Por Onde Anda Você... Chico Rollemberg

10/04/2023 07:42

O médico Francisco Guimarães Rollemberg, Chico Rollemberg, esteve aniversariando no último dia 7 de abril, Sexta-feira da Paixão. Para homenageá-lo, o RADAR SERGIPE publica hoje o "Por Onde Anda Você", contando um pouco da sua exemplar vida pública.


Por Onde Anda Você... Chico Rollemberg

Por Onde Anda Você... Chico Rollemberg

Por César Cabral

Francisco Guimarães Rollemberg nasceu no dia 7 de abril de 1935, na cidade de Laranjeiras-Sergipe. Filho de Antônio Valença Rollemberg e da senhora Maria das Dores Guimarães Rollemberg, é casado com D. Maria Helenita S. Rollemberg. É pai de Francisco Viana Guimarães Rollemberg, Gustavo Henrique, Ana Paula e Rodrigo Otávio.

Chico Rollemberg realizou os primeiros estudos na sua cidade natal e deu sequência em Aracaju, onde estudou no Colégio Tobias Barreto e Atheneu Sergipense, transferindo-se posteriormente para o Colégio Central da Bahia, em Salvador. Diplomou-se pela faculdade de Medicina da Universidade Federal da Bahia, na turma de 1959. Sempre estudioso, ingressou na CEUB, em Brasília, no curso de direito, tendo sido diplomado como advogado pela Faculdade de Direito da Universidade de Uberlândia, Minas Gerais.

Entre o direito e a medicina, notabilizou-se como médico ginecologista, humanitário, que faz da sua profissão um verdadeiro sacerdócio, sempre atendendo a todos com elevado senso profissional e respeito ao próximo. Médico dedicado às causas sociais, logo se tornou uma referência no atendimento às pessoas de menor poder aquisitivo que lhe procuravam para a realização de vários procedimentos como consultas, partos e cirurgias diversas.

Na área médica, participou de diversos Cursos, Congressos e Seminários de aperfeiçoamento profissional, sempre buscando adquirir novos conhecimentos científicos importantes para o desempenho da profissão. Foi médico da Saúde Pública em Aracaju, cirurgião do Pronto-Socorro do Hospital das Clínicas Augusto Leite (Hospital de Cirurgia), cirurgião e fundador do Hospital São José, presidente do Centro de Estudos Dr. Carlos Firpo, médico efetivo dos extintos IAPI, IPASE e Pronto-Socorro Municipal de Aracaju, entre outros.

Vocacionado pela política, foi eleito como o mais votado deputado federal pela ARENA, tendo sido vitorioso em quatro eleições consecutivas. Eleito senador da república, foi constituinte e eleito membro efetivo do Conselho da República, por três anos. Como parlamentar, foi presidente das Comissões de Redação e de Segurança Nacional, além de vice-presidente da Comissão do Polígono das Secas. 

Membro-titular do Colégio Brasileiro de Cirurgiões, da Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra, Associação Sergipana de Imprensa, Academia Sergipana de Letras, OAB-SE e fundador da Sociedade Médica de Sergipe, entre outras, são exemplos de dedicação e desprendimento do médico Chico Rollemberg.  

Homenageado por diversas vezes com as mais diferentes medalhas e diplomas, Francisco Rollemberg também é autor de vários trabalhos científicos, tais como “Saneamento Básico do Nordeste” e “Lesão Cirúrgica do Ureter”, este último para obter a titularidade do CBC.

Atualmente, Francisco Rollemberg reside em Aracaju, na avenida Beira Mar, e continua prestando serviços filantrópicos à coletividade, operando no Hospital da Caridade, da cidade de Riachuelo-SE, dando seguimento aos seus sonhos de bem servir a todos e, especialmente, aos menos favorecidos. 

 

Compartilhe

Veja Também

Receba Notícias Pelo WhatsApp