Coluna RADAR - 27 de dezembro

27/12/2020 07:36


Coluna RADAR - 27 de dezembro

 

Ser ou não ser. Eis a questão!

A informação que circulou pelas redes sociais dando conta de que o conselheiro Ulices Andrade não será candidato a governador, em 2022, balançou o coreto da Praça dos Três Poderes, literalmente. A matéria publicada pelo site “Primeira Mão” traz a afirmativa dada pelo próprio conselheiro, fato que, de sã consciência, ninguém esperava. Mas, a pergunta que não quer calar é uma só: o que será que está por trás dessa frase? Foi apenas um freio de arrumação? Ou foi apenas um bolo de barro atirado na parede? A verdade, contudo, é que pelo sim, pelo não, o alvoroço foi grande na base governista, pois, por essa, nem Papai Noel esperava. Igual ao velhinho da barba branca, Ulices devia estar de “saco cheio” com alguma coisa. Até a festa dos Reis Magos tudo pode acontecer. Inclusive, nada!

Se for vero

Caso o conselheiro Ulices Andrade desista, realmente, do canto da sereia, o deputado federal Laércio Oliveira (PP) passa a ter muito mais fichas para por na mesa. Há muito tempo que ele sonha em disputar um cargo majoritário, em 2022. Apesar de bem cacifado, como um bom jogador ele deve ficar atento pois, o “blefe” é uma jogada dos grandes mestres. E nessa mesa não tem nenhum menino. Não custa pagar pra ver.

Deu diarreia

Apesar do caso “abafado”, o pau comeu na Assembleia Legislativa, na última quarta-feira. O presidente Luciano Bispo (MDB) teria garantido ao governador Belivaldo Chagas (PSD) que a aprovação dos propalados polêmicos projetos seriam “favas contadas”. Alguns deputados souberam e se insurgiram, ameaçando votar contra. Um desses revelou para a Coluna que Luciano havia negociado a aprovação dos mesmos mediante a sua indicação para ser candidato a vice-governador, em 2022.

Deu diarreia 2

Quando a bomba estourou, Luciano resolveu tirá-los da pauta. O governador ficou “p da vida” e distribuiu carão à granel. Sobrou bronca para muita gente. O próprio Luciano Bispo se sentiu mal e foi levado às pressas para o Hospital São Lucas, com infecção intestinal, ou seja, a popular “caganeira”. Resultado: passou o Natal de dieta, se preparando para a sessão da segunda-feira, 28/12, que promete bastante.

Articulação

A presença do deputado Luciano Bispo (MDB) na chapa majoritária, como candidato a vice-governador, seria uma articulação de Jackson Barreto, seu amigo pessoal. JB enxerga longe e não precisa usar óculos. Tem olho grande, desde menino.

Papos avançados

O senador Rogério Carvalho, candidatíssimo a governador em 2022, continua negociando a sua ida para o PSB, cujas conversações estão acontecendo em Brasília. A direção nacional do partido achou a ideia boa, desde que o ex-senador Antonio Carlos Valadares figure como candidato a vice e, de quebra, seja montada a estrutura para Valadares Filho sair candidato a deputado federal. Tá bom ou quer mais?

Troca-troca

E nessa entressafra eleitoral, muita gente vai aproveitar para trocar de partido. André Moura puxa a fila e já está de malas prontas para desembarcar no PSL, de Sergipe. O deputado Rodrigo Valadares (PTB) que tinha o comando da sigla trabalhista perde esse puxadinho que lhe rendeu bons dividendos, na última eleição. Sem choro, nem vela.

Boas Festas

Nesse período natalino o pessoal da Justiça Eleitoral não tem tido descanso. Passadas as eleições, chovem ações pedindo anulação de diplomação e cassação de mandatos de vereadores e prefeitos. Em São Francisco, por exemplo, a chapa “Unidos Por São Francisco”, liderada por Celso do Peixe, entrou com quatro ações na Comarca de Propriá contra a chapa vitoriosa, alegando a compra de votos.

Boas Festas 2

Numa dessas ações, assinada pelo competente advogado Fabiano Feitosa, estão anexadas gravações bastante comprometedoras envolvendo vereadores e políticos da chapa “Pelo Bem de São Francisco”.

Pegou muito mal

Injustificável a postura do governador de São Paulo, João Dória (PSDB) que foi passar férias em Miami, após mandar fechar tudo, por conta da pandemia. O “calça apertada” regressou na quarta (23/12) ao saber que o vice-governador, Rodrigo Garcia, havia testado positivo para a Covid-19. Paulistas e paulistanos estão “por aqui” com o playboy.

O que você acha?

Recentemente, a ministra Damares Alves, Da Família e dos Direitos Humanos, usou as redes sociais para protestar contra uma resolução do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda) que objetiva permitir “visitas íntimas” a menores infratores, a partir dos doze anos, em unidades socioeducativas. Por defender, intransigentemente a família, a ministra, ao que parece, ficou novamente falando sozinha. É que muita gente, formadora de opinião, defende esse tipo de “libertinagem”. Esse Conanda não está com nada!

Boca no trombone

O deputado estadual Georgeo Passos promete fazer muito barulho, nesta segunda 28/12, durante a sessão da Assembleia Legislativa. O parlamentar diz não entender como o Governo quer aumentar o valor das taxas do DETRAN enquanto deseja perdoar taxas (que não foram pagas) dos partidos políticos. A vida é mesmo assim. Enquanto uns choram, outros vivem sorrindo!

Festa reprimida

As autoridades sanitárias estão recomendando muita cautela nas posses de prefeitos e vereadores sergipanos programadas para a próxima sexta-feira, 1º de janeiro de 2021. É que o número de casos da Covid-19 tem aumentado bastante, nos últimos dias. Se for mantida a tradição das campanhas, certamente não faltará aglomeração, tapinha nas costas e muito rega bofe.

Festa reprimida 2

Como existem várias ações tramitando na Justiça Eleitoral pedindo a cassação de diplomas e mandatos de alguns candidatos eleitos, a expectativa é muito grande em torno de alguma decisão neste sentido, em determinadas Comarcas interioranas. Na dúvida, quem tiver pela bola sete, é melhor suspender a cachaça do peru, por enquanto. É mais prudente deixar para matar a ave na Festa de Reis.

 

 

 

Compartilhe

Veja Também

Receba Notícias Pelo WhatsApp