Por onde anda você: Edson Leal

07/02/2020 21:47


Por onde anda você: Edson Leal

O engenheiro Edson Leal Menezes Filho foi responsável pela construção de grandes obras públicas em Sergipe, notadamente durante os governos do também engenheiro João Alves Filho.

Em 1972, no inicio da carreira na COHABNatural de Itabaiana e filho do casal Edson Leal Menezes e D. Eunice Noronha Menezes, nasceu no dia 8 de fevereiro de 1945. Estudou o curso primário na sua cidade natal, tendo sido aluno da professora Maria de Branquinha, conhecida educadora itabaianense. Fez o curso ginasial em Aracaju, no Colégio Jackson Figueiredo, dos professores Benedito e D. Judite, e o científico no tradicional Colégio Atheneu Sergipense. Lembra que foi colega de Antônio Carlos Valadares, José Jovino Melo, José Augusto Lisboa, Luiz Alberto Siqueira, entre outros.

Terminado o segundo grau, fez vestibular para engrenharia civil e foi aprovado na Escola Politécnica da Universidade Federal da Bahia, tendo concluído o curso no ano de 1971, juntamente com os sergipanos Raimundo Vilanova de Carvalho, Frederico Lima, Hoover Passos, Enio Lima de Araújo Gois, Adilson Bezerra de Aguiar e Gilson Correia de Souza. 

Durante o período que foi estudante, em Salvador, morou numa república estudantil, com outros sergipanos, sendo sete de Itabaiana (entre os quais José Carlos Machado, João Bosco Siqueira e Wellington Costa) e um de lagarto. Era estabelecida à rua Euclides da Cunha, em frente ao prédio da Rádio Cultura de Salvador e próximo ao antigo Campo da Graça. O imóvel era de propriedade do empresário sergipano Mamede Paes Mendonça, que, como itabaianense, pedia que o pagamento do aluguel fosse realizado, a cada mês, alternadamente por um inquilino diferente, pois, como conterrâneos, receberia notícias de Itabaiana, de maneiras diversas.

Nos anos 80, como presidente do DER, ao lado dos diretores Antônio Militão, Sérgio Fontes e Renato Constâncio Vieira (da esquerda para a direita)

Concluído o curso de Engenharia Civil, retorna a Sergipe e, em 1972, ingressou no serviço público, contratado pelo Governo do Estado, para trabalhar na extinta COHAB (Companhia de Habitação de Sergipe), cujo presidente era José Francisco Sobral. No ano seguinte (1073) foi designado para trabalhar no DER-SE, onde assumiu o cargo de Diretor-Técnico, em 1979, durante o Governo Augusto Franco. Em 1982, no Governo Djenal Queiroz, assumiu a presidência do órgão.

Como um gestor vocacionado para tocar obras e realizar novos desafios, no Governo João Alves Filho assumiu a presidência da COHIDRO e, em seguida, o cargo de secretário de saneamento e recursos hídricos. No Governo Antônio Carlos Valadares foi presidente da CEHOP e, posteriormente, do DER-SE. De 1991 a 1993 foi presidente da DESO e em 1994, presidente da CEHOP.

No último Governo de João Alves Filho foi presidente da ADEMA (2013) e presidente do DER-SE (2014/16).  Na última gestão de João Alves Filho, como prefeito de Aracaju, assumiu a presidência da EMSURB (2014/15).

Pela sua trajetória no serviço público do Estado de Sergipe, pode-se dizer que o engenheiro Edson Leal foi um grande executor de obras estruturantes, nos mais diferentes Governos. Recorda que o ex-governador João Alves Filho, também engenheiro, sabia, com enorme precisão, o andamento e estágio de cada uma delas e, algumas várias vezes, marcava a inauguração com bastante antecedência, cujo prazo de conclusão era rigorosamente apertado. Em Sergipe, existem diversas obras executadas sob a sua responsabilidade que ficarão eternizadas na vida dos sergipanos.

Em 2006, acompanhando a finalização da última emenda da ponte Aracaju-Barra

A ponte Construtor João Alves (Aracaju-Barra), cuja grandeza dispensa qualquer comentário. Não só pela beleza arquitetônica, mas, sobretudo pela obra de arte que é e pelo impulso que está dando para o desenvolvimento do litoral norte, tanto no turismo quanto nos setores habitacional e empresarial.

O Platô de Neópolis, os Forródromos de Estância e Areia Branca, o Projeto de Irrigação Califórnia (Canindé de São Francisco), as Barragens de Itabaiana, Lagarto, Tobias Barreto e Poço Verde.

Em Aracaju esteve à frente de algumas obras importantes, tais como o asfaltamento da avenida Rio de Janeiro (atual Augusto Franco, executada pela PMA e DER-SE), avenida Euclides Figueiredo, grande parte da rede de esgoto de Aracaju e a primeira e segunda etapas da belíssima Orla da Atalaia.

Essas e tantas outras obras retratam a capacidade técnico-administrativa deste engenheiro que, quando ainda jovem (1973) e presidente do DERE-SE, recebeu a incumbência de gerenciar a construção da rodovia federal delegada, BR-235, ligando Aracaju a Itabaiana. Uma obra de grande porte e o seu primeiro grande desafio enquanto gestor.

O engenheiro Edson Menezes Leal Filho é casado com a professora Maria Auxiliadora Porto Menezes e tem três filhos: Vinicius Porto (advogado e vereador), Fábio Porto (advogado) e Rodrigo Porto (publicitário). Tem quatro netos (Giovanna, Guilherme, Eduardo e Vinicius Júnior) e reside em Aracaju, na rua Celso Oliva, Edifício Saint Michael, no bairro 13 de Julho. 

Compartilhe

Veja Também

Receba Notícias Pelo WhatsApp