Laranjas de Canindé - Opinião

22/12/2020 14:50


Laranjas de Canindé - Opinião

 

Laranjas de Canindé

Opinião

A laranja é uma fruta híbrida e rica em vitamina “C”, que teria surgido na antiguidade a partir do cruzamento da tangerina com a cimboa. De sabor que varia do doce ao levemente ácido, é consumida geralmente de forma natural ou espremida para a produção do tradicional suco, tão apreciado nas lanchonetes. A laranja foi levada da China para a Europa pelos portugueses, que a trouxeram para o Brasil.

Mas, esse “negócio da China”, chamado “laranja”, nunca esteve tão em moda quanto nas últimas eleições, no Brasil. A atual legislação eleitoral que obriga os partidos políticos a reservarem 30 % do número de postulantes a cargos proporcionais (deputados e vereadores) para mulheres, acabou por produzir uma “laranja” muito mais amarga do que se pode imaginar. São mulheres que emprestam os seus nomes para legalizar a tal cota dos partidos e, em alguns casos, não votam nem nelas próprias.

Há casos em que essas candidatas zeradas são usadas para maquiar a prestação de contas dos recursos do Fundo Eleitoral, que passam “de passagem” por suas contas e caem nos bolsos dos caciques. Para se ter uma ideia de como isso funciona, o TSE já descobriu fraudes nas últimas eleições que beiram quase um bilhão de reais. Além das candidatas “laranjas” há vários casos de beneficiários do Bolsa Família doando dinheiro para candidato, doadores sem renda compatível e até morto que manda dinheiro do céu.

Se candidatas laranjas já derrubaram dois vereadores eleitos em Aracaju, no interior não é diferente. Em Canindé do São Francisco, por exemplo, a esposa de um ex-vereador e ex-secretário municipal teve apenas o voto dela. Já a nora do vice-prefeito eleito, cujo marido se elegeu vereador, teve zero voto. Como existem outros casos dessa natureza, algumas ações judiciais já estão sendo preparadas para investigar esse possível laranjal no alto sertão sergipano.

Nestas terras, em se plantando, tudo dá. Laranja, então... vige!

Compartilhe

Veja Também

Receba Notícias Pelo WhatsApp