Coluna RADAR - 19 de dezembro de 2020

19/12/2020 05:26

Por César Cabral


Coluna RADAR - 19 de dezembro de 2020

A eleição na Câmara

Com (quase) todos devidamente diplomados em Aracaju, as atenções agora se voltam para a eleição da Mesa Diretora da Câmara Municipal. O atual presidente, Nitinho Vitale (PSD) está em campanha aberta para continuar dirigindo os destinos da Casa. Por outro lado, o vereador Vinicius Porto (PDT), não nega que tem as mesmas pretensões e vem sendo incentivado por alguns pares. O prefeito Edvaldo Nogueira (PDT) disse, certa vez, que não tem candidato. Todavia, dificilmente não irá intervir nessa escolha, apesar de saber que, lá na frente, poderá contar, igualmente, com qualquer um dos dois. Nesse caso, faria uma ótima romaria se em casa ficasse, na dele. Motivos não lhe faltam e, disso, ele sabe muito bem.

Barrados no baile

Devido à pandemia, a solenidade de diplomação dos eleitos em Aracaju foi restrita aos próprios diplomados, alguns poucos convidados e pequeno número de jornalistas. Além dos vereadores eleitos pelo PSC Fábio Meireles e Sávio Neto de Vardo da Lotérica, que não foram diplomados, muita gente ficou de fora, acompanhando tudo pelas redes sociais.

Veja só

Nitinho e Vinicius viveram situações interessantes, durante a diplomação. O primeiro chegou atrasado na chegada, por causa do trânsito, e o segundo se atrasou na saída, por conta de um pneu furado, do seu carro. A vida tem dessas coisas!

Portas fechadas

O BANESE está passando por uma reformulação total, em sua estrutura funcional. A redução do número de agências e de funcionários são metas a serem alcançadas pela atual diretoria, que tem na presidência Helon Oliveira, com carta branquíssima do Governador Belivaldo Chagas. Tanto é assim, que toda a diretoria foi trocada e os seus membros indicados por ele.

Portas fechadas 2

O banco já fechou as agências Luiz Garcia (Ceasa), Augusto Leite (Cirurgia) e, agora, a Magazine (Centro) coloca a placa “closed” na sua porta. Os seus clientes passarão para a agência central que, com número reduzido de funcionários, já vinha atendendo a clientela da agência João Pessoa, que pegou fogo. Além do mais, vem aí o PEA -Programa de Estímulo à Aposentadoria- que deverá tirar de circulação cerca de 250 funcionários. Pelo visto, muitas agências do interior deverão cerrar as suas portas.

Essa é de morte!

Já diplomado prefeito de Propriá, o médico Valberto Oliveira (PSD) tem contra si uma ação que tramita na Justiça, ajuizada por Luciano Nascimento (DEM), que pede a sua inelegibilidade por abuso de poder econômico. Dentre as acusações, consta uma cirurgia feita numa eleitora, em uma sala do IML. Não se sabe se o anestesista foi Fernandinho Britto ou Alan Kardec.

Necas para Nicácio

O Tribunal de Contas proibiu o prefeito de Gracho Cardoso, José Nicácio de Aragão, que, já em fim de mandato, estava querendo inchar a folha de pagamento mediante a convocação de vários concursados. Segundo o TCE, ele somente poderá fazer substituição sem que aumente a despesa com pessoal. Caso descumpra a decisão, o prefeito terá que pagar multa de R$ 50 mil.

Pregão no prego

O TCE também determinou a imediata suspensão do pregão eletrônico realizado pela Secretaria de Estado da Administração visando o fornecimento de solução de data center pré-fabricado e que serviria para a Secretaria da Educação. Foram encontrados vícios “insanáveis” em diversos pontos que restringiam a competitividade do certame. O caso deste data center, com a devida “data vênia", será rigorosamente apurado.

Mais loiras

Segundo a Folha de São Paulo, a Ambev vai investir cerca de R$ 90 milhões na ampliação da cervejaria Águas Claras, de Estância. O objetivo é instalar um novo maquinário com capacidade para produzir 90 mil unidades de latinhas puro malte, por hora, cuja produção servirá para abastecer o mercado do norte e nordeste. Haja saideira!

Palpite infeliz

O STF acaba de decidir que estados e municípios têm autonomia para comprar vacinas contra a Covid-19 diretamente em qualquer país, desde que as mesmas sejam validadas na origem da fabricação. Imagine se cada um dos 5.570 municípios e 27 estados resolver fazer essas comprinhas de Natal? Só Jesus nessa causa.

