indicou o vereador Geraldo Júnior, para vice do petista Jerônimo Rodrigues. As secretarias dadas ao MDB foram a de Recursos Hídricos e a de Administração Penitenciária, que custodiou Geddel enquanto esteve preso, na Bahia. Isso é o que se chama de “prêmio de consolação”.

Cai, cai balão

A queda do dólar (R$ 4,67 no fechamento de sexta, 1/04) é puxada pelo salto do superávit na balança comercial, que ficou em US$ 7,3 bilhões em março de 2022, o maior número para o mês, em 33 anos. Em algumas redações da “grande mídia”, a notícia provocou choro e ranger de dentes.

Canal aberto

O presidente Jair Bolsonaro assinou Decreto que declara de utilidade pública uma área de mais de 11 mil hectares no sertão dos estados da Bahia e Sergipe, para implantação do Projeto Canal de Xingó. A desapropriação será conduzida pela CODEVASF, que já dispõe de procedimentos para negociação com os proprietários das terras.

Lollapaluulla

Os organizadores do tal festival Lollapalooza estavam acostumados a receber milhões e milhões de reais do Governo para realizar o evento, na capital paulista. O Festival nada mais é do que uma apologia a determinados partidos políticos e grupos de pessoas diferenciadas. Como a mamata acabou, aqueles manjados “artistas” perderam o rebolado. Não foi à toa que Pabllo Vittar deu um tremendo chilique. Minha nossa!

 

 

 

 

 

 

Compartilhe

Veja Também

Receba Notícias Pelo WhatsApp