Coluna RADAR - 24 de janeiro de 2021

24/01/2021 05:40


Coluna RADAR - 24 de janeiro de 2021

Onde isso vai parar?

Ultimamente, muito tem se falado sobre irregularidades “grosseiras” praticadas pela administração da Fundação Renascer envolvendo a relação perniciosa com uma empresa prestadora de serviços que atende pelo nome de Ankora. Segundo denúncias amplamente divulgadas pelas mídias locais, a tal empresa, nada mais é do que um guarda-chuva que abriga a parentada e amigos dos dirigentes da Fundação. Como se não bastasse, paga por serviços não realizados e, o que é pior, de forma antecipada. Se o governador Belivaldo Chagas, que é uma pessoa séria, estiver esperando por algo mais grave para tomar uma decisão, pode tirar o pangaré da chuva. Sendo, realmente, verdade, essas improbidades já são suficientes bastante para assinar o memorando azul. O que não se entende é o silêncio sepulcral do Governo do Estado diante dessa “gasturenta” suruba administrativa que, de certa forma, macula a sua imagem.

Tieta do agreste

A senadora Maria do Carmo (DEM), acompanhada de José Carlos Machado, dirigente estadual do partido, esteve reunida com vários prefeitos da região do agreste sergipano, na sede da Câmara Municipal de Itabaiana. Na pauta, emendas parlamentares que poderão levar benefícios para as comunidades. Empolgado, o ex-prefeito de Itabaiana, Valmir de Francisquinho, esteve “tietando” a senadora, o tempo todo. Machadão já sonha com uma dobradinha Maria/Valmir em 2022. De cara, avalia ser uma chapa “fotíssima” para o Governo do Estado.

Prefeitos furões

Os prefeitos de Itabi e Moita Bonita furaram a fila da vacina contra a Covid-19 sob a alegação de que estariam encorajando a população para aderir à imunização. O gesto até pode ter sido nobre, mas, cara de bobo nenhum dos dois tem. No mundo dos mais espertos, sair na frente e levar vantagem são os primeiros artigos da famosa “Lei do Gérson”.

Eita povinho!

Essa onda de furar fila da vacina não foi só privilégio de sergipanos “espertos”. Vários casos estão pipocando em muitos municípios brasileiros, inclusive em Manaus, onde a crise da saúde preocupou o Brasil inteiro. Lá, além do sumiço das vacinas e outros bichos, foi constatado que a prioridade vacinal estava sendo para o grupo de “ricos” em detrimento do de risco, que que ficou a ver navios. Uma vergonha!

Notícia boa

O prefeito de São Cristóvão, Marcos Santana (MDB) continua festejando a assinatura do Termo de Compromisso firmado pelo Grupo Maratá objetivando reserva de área com compromisso de compra, a fim de implantar um moinho de trigo no município. O ato contou com a presença da diretoria do grupo sergipano, do prefeito e secretários municipais. A instalação dessa unidade Maratá começou há quatro anos e praticamente se consolida com a área de 239 mil m2 que foi tornada de utilidade pública pelo município, para esse fim.

Sem festa

Pela primeira vez, a tradicional Festa de Bom Jesus dos Navegantes de Propriá não terá festividades artísticas, culturais ou religiosas. Em decorrência da Covid-19, toda programação foi cancelada e nem mesmo a famosa procissão fluvial será realizada, este ano. A medida é para evitar aglomerações durante a pandemia. A Festa de Bom Jesus dos Navegantes de Propriá terá apenas uma Missa na Catedral Diocesana a ser celebrada no próximo domingo, 31 de janeiro.

Sem pé nem cabeça

Para o deputado federal Gustinho Ribeiro (SD-SE) o movimento pró-impeachment promovido por esquerdistas radicais, nada mais é do que uma tentativa de estupro à democracia e uma conspiração contra os esforços da retomada do crescimento e da estabilidade econômica do país. Para o deputado federal lagartense, falar em impeachment quando se discute a vacinação em massa, não tem o menor cabimento. É coisa de quem não tem o que fazer, de gente desocupada.

Presidente em Propriá

Na próxima quinta-feira, 28 de janeiro, o presidente da república Jair Messias Bolsonaro (sem partido) estará visitando a cidade sergipana de Propriá. Esta será a primeira vez que um presidente da república visita a bonita cidade ribeirinha e, por coincidência, na semana consagrada ao Bom Jesus dos Navegantes. Bolsonaro vai inaugurar o encabeçamento e liberar o tráfego da nova ponte sobre o rio São Francisco, que liga os estados de Sergipe e Alagoas. O presidente virá acompanhado do ministro dos Transportes, Tarciso de Freitas.

Ponte histórica

A já antiga ponte rodoferroviária da Integração Nacional que liga Propriá/Porto Real do Colégio foi inaugurada em 1972, após a conclusão do asfalto da BR-101, Propriá/Aracaju. Trata-se de uma obra de engenharia avançada (para a época) e foi muito importante para os viajantes, que não mais precisaram atravessar o rio pelas balsas. Tanto o asfaltamento da BR-101 quanto a ponte, foram obras realizadas no Governo do presidente Médici. Infelizmente, há 20 anos que a duplicação da BR se arrasta, governo após governo, de forma inexplicável.

De olho na ALESE

Comentários na cidade de Porto da Folha dão conta de que o prefeito Miguel de Doutor Marcos (PSD) será candidato a deputado estadual, no próximo ano. Apesar de ainda não confirmar, a verdade é que os seus olhos brilham quando é perguntado sobre essa possibilidade. Convém lembrar que o último deputado estadual “buraqueiro” foi o ex-prefeito Aroaldo Santana, eleito no já distante ano de 1986.

Pegou muito mal

O espetáculo espalhafatoso promovido pelo governador de São Paulo, João Dória (PSDB) no momento em que a enfermeira Mônica Calazans recebia a primeira dose da vacina contra a Covid-19 foi, no mínimo, repugnante. A forma como o governador politizou o ato foi totalmente inoportuna e descabida. Uma falta de respeito para com as famílias dos que contraíram a doença, independentemente de terem sobrevivido ou não. Vestindo uma indumentária que lembrava um “papa-defunto”, Dória deu uma picada no próprio pé.

Tarifa cara

Os usuários de ônibus em Aracaju não se conformam com o possível aumento do preço da passagem, proposto pelos donos das empresas. O serviço continua deixando a desejar em vários quesitos que vão desde o descumprimento dos horários até o desconforto dentro das “marinetes” superlotadas e quentes como um forno micro ondas. Aliás, Aracaju é a única capital que não dispõe de ônibus com ar condicionado. Para os empresários, quanto mais quente, melhor. E o preço da passagem, ohhhhhh..... “Desse tamanho!” É uma insensatez aumentar a tarifa, neste momento de pandemia. Acorda, Edvaldo!

 

 

 

 

Compartilhe

Veja Também

Receba Notícias Pelo WhatsApp