Vacina no dos outros é refresco

Há dois anos, quando o Ministério a Saúde tentou obrigar os imigrantes venezuelanos a se vacinarem contra sarampo na fronteira com Roraima, para entrarem no Brasil, foi uma gritaria geral do PSOL e companhia limitadíssima. Na época, provocado, o STF disse ser inconstitucional obrigar alguém a tomar vacina e mandou abrir a cancela. Alguém sabe o motivo desse silêncio ensurdecedor contra esta inconstitucionalidade constitucional, que agora nos obriga a tomar vacina? Será falta de memória ou de vergonha, mesmo?

Só pensa naquilo  

Bastou o prefeito de Itabaiana, Valmir de Francisquinho (PL) declarar que, preferencialmente, os seus candidatos ao Governo em 2022 são Ulices Andrade e Fábio Mitidieri, para que outros seguissem a mesma toada. Os prefeitos de Porto da Folha e Poço Verde já declararam idêntico apoio. O que se comenta na base governista é que no fundo, no fundo, a preferência da maioria é pelo conselheiro Ulices Andrade. Este, por enquanto, não diz que sim nem que que não, muito embora quando se fala neste assunto ele não consegue esconder o brilho nos olhos.

Jogo de xadrez

Dentro desse agrupamento político, o jogo é jogado e lambari é pescado. Até a escolha definitiva do candidato ao Governo, muitas peças serão colocadas, tiradas e recolocadas nesse tabuleiro. Os cargos de vice-governador, senador, deputado federal e conselheiro do TCE também são sonhos de consumo dos pretensos candidatos a governador. Acrescente-se aos dois primeiros (Ulices e Fábio) os nomes de Edvaldo Nogueira, Laércio Oliveira, José Carlos Felizola, entre outros.

Ele é quem sabe

Perguntado se será candidato a deputado federal, em 2022, o prefeito de Itabaiana, Valmir de Francisquinho (PL) foi curto e grosso: depende do conselheiro Ulices Andrade. Em outras palavras, é o seu candidato a governador. Candidato a deputado federal, Valmir será, sem dúvida nenhuma.

Novo conselheiro

O sergipano Saumínio da Silva Nascimento foi nomeado como Conselheiro de Administração do Banco do Nordeste do Brasil S/A, a partir do dia 6 de janeiro de 2021. Saumínio passou no concurso para estagiário do BNB, em 1983, aos 15 anos. Depois, foi efetivado por concurso e iniciou a sua brilhante carreira na instituição. Ocupou vários cargos e chega, por mérito, a conselheiro. Sem dúvida, um exemplo de humildade, perseverança e força de vontade para vencer na vida.

Morre o homem, fica a fama

Na semana passada, a prefeitura de Nossa Senhora da Glória inaugurou a Praça da Juventude José Valdelício de Assis Santos, cuja obra é fruto de um convênio com o Ministério dos Esportes. A praça tem vários equipamentos destinados à prática do esporte e o homenageado, José Valdelício, era conhecido como Zé do Vascore. Vascore era um supermercado que há anos não existe mais. Entretanto, a fama do Zé permanecerá viva na memória dos desportistas locais.

Parou por que?

A prefeita de Lagarto, Hilda Ribeiro (SD) encaminhou ofício à CODEVASF pedindo explicações sobre a paralização das obras de pavimentação de diversas ruas na cidade. Durante a campanha eleitoral, a turma do Saramandaia fez um carnaval dos diabos com essas pavimentações. Passado o pleito e derrotado nas urnas, as máquinas sumiram antes mesmo que a poeira baixasse, deixando o povo a ver navio. Pode isso, Arnaldo?

Quem foi a Globo!

É lamentável a postura adotada pela Rede Globo de Televisão contra o Governo do presidente Jair Bolsonaro (sem partido). Não se trata apenas de uma linha editorial contra uma gestão, mas, o que se assiste é a prática de um jornalismo fomentando a mentira, buscando dar visibilidade a fatos duvidosos tentando desgastar o presidente perante a opinião pública. Como o ódio cega, a Globo não enxerga as redes sociais, onde não só apoiadores, mas, significativa parcela da população emite comentários desabonadores contra esta rede que já foi uma referência no jornalismo nacional. A ética profissional está ficando à margem e, assim, o “plim-plim” já não faz tanto eco, por conta do baixíssimo nível do potenciômetro da sua switcher.  

 

Compartilhe

Veja Também

Receba Notícias Pelo WhatsApp